A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, João Miguel Monteiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40049
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar e estudar dentro do contexto do Design e Cultura Visual, o mecanismo de propaganda idealizado pelo Partido Nazi na Alemanha no antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Explicar a importância que este mecanismo político teve para o nascimento, crescimento e valorização do partido Nazi e de que forma este foi utilizado para encobrimento de tantas atrocidades cometidas contra as liberdades humanas. Este processo de propaganda foi o mais meticuloso envolvendo todos os meios tecnológicos que haviam disponíveis desde Rádio, cinema, literatura entre outros e onde a repetição da mensagem e o enaltecimento do líder era uma constante. Esta dissertação está separada por duas partes sendo que na primeira será explorada a propaganda e as suas definições segundo autores tais como Oliver Thomson, Jacques Ellul e Frederic Bartlett. Serão definidos os tipos de propaganda existentes, as metodologias e regras que devem ser usadas para a total eficiência no momento do seu planeamento e execução. Na segunda parte deste documento será analisada em foco a conceção e utilização da propaganda pelo Regime Nazi e de que forma Adolf Hitler e o seu ministro da propaganda Joseph Goebbels para aumentar exponencialmente a credibilidade do Partido Nazi e a criação do Culto do Líder. Serão dados exemplos dos cartazes de propaganda e analisados para melhor perceção da mensagem transmitida. O poder da imagem, a eficiência na mensagem e o conhecimento da realidade social é o mais importante para que a propaganda fosse bem-sucedida. Aliando estes à utilização dos meios de comunicação social e os grupos de propaganda locais o Partido Nazi difundiu e ganhou vários adeptos por todo o país dando uma imagem de ser a luz ao fundo do túnel ou a Tábua de salvação nacional, sendo que a Alemanha neste tempo estava a sofrer com as repercussões da guerra. Desde sempre que o tema desta dissertação me despertou o interesse, sempre tive uma especial admiração sobre a Segunda Grande Guerra, o que devemos aprender com estes brutais acontecimentos na humanidade e com as suas repercussões nos tempos de hoje. Este tema não pode ficar esquecido nas páginas da história.
id RCAP_52257497766f20a139bddef5e189a5bf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia NaziPropagandaPolíticaMensagemPersuasãoEsta dissertação tem como objetivo analisar e estudar dentro do contexto do Design e Cultura Visual, o mecanismo de propaganda idealizado pelo Partido Nazi na Alemanha no antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Explicar a importância que este mecanismo político teve para o nascimento, crescimento e valorização do partido Nazi e de que forma este foi utilizado para encobrimento de tantas atrocidades cometidas contra as liberdades humanas. Este processo de propaganda foi o mais meticuloso envolvendo todos os meios tecnológicos que haviam disponíveis desde Rádio, cinema, literatura entre outros e onde a repetição da mensagem e o enaltecimento do líder era uma constante. Esta dissertação está separada por duas partes sendo que na primeira será explorada a propaganda e as suas definições segundo autores tais como Oliver Thomson, Jacques Ellul e Frederic Bartlett. Serão definidos os tipos de propaganda existentes, as metodologias e regras que devem ser usadas para a total eficiência no momento do seu planeamento e execução. Na segunda parte deste documento será analisada em foco a conceção e utilização da propaganda pelo Regime Nazi e de que forma Adolf Hitler e o seu ministro da propaganda Joseph Goebbels para aumentar exponencialmente a credibilidade do Partido Nazi e a criação do Culto do Líder. Serão dados exemplos dos cartazes de propaganda e analisados para melhor perceção da mensagem transmitida. O poder da imagem, a eficiência na mensagem e o conhecimento da realidade social é o mais importante para que a propaganda fosse bem-sucedida. Aliando estes à utilização dos meios de comunicação social e os grupos de propaganda locais o Partido Nazi difundiu e ganhou vários adeptos por todo o país dando uma imagem de ser a luz ao fundo do túnel ou a Tábua de salvação nacional, sendo que a Alemanha neste tempo estava a sofrer com as repercussões da guerra. Desde sempre que o tema desta dissertação me despertou o interesse, sempre tive uma especial admiração sobre a Segunda Grande Guerra, o que devemos aprender com estes brutais acontecimentos na humanidade e com as suas repercussões nos tempos de hoje. Este tema não pode ficar esquecido nas páginas da história.This dissertation aims to analyze and study of Visual Design and Culture, the propaganda mechanism debuted by the Nazi Party in Germany before and during World War II. Explain the importance of this political mechanism had for the birth, growth and valorization of the Nazi party and how it was used to cover up so many atrocities committed against human rights. This propaganda process was the most meticulous and involving all the technological means that had available from Radio, cinema, literature, among others. The repetition of the message and the praise of the leader was a constant. This Dissertation is divided into two parts and in the first it will be explored the advertisement and its definitions according to authors such as Oliver Thomson, Jacques Ellul and Frederic Bartlett. The existing types of advertising, methodologies and rules that should be used for full efficiency at the time of planning and implementation will be defined. In the second part of this document will focus on the design and use of propaganda by the Nazi Regime and how Adolf Hitler and his propaganda minister Joseph Goebbels to exponentially increase the credibility of the Nazi Party and the creation of the Cult of the Leader. Examples of advertising posters will be given and analyzed for better perception of the message transmitted. The power of the image, the efficiency in the message and the knowledge of social reality is the most important for the Propaganda to be successful. Combining these with the use of the media and local propaganda groups the Nazi Party spread and gained several supporters across the country giving an image of being the light at the end of the tunnel or the national lifeline, and Germany at this time was suffering from the repercussions of the war. Since the theme of this dissertation has aroused my interest, I have always had a special admiration about the Second Great War, what we must learn from these brutal events in humanity and with their repercussions in today. This theme cannot be forgotten.Almeida, Flávio Henrique deRepositório ComumGouveia, João Miguel Monteiro2022-04-04T15:06:55Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40049202983200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:39.004237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
title A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
spellingShingle A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
Gouveia, João Miguel Monteiro
Propaganda
Política
Mensagem
Persuasão
title_short A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
title_full A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
title_fullStr A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
title_full_unstemmed A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
title_sort A Propaganda do terceiro Reich: o mecanismo de propagação da ideologia Nazi
author Gouveia, João Miguel Monteiro
author_facet Gouveia, João Miguel Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Flávio Henrique de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, João Miguel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Política
Mensagem
Persuasão
topic Propaganda
Política
Mensagem
Persuasão
description Esta dissertação tem como objetivo analisar e estudar dentro do contexto do Design e Cultura Visual, o mecanismo de propaganda idealizado pelo Partido Nazi na Alemanha no antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Explicar a importância que este mecanismo político teve para o nascimento, crescimento e valorização do partido Nazi e de que forma este foi utilizado para encobrimento de tantas atrocidades cometidas contra as liberdades humanas. Este processo de propaganda foi o mais meticuloso envolvendo todos os meios tecnológicos que haviam disponíveis desde Rádio, cinema, literatura entre outros e onde a repetição da mensagem e o enaltecimento do líder era uma constante. Esta dissertação está separada por duas partes sendo que na primeira será explorada a propaganda e as suas definições segundo autores tais como Oliver Thomson, Jacques Ellul e Frederic Bartlett. Serão definidos os tipos de propaganda existentes, as metodologias e regras que devem ser usadas para a total eficiência no momento do seu planeamento e execução. Na segunda parte deste documento será analisada em foco a conceção e utilização da propaganda pelo Regime Nazi e de que forma Adolf Hitler e o seu ministro da propaganda Joseph Goebbels para aumentar exponencialmente a credibilidade do Partido Nazi e a criação do Culto do Líder. Serão dados exemplos dos cartazes de propaganda e analisados para melhor perceção da mensagem transmitida. O poder da imagem, a eficiência na mensagem e o conhecimento da realidade social é o mais importante para que a propaganda fosse bem-sucedida. Aliando estes à utilização dos meios de comunicação social e os grupos de propaganda locais o Partido Nazi difundiu e ganhou vários adeptos por todo o país dando uma imagem de ser a luz ao fundo do túnel ou a Tábua de salvação nacional, sendo que a Alemanha neste tempo estava a sofrer com as repercussões da guerra. Desde sempre que o tema desta dissertação me despertou o interesse, sempre tive uma especial admiração sobre a Segunda Grande Guerra, o que devemos aprender com estes brutais acontecimentos na humanidade e com as suas repercussões nos tempos de hoje. Este tema não pode ficar esquecido nas páginas da história.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-04T15:06:55Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40049
202983200
url http://hdl.handle.net/10400.26/40049
identifier_str_mv 202983200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003112198144