Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Emília
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendes, Francisco, Fernandes, Rosina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4060
Resumo: A transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, explorando a relevância de variáveis sociodemográficas e académicas. Participaram 141 estudantes de ensino superior, de Educação Social (ES) e Desporto e Atividade Física (DAF), com idade média de 21.71±5.13. Preencheram um questionário sociodemográfico, reportaram as classificações obtidas e responderam ao R-SPQ-2F (processos de estudo) e CISA (satisfação com a vida académica). Constataram-se resultados globais superiores na abordagem profunda ao estudo, assim como nos alunos mais velhos e masculinos. A abordagem superficial foi superior nos primeiros anos dos cursos e em DAF. A maior satisfação registou-se na dimensão sacio-relacional. Os alunos de ES apresentaram maior satisfação institucional do que os de DAF. De igual modo, os alunos do 22 ano ou com envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais satisfeitos com a dimensão socio-relacional. O desempenho não surge associado aos processos de estudo ou à satisfação académica, embora níveis superiores de abordagem profunda e menores na superficial sejam mais evidentes em alunos mais satisfeitos com a vida académica. A satisfação com a vida académica revela-se crucial na relação com outros processos fundamentais do ensino-aprendizagem. É importante o investimento das instituições com esse propósito, bem como o incremento da investigação que o fundamente.
id RCAP_52e84a49937f795292cfe8522c8ca50e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superiorAbordagem ao estudodesempenhosatisfação com a vida académicaensinoA transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, explorando a relevância de variáveis sociodemográficas e académicas. Participaram 141 estudantes de ensino superior, de Educação Social (ES) e Desporto e Atividade Física (DAF), com idade média de 21.71±5.13. Preencheram um questionário sociodemográfico, reportaram as classificações obtidas e responderam ao R-SPQ-2F (processos de estudo) e CISA (satisfação com a vida académica). Constataram-se resultados globais superiores na abordagem profunda ao estudo, assim como nos alunos mais velhos e masculinos. A abordagem superficial foi superior nos primeiros anos dos cursos e em DAF. A maior satisfação registou-se na dimensão sacio-relacional. Os alunos de ES apresentaram maior satisfação institucional do que os de DAF. De igual modo, os alunos do 22 ano ou com envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais satisfeitos com a dimensão socio-relacional. O desempenho não surge associado aos processos de estudo ou à satisfação académica, embora níveis superiores de abordagem profunda e menores na superficial sejam mais evidentes em alunos mais satisfeitos com a vida académica. A satisfação com a vida académica revela-se crucial na relação com outros processos fundamentais do ensino-aprendizagem. É importante o investimento das instituições com esse propósito, bem como o incremento da investigação que o fundamente.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMartins, EmíliaMendes, FranciscoFernandes, Rosina2017-01-19T16:14:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4060pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:46.398399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
title Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
spellingShingle Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
Martins, Emília
Abordagem ao estudo
desempenho
satisfação com a vida académica
ensino
title_short Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
title_full Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
title_fullStr Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
title_full_unstemmed Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
title_sort Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
author Martins, Emília
author_facet Martins, Emília
Mendes, Francisco
Fernandes, Rosina
author_role author
author2 Mendes, Francisco
Fernandes, Rosina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Emília
Mendes, Francisco
Fernandes, Rosina
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem ao estudo
desempenho
satisfação com a vida académica
ensino
topic Abordagem ao estudo
desempenho
satisfação com a vida académica
ensino
description A transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, explorando a relevância de variáveis sociodemográficas e académicas. Participaram 141 estudantes de ensino superior, de Educação Social (ES) e Desporto e Atividade Física (DAF), com idade média de 21.71±5.13. Preencheram um questionário sociodemográfico, reportaram as classificações obtidas e responderam ao R-SPQ-2F (processos de estudo) e CISA (satisfação com a vida académica). Constataram-se resultados globais superiores na abordagem profunda ao estudo, assim como nos alunos mais velhos e masculinos. A abordagem superficial foi superior nos primeiros anos dos cursos e em DAF. A maior satisfação registou-se na dimensão sacio-relacional. Os alunos de ES apresentaram maior satisfação institucional do que os de DAF. De igual modo, os alunos do 22 ano ou com envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais satisfeitos com a dimensão socio-relacional. O desempenho não surge associado aos processos de estudo ou à satisfação académica, embora níveis superiores de abordagem profunda e menores na superficial sejam mais evidentes em alunos mais satisfeitos com a vida académica. A satisfação com a vida académica revela-se crucial na relação com outros processos fundamentais do ensino-aprendizagem. É importante o investimento das instituições com esse propósito, bem como o incremento da investigação que o fundamente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-19T16:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4060
url http://hdl.handle.net/10400.19/4060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130895380119552