Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27259 |
Resumo: | Apresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos. |
id |
RCAP_53d692022624b8837c2b02098e8cfcb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em PortugalRelação com a escritaEscrita escolarEscrita extraescolarEnsino da escritaDidática da EscritaApresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.We present writing practices within curricular (requested by teachers) and extra-curricular (free initiative) contexts by students (ages 9-15), attending Basic Education in Portugal; data was collected by means of a national survey. These practices express a vast and dynamic relationship with writing that is (re)constructed by the individuals. Indeed, the Didactics of Writing has highlighted the necessity to understand the personal relationship that individuals (re)create with the act of writing in a more profound manner, for it contains their motivations or detachment factors that have led them to reject the practice of written verbal production. The results show a greater diversity of out of school practices that contrast with focused in-school writing practices designed to prioritize teaching-learning goals. Nevertheless, we note connecting elements between the two contexts that inform a more favourable didactic approach towards a more significant path between the individuals and writing.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2020-01-09T17:58:13Z2018-07-01T00:00:00Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27259por0102-469810.1590/0102-4698180899Cardoso, InêsPereira, Luísa ÁlvaresLopes, Célia da GraçaLopes, Rui Patrício Andrade Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:48Zoai:ria.ua.pt:10773/27259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:04.544103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal |
title |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal |
spellingShingle |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal Cardoso, Inês Relação com a escrita Escrita escolar Escrita extraescolar Ensino da escrita Didática da Escrita |
title_short |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal |
title_full |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal |
title_fullStr |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal |
title_full_unstemmed |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal |
title_sort |
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal |
author |
Cardoso, Inês |
author_facet |
Cardoso, Inês Pereira, Luísa Álvares Lopes, Célia da Graça Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Luísa Álvares Lopes, Célia da Graça Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Inês Pereira, Luísa Álvares Lopes, Célia da Graça Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação com a escrita Escrita escolar Escrita extraescolar Ensino da escrita Didática da Escrita |
topic |
Relação com a escrita Escrita escolar Escrita extraescolar Ensino da escrita Didática da Escrita |
description |
Apresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01T00:00:00Z 2018-07 2020-01-09T17:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27259 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-4698 10.1590/0102-4698180899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137655691149312 |