Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Inês
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Luísa Álvares, Lopes, Célia da Graça, Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27259
Resumo: Apresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.
id RCAP_53d692022624b8837c2b02098e8cfcb6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em PortugalRelação com a escritaEscrita escolarEscrita extraescolarEnsino da escritaDidática da EscritaApresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.We present writing practices within curricular (requested by teachers) and extra-curricular (free initiative) contexts by students (ages 9-15), attending Basic Education in Portugal; data was collected by means of a national survey. These practices express a vast and dynamic relationship with writing that is (re)constructed by the individuals. Indeed, the Didactics of Writing has highlighted the necessity to understand the personal relationship that individuals (re)create with the act of writing in a more profound manner, for it contains their motivations or detachment factors that have led them to reject the practice of written verbal production. The results show a greater diversity of out of school practices that contrast with focused in-school writing practices designed to prioritize teaching-learning goals. Nevertheless, we note connecting elements between the two contexts that inform a more favourable didactic approach towards a more significant path between the individuals and writing.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2020-01-09T17:58:13Z2018-07-01T00:00:00Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27259por0102-469810.1590/0102-4698180899Cardoso, InêsPereira, Luísa ÁlvaresLopes, Célia da GraçaLopes, Rui Patrício Andrade Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:48Zoai:ria.ua.pt:10773/27259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:04.544103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
title Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
spellingShingle Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
Cardoso, Inês
Relação com a escrita
Escrita escolar
Escrita extraescolar
Ensino da escrita
Didática da Escrita
title_short Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
title_full Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
title_fullStr Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
title_full_unstemmed Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
title_sort Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
author Cardoso, Inês
author_facet Cardoso, Inês
Pereira, Luísa Álvares
Lopes, Célia da Graça
Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira
author_role author
author2 Pereira, Luísa Álvares
Lopes, Célia da Graça
Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Inês
Pereira, Luísa Álvares
Lopes, Célia da Graça
Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Relação com a escrita
Escrita escolar
Escrita extraescolar
Ensino da escrita
Didática da Escrita
topic Relação com a escrita
Escrita escolar
Escrita extraescolar
Ensino da escrita
Didática da Escrita
description Apresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01T00:00:00Z
2018-07
2020-01-09T17:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27259
url http://hdl.handle.net/10773/27259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-4698
10.1590/0102-4698180899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137655691149312