Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo através das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Joana Filipa Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8188
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio encontra-se composto por duas partes, a primeira parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada que ocorreu em três fases, PES I, PES II e PES III, e a segunda parte referente ao Projeto de Investigação. O Projeto de Investigação aborda através da perspetiva dos professores de Educação Visual e Tecnológica de que forma estas disciplinas, podem ser promotoras da inclusão dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Para tal, foi realizado um enquadramento teórico, que serviu de base ao presente estudo, relativo às caraterísticas da Perturbação do Espectro do Autismo, foi problematizada a inclusão destes alunos nas escolas regulares, a valência de Educação Visual e de Educação Tecnológica para o desenvolvimento integral de cada indivíduo, bem como o ensino de EV e ET e os alunos com PEA. No que concerne à natureza empírica da investigação, a mesma é de natureza quantitativa e qualitativa, ou seja, mista. Foi utilizada uma metodologia descritiva, onde recorremos ao inquérito por questionário, que visou obter a opinião dos professores de EVT relativamente à inclusão dos alunos com PEA através destas disciplinas. Através dos dados recolhidos ficamos a perceber que os professores de EVT consideram as disciplinas de EV e de ET como promotoras da inclusão de alunos com PEA, devido ao caráter prático das mesmas, que possibilita que as crianças com PEA se expressem livremente independentemente das suas diferenças ou dificuldades face aos seus pares. Em contrapartida os professores admitem algumas lacunas relativamente à inclusão destes alunos, devido à falta de formação docente e devido também à falta de recursos humanos.
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