Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, L. C. O.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, A. A. C. Dos, Andreazza, R., Spedo, S., Cruz, N. L. M., Barros, L. S. De, Carapinheiro, G., Correia, T., Schveitzer, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20366
Resumo: O Kanban, uma tecnologia de gestão do cuidado caracterizada pela valorização do trabalho multiprofissional e o uso intensivo da informação, tem sido crescentemente utilizado para enfrentar a superlotação dos serviços de emergência hospitalar (SEH). Pesquisadores acompanharam durante dez meses o Kanban em vários setores de um SEH municipal. Suas observações, registradas em diários de campo, foram discutidos em reuniões quinzenais por um coletivo de pesquisadores. O material empírico foi organizado a partir de duas questões: Há mudanças nas “atribuições tradicionais” da enfermagem atuando no Kanban? Há transformações nas relações interprofissionais entre Medicina e Enfermagem na operacionalização do Kanban? Observou-se forte adesão dos enfermeiros ao arranjo, pari passu com uma maior especialização e fragmentação do seu trabalho. Os diaristas assumem funções administrativas tradicionais da enfermagem, enquanto os plantonistas desenvolvem assistência direta aos pacientes. Os enfermeiros consideram que a decisão clínica ainda é do médico, embora o Kanban propicie sua maior influência na decisão. A gestão de grande massa de dados clínico-operacionais pelos enfermeiros, central na operacionalização do Kanban, reforça sua autoridade profissional.
id RCAP_542c0a416eda9411cadc15ded37940c4
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?EnfermagemServiços médicos de emergênciaAssistência Centrada no pacienteKanbanRelações médico-enfermeiroO Kanban, uma tecnologia de gestão do cuidado caracterizada pela valorização do trabalho multiprofissional e o uso intensivo da informação, tem sido crescentemente utilizado para enfrentar a superlotação dos serviços de emergência hospitalar (SEH). Pesquisadores acompanharam durante dez meses o Kanban em vários setores de um SEH municipal. Suas observações, registradas em diários de campo, foram discutidos em reuniões quinzenais por um coletivo de pesquisadores. O material empírico foi organizado a partir de duas questões: Há mudanças nas “atribuições tradicionais” da enfermagem atuando no Kanban? Há transformações nas relações interprofissionais entre Medicina e Enfermagem na operacionalização do Kanban? Observou-se forte adesão dos enfermeiros ao arranjo, pari passu com uma maior especialização e fragmentação do seu trabalho. Os diaristas assumem funções administrativas tradicionais da enfermagem, enquanto os plantonistas desenvolvem assistência direta aos pacientes. Os enfermeiros consideram que a decisão clínica ainda é do médico, embora o Kanban propicie sua maior influência na decisão. A gestão de grande massa de dados clínico-operacionais pelos enfermeiros, central na operacionalização do Kanban, reforça sua autoridade profissional.Associação Brasileira de Saúde Coletiva2020-04-17T08:52:57Z2020-01-01T00:00:00Z20202020-04-17T09:52:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20366por1413-812310.1590/1413-81232020251.28362019Cecílio, L. C. O.Reis, A. A. C. DosAndreazza, R.Spedo, S.Cruz, N. L. M.Barros, L. S. DeCarapinheiro, G.Correia, T.Schveitzer, M. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:50.165561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
title Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
spellingShingle Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
Cecílio, L. C. O.
Enfermagem
Serviços médicos de emergência
Assistência Centrada no paciente
Kanban
Relações médico-enfermeiro
title_short Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
title_full Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
title_fullStr Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
title_full_unstemmed Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
title_sort Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar?
author Cecílio, L. C. O.
author_facet Cecílio, L. C. O.
Reis, A. A. C. Dos
Andreazza, R.
Spedo, S.
Cruz, N. L. M.
Barros, L. S. De
Carapinheiro, G.
Correia, T.
Schveitzer, M. C.
author_role author
author2 Reis, A. A. C. Dos
Andreazza, R.
Spedo, S.
Cruz, N. L. M.
Barros, L. S. De
Carapinheiro, G.
Correia, T.
Schveitzer, M. C.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio, L. C. O.
Reis, A. A. C. Dos
Andreazza, R.
Spedo, S.
Cruz, N. L. M.
Barros, L. S. De
Carapinheiro, G.
Correia, T.
Schveitzer, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Serviços médicos de emergência
Assistência Centrada no paciente
Kanban
Relações médico-enfermeiro
topic Enfermagem
Serviços médicos de emergência
Assistência Centrada no paciente
Kanban
Relações médico-enfermeiro
description O Kanban, uma tecnologia de gestão do cuidado caracterizada pela valorização do trabalho multiprofissional e o uso intensivo da informação, tem sido crescentemente utilizado para enfrentar a superlotação dos serviços de emergência hospitalar (SEH). Pesquisadores acompanharam durante dez meses o Kanban em vários setores de um SEH municipal. Suas observações, registradas em diários de campo, foram discutidos em reuniões quinzenais por um coletivo de pesquisadores. O material empírico foi organizado a partir de duas questões: Há mudanças nas “atribuições tradicionais” da enfermagem atuando no Kanban? Há transformações nas relações interprofissionais entre Medicina e Enfermagem na operacionalização do Kanban? Observou-se forte adesão dos enfermeiros ao arranjo, pari passu com uma maior especialização e fragmentação do seu trabalho. Os diaristas assumem funções administrativas tradicionais da enfermagem, enquanto os plantonistas desenvolvem assistência direta aos pacientes. Os enfermeiros consideram que a decisão clínica ainda é do médico, embora o Kanban propicie sua maior influência na decisão. A gestão de grande massa de dados clínico-operacionais pelos enfermeiros, central na operacionalização do Kanban, reforça sua autoridade profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17T08:52:57Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
2020-04-17T09:52:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20366
url http://hdl.handle.net/10071/20366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-8123
10.1590/1413-81232020251.28362019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134705413521408