Identidade do professor: uma reconceitualização com base no referencial do empoderamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Manuel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55497
Resumo: A mera transmissão de conteúdos disciplinares, durante muito tempo porto de abrigo e sinal distintivo do professor, tornou-se problemática e uma via de sentido estreito para definir a identidade desse profissional, especialmente numa altura em que se exige cada vez mais da escola participação ativa no empoderamento dos alunos. É nesse panorama de fundo que se coloca, com alguma premência, a questão da necessária reconceitualização da imagem de marca do professor, e não só por questões de visibilidade e de reconhecimento junto da opinião pública e da comunidade educativa, mas sobretudo porque essa imagem renovada é essencial à definição de um quadro de referência que proporcione modos de ser e fazer a profissão face aos desafios educativos que hoje assediam a escola. O presente texto tem como ponto de amarração essas questões, analisa-as em profundidade à luz de tendências recentes e propõe, de modo inovador, uma nova gramática de ser professor na escola socioeducativa dos nossos dias, mobilizando, para o efeito, o referencial do empoderamento.
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spelling Identidade do professor: uma reconceitualização com base no referencial do empoderamentoTeacher's identity: a reconceptualization based on the Referential of empowermentIdentidad del profesor: una reconceptualización basada en el referencial del empoderamientoProfessorIdentidadeEmpoderamentoReconceitualizaçãoTeacherIdentityEmpowermentReconceptualizationIdentidadEmpoderamientoReconceptualizaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA mera transmissão de conteúdos disciplinares, durante muito tempo porto de abrigo e sinal distintivo do professor, tornou-se problemática e uma via de sentido estreito para definir a identidade desse profissional, especialmente numa altura em que se exige cada vez mais da escola participação ativa no empoderamento dos alunos. É nesse panorama de fundo que se coloca, com alguma premência, a questão da necessária reconceitualização da imagem de marca do professor, e não só por questões de visibilidade e de reconhecimento junto da opinião pública e da comunidade educativa, mas sobretudo porque essa imagem renovada é essencial à definição de um quadro de referência que proporcione modos de ser e fazer a profissão face aos desafios educativos que hoje assediam a escola. O presente texto tem como ponto de amarração essas questões, analisa-as em profundidade à luz de tendências recentes e propõe, de modo inovador, uma nova gramática de ser professor na escola socioeducativa dos nossos dias, mobilizando, para o efeito, o referencial do empoderamento.The mere transmission of subject contents, for a very long time the safe haven and distinctive sign of the teacher, has become problematic and a narrowing path to define the identity of that professional, especially at a time that it is required to school a larger active participation in the empowerment of students. It is in this background panorama that arises, with some urgency, the issue of the necessary reconceptualization of teacher's brand image, and not only for visibility and recognition issues among the public opinion and the educational community, bu t above all because this renewed image is essential to the definition of a framework that provides ways of being and doing the profession considering the educational challenges that harass school nowadays. This text has these issues as an anchorage point, analyzes them in depth in the light of recent trends and proposes, in an innovative way, a new grammar of being a teacher in the socio-educational school of nowadays, mobilizing, for this purpose, the referential of empowermentLa mera transmisión de contenidos disciplinares, por un largo tiempo refugio y signo distintivo del profesor, llegó a ser problemática y además una ruta de sentido estrecho para definir la identidad de este profesional, especialmente cuando se requiere cada vez más participación activa de la escuela en el empoderamiento de los estudiantes. Es en este panorama de fondo que se presenta con cierta urgencia la cuestión de la obligatoria reconceptualización de la imagen de marca del profesor y no sólo por razones de visibilidad y reconocimiento del público y de la comunidad educativa, pero sobre todo porque es a renovada imagen es esencial para definir un marco de referencia que proporciona maneras de ser y hacer la profesión frente a los retos educativos que ahora acosan la escuela. El presente texto tiene como punto de anclaje estos temas, los analiza en profundidad a la luz de las tendencias más recientes y propone, con carácter inovador, una nueva gramática de ser profesor en la escuela socio educativa de nuestr os días, movilizando para ello el referencial del empoderamientoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de EducaçãoUniversidade do MinhoBarbosa, Manuel2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55497por1982-994910.17058/rea.v25i3.8310https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/8310info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:24ZPortal AgregadorONG
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