Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Ana Maria de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4246
Resumo: A presente investigação teve como propósito analisar a concepção dos sujeitos professor e aluno sobre o livro didático no cotidiano escolar. A investigação foi realizada em três Escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas na cidade de Olinda em Pernambuco. Para tanto esse estudo resgata a trajetória da Educação de Jovens e adultos e do livro didático a partir de uma retrospectiva histórica, destacando o seu quadro legal vigente. Discutiu-se sobre o livro didático e a EJA numa perspectiva teórica com a intenção de respaldar o aporte teórico – Análise de Conteúdo – necessário para a investigação. Com o estudo realizado pode-se concluir que na concepção ideológica de professores e alunos, o livro didático caracteriza-se como um instrumento de ensino indispensável para o processo de ensino e aprendizagem. Através dessa visão, emerge um discurso ideológico que os leva a conceber o livro didático de modo não crítico e bastante distanciado da realidade que se apresenta. Constatou-se também que os professores que atuam na modalidade EJA, em sua maioria, não possuem formação específica para trabalhar nessa área; o que acentua e dificulta a reflexão sobre a qualidade e o uso do livro didático no cotidiano escolar.
id RCAP_55c49037b841ccde8a96ac8df0ee62ab
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolarEDUCAÇÃOPROFESSORESALUNOSMANUAIS ESCOLARESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃODIDÁTICAEDUCATIONTEACHERSSTUDENTSTEXTBOOKSDIDACTICSA presente investigação teve como propósito analisar a concepção dos sujeitos professor e aluno sobre o livro didático no cotidiano escolar. A investigação foi realizada em três Escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas na cidade de Olinda em Pernambuco. Para tanto esse estudo resgata a trajetória da Educação de Jovens e adultos e do livro didático a partir de uma retrospectiva histórica, destacando o seu quadro legal vigente. Discutiu-se sobre o livro didático e a EJA numa perspectiva teórica com a intenção de respaldar o aporte teórico – Análise de Conteúdo – necessário para a investigação. Com o estudo realizado pode-se concluir que na concepção ideológica de professores e alunos, o livro didático caracteriza-se como um instrumento de ensino indispensável para o processo de ensino e aprendizagem. Através dessa visão, emerge um discurso ideológico que os leva a conceber o livro didático de modo não crítico e bastante distanciado da realidade que se apresenta. Constatou-se também que os professores que atuam na modalidade EJA, em sua maioria, não possuem formação específica para trabalhar nessa área; o que acentua e dificulta a reflexão sobre a qualidade e o uso do livro didático no cotidiano escolar.This investigation aimed to analyze the ideological conception of teacher and students about textbook the present investigation aimed to analyze the design of the subject teacher and student on the textbook in school environments. The study was conducted in three schools of Municipal School, located in the city of Olinda in Pernambuco. For this study both rescued the trajectory of Youth and adults of the textbook from a historical retrospective, enhancing their existing regulatory framework. It was discussed about the textbook and EJA a theoretical perspective with the intention of supporting the theoretical - content analysis - needed for research. With the study we can conclude that the ideological conception of teachers and students, the textbook is characterized as an essential teaching tool for teaching and learning. Through this vision, emerges an ideological discourse that leads them to devise the textbook uncritically and quite detached from reality that presents itself. It was also found that teachers who work in adult education mode, most of them do not have specific training to work in this area, which accentuates and complicates the reflection on the quality and use of textbooks in school environments.2013-11-20T12:07:12Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4246porQueiroz, Ana Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:28ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
title Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
spellingShingle Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
Queiroz, Ana Maria de
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ALUNOS
MANUAIS ESCOLARES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA
EDUCATION
TEACHERS
STUDENTS
TEXTBOOKS
DIDACTICS
title_short Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
title_full Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
title_fullStr Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
title_sort Livro didático na EJA: concepções de professores e alunos no cotidiano escolar
author Queiroz, Ana Maria de
author_facet Queiroz, Ana Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Ana Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ALUNOS
MANUAIS ESCOLARES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA
EDUCATION
TEACHERS
STUDENTS
TEXTBOOKS
DIDACTICS
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ALUNOS
MANUAIS ESCOLARES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA
EDUCATION
TEACHERS
STUDENTS
TEXTBOOKS
DIDACTICS
description A presente investigação teve como propósito analisar a concepção dos sujeitos professor e aluno sobre o livro didático no cotidiano escolar. A investigação foi realizada em três Escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas na cidade de Olinda em Pernambuco. Para tanto esse estudo resgata a trajetória da Educação de Jovens e adultos e do livro didático a partir de uma retrospectiva histórica, destacando o seu quadro legal vigente. Discutiu-se sobre o livro didático e a EJA numa perspectiva teórica com a intenção de respaldar o aporte teórico – Análise de Conteúdo – necessário para a investigação. Com o estudo realizado pode-se concluir que na concepção ideológica de professores e alunos, o livro didático caracteriza-se como um instrumento de ensino indispensável para o processo de ensino e aprendizagem. Através dessa visão, emerge um discurso ideológico que os leva a conceber o livro didático de modo não crítico e bastante distanciado da realidade que se apresenta. Constatou-se também que os professores que atuam na modalidade EJA, em sua maioria, não possuem formação específica para trabalhar nessa área; o que acentua e dificulta a reflexão sobre a qualidade e o uso do livro didático no cotidiano escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-11-20T12:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4246
url http://hdl.handle.net/10437/4246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302224779608064