INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, N
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martinho, A, Moreira, J, Pestana, S, Caldeira, J, Branco, S
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23623
Resumo: Foi presente à consulta uma cadela de 11 meses de idade de raça indeterminada por motivo de abdómen agudo. Na história pregressa verificou-se que existia a suspeita de ingestão de corpo estranho (CE) no dia anterior à consulta, vómito incoercível com 24 horas de duração, dor abdominal e anorexia parcial. Ao exame clínico, registaram-se diversas alterações entre as quais a presença de mucosa oral congestionada, desidratação de 5% e ligeira hipotermia (37,8°C) estando os restantes parâmetros dentro dos limites normais. Na palpação manual da cavidade abdominal detectou-se a presença de uma massa tubular no abdómen médio. Tendo em conta os achados do exame clínico, o paciente foi admitido para exames complementares de diagnóstico por suspeita de obstrução intestinal.Os CE, as enterites víricas e parasitárias são causas frequentes de invaginação intestinal em pacientes jovens, no entanto as neoplasias intestinais são a principal causa de invaginação em animais geriátricos1,3. A ocorrência de neoplasia intestinal e especificamente o linfoma de Burkitt nunca foi descrita anteriormente como causa de invaginação intestinal em cão jovem.
id RCAP_55d252a594cce3b309c33931f1226357
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEMlinfomacãoinvaginaçãoBurkittFoi presente à consulta uma cadela de 11 meses de idade de raça indeterminada por motivo de abdómen agudo. Na história pregressa verificou-se que existia a suspeita de ingestão de corpo estranho (CE) no dia anterior à consulta, vómito incoercível com 24 horas de duração, dor abdominal e anorexia parcial. Ao exame clínico, registaram-se diversas alterações entre as quais a presença de mucosa oral congestionada, desidratação de 5% e ligeira hipotermia (37,8°C) estando os restantes parâmetros dentro dos limites normais. Na palpação manual da cavidade abdominal detectou-se a presença de uma massa tubular no abdómen médio. Tendo em conta os achados do exame clínico, o paciente foi admitido para exames complementares de diagnóstico por suspeita de obstrução intestinal.Os CE, as enterites víricas e parasitárias são causas frequentes de invaginação intestinal em pacientes jovens, no entanto as neoplasias intestinais são a principal causa de invaginação em animais geriátricos1,3. A ocorrência de neoplasia intestinal e especificamente o linfoma de Burkitt nunca foi descrita anteriormente como causa de invaginação intestinal em cão jovem.XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro (24 e 25 de Fevereiro de 2018, Santa Maria da Feira, Portugal).2018-10-30T13:17:10Z2018-10-302018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/23623http://hdl.handle.net/10174/23623porInvaginação intestinal secundária a linfoma de Burkitt em cão jovem. Alexandre,N.; Martinho,A.; Moreira,J.; Pstana,S.; Caldeira,J.; Branco,S. XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro (24 e 25 de Fevereiro de 2018, Santa Maria da Feira,Portugal)https://congressohvm.com/imagens-de-posters/naonaosimndndndndndsmbb@uevora.pt206Alexandre, NMartinho, AMoreira, JPestana, SCaldeira, JBranco, Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:21.208747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
title INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
spellingShingle INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
Alexandre, N
linfoma
cão
invaginação
Burkitt
title_short INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
title_full INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
title_fullStr INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
title_full_unstemmed INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
title_sort INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
author Alexandre, N
author_facet Alexandre, N
Martinho, A
Moreira, J
Pestana, S
Caldeira, J
Branco, S
author_role author
author2 Martinho, A
Moreira, J
Pestana, S
Caldeira, J
Branco, S
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, N
Martinho, A
Moreira, J
Pestana, S
Caldeira, J
Branco, S
dc.subject.por.fl_str_mv linfoma
cão
invaginação
Burkitt
topic linfoma
cão
invaginação
Burkitt
description Foi presente à consulta uma cadela de 11 meses de idade de raça indeterminada por motivo de abdómen agudo. Na história pregressa verificou-se que existia a suspeita de ingestão de corpo estranho (CE) no dia anterior à consulta, vómito incoercível com 24 horas de duração, dor abdominal e anorexia parcial. Ao exame clínico, registaram-se diversas alterações entre as quais a presença de mucosa oral congestionada, desidratação de 5% e ligeira hipotermia (37,8°C) estando os restantes parâmetros dentro dos limites normais. Na palpação manual da cavidade abdominal detectou-se a presença de uma massa tubular no abdómen médio. Tendo em conta os achados do exame clínico, o paciente foi admitido para exames complementares de diagnóstico por suspeita de obstrução intestinal.Os CE, as enterites víricas e parasitárias são causas frequentes de invaginação intestinal em pacientes jovens, no entanto as neoplasias intestinais são a principal causa de invaginação em animais geriátricos1,3. A ocorrência de neoplasia intestinal e especificamente o linfoma de Burkitt nunca foi descrita anteriormente como causa de invaginação intestinal em cão jovem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30T13:17:10Z
2018-10-30
2018-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23623
http://hdl.handle.net/10174/23623
url http://hdl.handle.net/10174/23623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Invaginação intestinal secundária a linfoma de Burkitt em cão jovem. Alexandre,N.; Martinho,A.; Moreira,J.; Pstana,S.; Caldeira,J.; Branco,S. XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro (24 e 25 de Fevereiro de 2018, Santa Maria da Feira,Portugal)
https://congressohvm.com/imagens-de-posters/
nao
nao
sim
nd
nd
nd
nd
nd
smbb@uevora.pt
206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro (24 e 25 de Fevereiro de 2018, Santa Maria da Feira, Portugal).
publisher.none.fl_str_mv XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro (24 e 25 de Fevereiro de 2018, Santa Maria da Feira, Portugal).
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136625298505728