O contributo das social media para o desenvolvimento de PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Filipa Isabel Costa Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9706
Resumo: Em meados do século XX, com a globalização da economia assistimos ao boom da tecnologia. De um momento para o outro com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) conseguimos, em tempo real, conectarmo-nos a qualquer parte do mundo, ou seja, o mundo tornou-se numa “aldeia global”. Esta realidade não só se aplica ao nosso dia a dia, como cidadãos, como também às organizações empresariais que são atualmente sistemas abertos que interagem com todo o seu meio envolvente, deixando de serem sistemas fechados. Como tal, estas tiveram que redefinir, em termos de comunicação estratégica e de marketing, a forma como se mostram presentes e ao mundo, minimizando ao máximo os seus custos. Uma dessas formas de posicionamento utilizadas pelas organizações é o recurso às Social Media, ou redes sociais, meios e ferramentas que as ajudam a estar em contato permanente com todos os seus stakeholders e que de certa forma também contribuem para que publicitem a sua marca/organização. Nesta investigação, iremos debruçar-nos sobre algumas dessas organizações, mais concretamente, sobre algumas PME portuguesas, sendo que estas correspondem a “O conjunto das pequenas e médias empresas (até 249 pessoas ao serviço) representava, em 2014, 99,9% do número de empresas, 80,0% do pessoal ao serviço e 59,3% do volume de negócios.” (INE, 2015), e sobre uma forma de Social Media, o Facebook, por ser o instrumento que é maioritariamente usado por estas, de acordo com um estudo do ano transato (Coimbra, 2015) onde se pode citar, “O Facebook é a rede mais utilizada, mais concretamente 70% das organizações portuguesas com presença nas redes sociais tem uma página corporativa nesta redes!” Em suma, o que pretendemos apurar com esta investigação é saber se esta forma de Social Media contribui e de que modo, para o desenvolvimento de algumas organizações empresariais de pequena e média dimensão.
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