Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Cecília
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Nilza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22170
Resumo: O estudo da sustentabilidade da investigação tem surgido nas políticas de investigação e na literatura como um elemento primordial para a promoção da qualidade dos projetos contribuindo, não só, para a melhoria do processo investigativo, como também, para a continuidade dos resultados obtidos após o final do período de financiamento. Todavia, a realização de estudos acerca da sustentabilidade da investigação continua a ser limitado. Acresce que as agências de financiamento da investigação têm vindo a solicitar, em concursos recentes e altamente competitivos, evidências do impacte e da sustentabilidade dos projetos, de forma a demonstrar que os recursos financeiros foram (e serão) bem gastos. Determinar formas de promover a sustentabilidade da investigação, nomeadamente no domínio educacional, bem como entender o seu processo, é tão importante quanto a promoção da inovação aquando o desenvolvimento da investigação. Neste artigo faz-se uma revisão de literatura sobre a sustentabilidade da investigação, apresentando-se o conceito, os fatores e ações para a sua concretização. Pretende-se contribuir para a qualidade da investigação educacional, na sua dimensão da sustentabilidade, mostrando a importância da integração de fatores-chave no desenvolvimento de projetos, influenciando as políticas educacionais, as agências de financiamento e os atores nela envolvidos (investigadores, professores, estudantes, …).
id RCAP_56651f115824a429cb193e1d1c6891a9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e açõessustentabilidade da investigaçãoinvestigação educacionalavaliação do impacte da investigaçãoO estudo da sustentabilidade da investigação tem surgido nas políticas de investigação e na literatura como um elemento primordial para a promoção da qualidade dos projetos contribuindo, não só, para a melhoria do processo investigativo, como também, para a continuidade dos resultados obtidos após o final do período de financiamento. Todavia, a realização de estudos acerca da sustentabilidade da investigação continua a ser limitado. Acresce que as agências de financiamento da investigação têm vindo a solicitar, em concursos recentes e altamente competitivos, evidências do impacte e da sustentabilidade dos projetos, de forma a demonstrar que os recursos financeiros foram (e serão) bem gastos. Determinar formas de promover a sustentabilidade da investigação, nomeadamente no domínio educacional, bem como entender o seu processo, é tão importante quanto a promoção da inovação aquando o desenvolvimento da investigação. Neste artigo faz-se uma revisão de literatura sobre a sustentabilidade da investigação, apresentando-se o conceito, os fatores e ações para a sua concretização. Pretende-se contribuir para a qualidade da investigação educacional, na sua dimensão da sustentabilidade, mostrando a importância da integração de fatores-chave no desenvolvimento de projetos, influenciando as políticas educacionais, as agências de financiamento e os atores nela envolvidos (investigadores, professores, estudantes, …).The study of the sustainability of research has emerged in the policies of research and literature as an essential element for the promotion of projects’ quality, contributing not only to the improvement of the research process, but also to the results continuity after the end of the funding period. However, studies on the sustainability of research continue to be limited. In addition, research funding agencies have been, in recent and highly competitive calls, requesting evidence of research impact and sustainability so as to demonstrate that the funds were (and will be) well spent. Determining ways to enhance the sustainability of research, particularly in the educational research field, as well as understanding its process, are as important as the promotion of innovation by developing research. This article presents a literature review on the sustainability of the research, the concept, the factors and actions for its implementation. Hence, it is intended to contribute to the quality of educational research, in its sustainability dimension, showing the importance of integrating key factors in the development of projects, influencing educational policies, funding agencies and involved actors (researchers, teachers, students ...).El estudio de la sostenibilidad de la investigación ha surgido en las políticas de investigación y en la literatura como un elemento clave para la promoción de la calidad de los proyectos contribuyendo, no sólo para mejorar el proceso de investigación, así como a la continuidad de los resultados después del final del período de financiación. Sin embargo, los estudios sobre la sostenibilidad de la investigación siguen siendo limitados. Por otra parte, las agencias de financiación de la investigación han pedido en los últimos y altamente competitivos concursos, evidencia del impacto y de la sostenibilidad de los proyectos, con el fin de demostrar que los recursos financieros fueron (y serón) bien gastados. Determinar las formas de promover la sostenibilidad de la investigación, particularmente en el campo de la educación, y entender su proceso es tan importante como la promoción de la innovación en el desarrollo de la investigación. Este artículo es una revisión de la literatura sobre la sostenibilidad de la investigación, presentando el concepto, los factores y acciones para alcanzarla. Se pretende contribuir a la calidad de la investigación educativa en su dimensión de la sostenibilidad, mostrando la importancia de la integración de factores clave en el desarrollo de proyectos, influyendo en las políticas de educación, las entidades de financiación y los actores que participan en ella (investigadores, profesores, estudiantes, ...).L’étude de la durabilité de la recherche a émergé dans les politiques de recherche et dans la littérature comme un élément essentiel pour la promotion de la qualité des projets contribuant, ainsi, mais pas uniquement, à l’amélioration du processus de recherche, mais aussi pour assurer la continuité des résultats obtenus après la fin de la période de financement. Cependant, les études sur la durabilité de la recherche continuent à ‘être limitées. En outre, les organismes de financement de la recherche ont demandé, lors de récents concours très compétitifs, des preuves de l’impact et de la durabilité des projets, afin de démontrer que les ressources financières ont été (et seront) bien dépensées. Déterminer les moyens de promouvoir la durabilité de la recherche, en particulier dans le domaine de l’éducation, et comprendre son processus, est aussi important que la promotion de l’innovation au cours du développement de la recherche. Dans cet article nous ferons une révision de littérature sur la durabilité de la recherche, nous présenterons le concept, les facteurs et les mesures nécessaires à son application. L’objectif étant de contribuer à la qualité de la recherche en éducation, dans sa dimension de durabilité, montrant l’importance de l’intégration de facteurs-clés dans le développement de projets qui influent sur les politiques éducatives, les agences de financement et les acteurs impliqués (chercheurs, enseignants et étudiants…).Edições Universitárias Lusófonas2018-02-15T09:59:19Z2017-03-01T00:00:00Z2017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22170por1646-401XGuerra, CecíliaCosta, Nilzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:31Zoai:ria.ua.pt:10773/22170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:24.437443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
title Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
spellingShingle Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
Guerra, Cecília
sustentabilidade da investigação
investigação educacional
avaliação do impacte da investigação
title_short Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
title_full Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
title_fullStr Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
title_full_unstemmed Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
title_sort Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
author Guerra, Cecília
author_facet Guerra, Cecília
Costa, Nilza
author_role author
author2 Costa, Nilza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Cecília
Costa, Nilza
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade da investigação
investigação educacional
avaliação do impacte da investigação
topic sustentabilidade da investigação
investigação educacional
avaliação do impacte da investigação
description O estudo da sustentabilidade da investigação tem surgido nas políticas de investigação e na literatura como um elemento primordial para a promoção da qualidade dos projetos contribuindo, não só, para a melhoria do processo investigativo, como também, para a continuidade dos resultados obtidos após o final do período de financiamento. Todavia, a realização de estudos acerca da sustentabilidade da investigação continua a ser limitado. Acresce que as agências de financiamento da investigação têm vindo a solicitar, em concursos recentes e altamente competitivos, evidências do impacte e da sustentabilidade dos projetos, de forma a demonstrar que os recursos financeiros foram (e serão) bem gastos. Determinar formas de promover a sustentabilidade da investigação, nomeadamente no domínio educacional, bem como entender o seu processo, é tão importante quanto a promoção da inovação aquando o desenvolvimento da investigação. Neste artigo faz-se uma revisão de literatura sobre a sustentabilidade da investigação, apresentando-se o conceito, os fatores e ações para a sua concretização. Pretende-se contribuir para a qualidade da investigação educacional, na sua dimensão da sustentabilidade, mostrando a importância da integração de fatores-chave no desenvolvimento de projetos, influenciando as políticas educacionais, as agências de financiamento e os atores nela envolvidos (investigadores, professores, estudantes, …).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01T00:00:00Z
2017-03
2018-02-15T09:59:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22170
url http://hdl.handle.net/10773/22170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137617648812032