A reputação no Facebook: Uma análise à interação dos usuários nas publicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Naiara Cheico de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12709
Resumo: A intensidade com que as redes sociais se colocam na vida das pessoas é diretamente proporcional ao efeito causado por esses canais de interação na área empresarial. Não é mais possível dissociar uma marca e tudo o que ela representa à sua presença digital. Isso significa que o extensivo uso das novas mídias, a combinação de estratégias e a proximidade entre uma companhia e seus públicos de interesse, se tornou uma história real e comum. Ela é vivenciada diariamente e, por este motivo, a atenção de profissionais e de estudiosos foi desperta, e agora se volta para a Internet com o enfoque na compreensão da ação dos internautas, os seus discursos e opiniões. Os objetivos extrapolam esses temas e pretendem desvendar como a conexão gerada entre o público e a empresa, neste caso, o Nubank, pode produzir mudanças ou formar a reputação online. Ao entender os fatores decisivos para conduzir a uma boa reputação, determinadas empresas emergentes, denominadas startups, conseguiram destacar-se e estabelecer essa mesma reputação mais rapidamente. Dado o valor do assunto, do diálogo proporcionado digitalmente e da volatilidade com que os conteúdos nas redes sociais se movimentam, este estudo assume especial importância. A investigação também pretende demonstrar a relevância do Facebook, que possui mais de 130 milhões de usuários no Brasil, e a sua usabilidade no universo das startups. Para que este e outros objetivos pudessem ser cumpridos, adotou-se uma metodologia apoiada no estudo netnográfico e num método qualitativo, com categorização de palavras e termos encontrados nos comentários dos internautas, avaliação das peças publicitárias divulgadas no Facebook do Nubank e observação das respostas concedidas pela própria marca.
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