Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rui Vieira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sancho, Amélia Vitória, Guimarães, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037
Resumo: Este texto surge na sequência da participação dos autores num projecto dirigido para a caracterização das práticas desenvolvidas em organizações e estruturas orientadas para a educação de adultos, em diversos países europeus (Buiskool et aI., 2005). Agora, procuramos ir mais longe na caracterização dos contextos e práticas então objecto de descrição no panorama português, clarificando aspectos da história das organizações envolvidas, das políticas de educação e formação, tácita ou explicitamente assumidas, das estruturas organizativas adoptadas, dos princípios e formas de acção privilegiados. Começamos por sinalizar alguns aspectos das políticas de educação de adultos que nas últimas três décadas têm sido adoptadas em Portugal; apresentamos, depois, as coordenadas fundamentais do trabalho de pesquisa desenvolvido; a discussão dos principais resultados obtidos constitui o objecto da terceira e quarta partes do artigo que conclui com uma revisão de alguns dos principais aspectos analisados.
id RCAP_56bf2e90229150bd24ce05f3619d2d85
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazerEste texto surge na sequência da participação dos autores num projecto dirigido para a caracterização das práticas desenvolvidas em organizações e estruturas orientadas para a educação de adultos, em diversos países europeus (Buiskool et aI., 2005). Agora, procuramos ir mais longe na caracterização dos contextos e práticas então objecto de descrição no panorama português, clarificando aspectos da história das organizações envolvidas, das políticas de educação e formação, tácita ou explicitamente assumidas, das estruturas organizativas adoptadas, dos princípios e formas de acção privilegiados. Começamos por sinalizar alguns aspectos das políticas de educação de adultos que nas últimas três décadas têm sido adoptadas em Portugal; apresentamos, depois, as coordenadas fundamentais do trabalho de pesquisa desenvolvido; a discussão dos principais resultados obtidos constitui o objecto da terceira e quarta partes do artigo que conclui com uma revisão de alguns dos principais aspectos analisados.Conselho Cultural da Universidade do Minho2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037Forum; N.º 39 (2006); 51-980871-0422reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037/2206Castro, Rui Vieira deSancho, Amélia VitóriaGuimarães, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-23T16:55:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
title Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
spellingShingle Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
Castro, Rui Vieira de
title_short Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
title_full Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
title_fullStr Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
title_full_unstemmed Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
title_sort Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
author Castro, Rui Vieira de
author_facet Castro, Rui Vieira de
Sancho, Amélia Vitória
Guimarães, Paula
author_role author
author2 Sancho, Amélia Vitória
Guimarães, Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rui Vieira de
Sancho, Amélia Vitória
Guimarães, Paula
description Este texto surge na sequência da participação dos autores num projecto dirigido para a caracterização das práticas desenvolvidas em organizações e estruturas orientadas para a educação de adultos, em diversos países europeus (Buiskool et aI., 2005). Agora, procuramos ir mais longe na caracterização dos contextos e práticas então objecto de descrição no panorama português, clarificando aspectos da história das organizações envolvidas, das políticas de educação e formação, tácita ou explicitamente assumidas, das estruturas organizativas adoptadas, dos princípios e formas de acção privilegiados. Começamos por sinalizar alguns aspectos das políticas de educação de adultos que nas últimas três décadas têm sido adoptadas em Portugal; apresentamos, depois, as coordenadas fundamentais do trabalho de pesquisa desenvolvido; a discussão dos principais resultados obtidos constitui o objecto da terceira e quarta partes do artigo que conclui com uma revisão de alguns dos principais aspectos analisados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037
url https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037
https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037/2206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Cultural da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Conselho Cultural da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Forum; N.º 39 (2006); 51-98
0871-0422
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302409450618880