Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazer
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037 |
Resumo: | Este texto surge na sequência da participação dos autores num projecto dirigido para a caracterização das práticas desenvolvidas em organizações e estruturas orientadas para a educação de adultos, em diversos países europeus (Buiskool et aI., 2005). Agora, procuramos ir mais longe na caracterização dos contextos e práticas então objecto de descrição no panorama português, clarificando aspectos da história das organizações envolvidas, das políticas de educação e formação, tácita ou explicitamente assumidas, das estruturas organizativas adoptadas, dos princípios e formas de acção privilegiados. Começamos por sinalizar alguns aspectos das políticas de educação de adultos que nas últimas três décadas têm sido adoptadas em Portugal; apresentamos, depois, as coordenadas fundamentais do trabalho de pesquisa desenvolvido; a discussão dos principais resultados obtidos constitui o objecto da terceira e quarta partes do artigo que conclui com uma revisão de alguns dos principais aspectos analisados. |
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Educação adultos em Portugal: modos de pensar e modos de fazerEste texto surge na sequência da participação dos autores num projecto dirigido para a caracterização das práticas desenvolvidas em organizações e estruturas orientadas para a educação de adultos, em diversos países europeus (Buiskool et aI., 2005). Agora, procuramos ir mais longe na caracterização dos contextos e práticas então objecto de descrição no panorama português, clarificando aspectos da história das organizações envolvidas, das políticas de educação e formação, tácita ou explicitamente assumidas, das estruturas organizativas adoptadas, dos princípios e formas de acção privilegiados. Começamos por sinalizar alguns aspectos das políticas de educação de adultos que nas últimas três décadas têm sido adoptadas em Portugal; apresentamos, depois, as coordenadas fundamentais do trabalho de pesquisa desenvolvido; a discussão dos principais resultados obtidos constitui o objecto da terceira e quarta partes do artigo que conclui com uma revisão de alguns dos principais aspectos analisados.Conselho Cultural da Universidade do Minho2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037Forum; N.º 39 (2006); 51-980871-0422reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2037/2206Castro, Rui Vieira deSancho, Amélia VitóriaGuimarães, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-23T16:55:37ZPortal AgregadorONG |
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