INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal Alves Ferreira, Felipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Antônio Prado Gimenez, Fernando, Leal Valente, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29073/e3.v7i1.286
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se verificar de que maneira o intraempreendedorismo é percebido pela gestão de uma organização pública federal no Brasil. Para isso, partiu-se do referencial de temas como Estado, Governo e Administração Pública, bem como de Gestões Pública, Estratégica e Empreendedorismo. Além disso, foi realizada pesquisa de campo quali-quantitativa com aplicação de questionários semiestruturados aos gestores de uma instituição pública federal de ensino superior a fim de verificar as ferramentas já existentes que propiciam uma gestão estratégica intraempreendedora. A análise das respostas foi tratada por estatística descritiva e análise de conteúdo (no caso das respostas abertas). Os resultados encontrados apontaram que o fenômeno do intraempreendedorismo é reconhecido como ações ligadas a melhorias, inovação, mudança, busca de resultados e concretização de objetivos, percebido como necessário à melhoria da organização por meio do desenvolvimento de características como pró-atividade, resiliência, inconformismo, entrega de resultados, aprimoramento, networkinge profissionalização dos ocupantes de cargos de direção e de ferramentas de gestão.
id RCAP_57035ae5c252a851c8048e9becf322ee
oai_identifier_str oai:revistas.ponteditora.org:article/286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?ArticlesNesta pesquisa buscou-se verificar de que maneira o intraempreendedorismo é percebido pela gestão de uma organização pública federal no Brasil. Para isso, partiu-se do referencial de temas como Estado, Governo e Administração Pública, bem como de Gestões Pública, Estratégica e Empreendedorismo. Além disso, foi realizada pesquisa de campo quali-quantitativa com aplicação de questionários semiestruturados aos gestores de uma instituição pública federal de ensino superior a fim de verificar as ferramentas já existentes que propiciam uma gestão estratégica intraempreendedora. A análise das respostas foi tratada por estatística descritiva e análise de conteúdo (no caso das respostas abertas). Os resultados encontrados apontaram que o fenômeno do intraempreendedorismo é reconhecido como ações ligadas a melhorias, inovação, mudança, busca de resultados e concretização de objetivos, percebido como necessário à melhoria da organização por meio do desenvolvimento de características como pró-atividade, resiliência, inconformismo, entrega de resultados, aprimoramento, networkinge profissionalização dos ocupantes de cargos de direção e de ferramentas de gestão.This research sought to verify how intrapreneurship is perceived by the management of a Brazilian federal public organization. For that, the referential of themes such as State, Government and Public Administration, as well as Public, Strategic and Entrepreneurial Management were reviewed. Besides, a qualitative and quantitative field research was conducted, with the application of semi-structured questionnaires to the managers of a federal public educational institution chosen in order to check the existing tools that provide strategic and intrapreneurial management. The analysis of responses was processedby descriptive statistics and content analysis (in the case of open-endedresponses). The results found pointed out that the phenomenon of Intrapreneurship is recognized as actions linked to improvements, innovation, change, search for results and achievement of objectives and improvement of the organization is necessary through the development of characteristics such as proactivity, resilience, non-conformity, delivery of results, improvement, networking and professionalization of those occupying management positions and management tools.Ponteditora2021-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29073/e3.v7i1.286por2183-72012183-380XLeal Alves Ferreira, FelipeAntônio Prado Gimenez, FernandoLeal Valente, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T09:30:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
title INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
spellingShingle INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
Leal Alves Ferreira, Felipe
Articles
title_short INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
title_full INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
title_fullStr INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
title_full_unstemmed INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
title_sort INTRAEMPREENDEDORISMO E GESTÃO PÚBLICA AMOR PLATÔNICO OU POSSÍVEL RELAÇÃO ESTÁVEL?
author Leal Alves Ferreira, Felipe
author_facet Leal Alves Ferreira, Felipe
Antônio Prado Gimenez, Fernando
Leal Valente, Daniel
author_role author
author2 Antônio Prado Gimenez, Fernando
Leal Valente, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal Alves Ferreira, Felipe
Antônio Prado Gimenez, Fernando
Leal Valente, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Nesta pesquisa buscou-se verificar de que maneira o intraempreendedorismo é percebido pela gestão de uma organização pública federal no Brasil. Para isso, partiu-se do referencial de temas como Estado, Governo e Administração Pública, bem como de Gestões Pública, Estratégica e Empreendedorismo. Além disso, foi realizada pesquisa de campo quali-quantitativa com aplicação de questionários semiestruturados aos gestores de uma instituição pública federal de ensino superior a fim de verificar as ferramentas já existentes que propiciam uma gestão estratégica intraempreendedora. A análise das respostas foi tratada por estatística descritiva e análise de conteúdo (no caso das respostas abertas). Os resultados encontrados apontaram que o fenômeno do intraempreendedorismo é reconhecido como ações ligadas a melhorias, inovação, mudança, busca de resultados e concretização de objetivos, percebido como necessário à melhoria da organização por meio do desenvolvimento de características como pró-atividade, resiliência, inconformismo, entrega de resultados, aprimoramento, networkinge profissionalização dos ocupantes de cargos de direção e de ferramentas de gestão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.29073/e3.v7i1.286
url https://doi.org/10.29073/e3.v7i1.286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-7201
2183-380X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ponteditora
publisher.none.fl_str_mv Ponteditora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545073438720