Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aznar Bernal, Leticia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79650
Resumo: Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira
id RCAP_57a15c20127d1af9039875eab99ac183
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémicoEnsinar ELE e COVID-19: métodos e ferramentas para um contexto pandémicoPandemiaImpacto covid-19Enseñanzae-learningFormación a distanciaFormación onlineELEAprendizaje españolHerramientas digitalesTecnologías para la educaciónRecursos onlineConciliación familiarEnsinoEnsino à distânciaFormação onlineAprendizagem de espanholFerramentas digitaisTecnologias para a educaçãoRecursos onlineReconciliação familiarHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua EstrangeiraLa actual situación de pandemia por COVID-19 ha impuesto un escenario global de incertidumbre. El confinamiento social generalizado y la urgente migración de una enseñanza presencial a una virtual han obligado a la readaptación de emergencia de todas las etapas educativas mostrando innumerables carencias. Este trabajo centra la mirada de un grupo de alumnos/as que cursan asignaturas para el aprendizaje del español, y el profesorado implicado, de la Universidad de Bialystok (Polonia), frente al estado de emergencia y las medidas sanitarias adoptadas en el sector educativo de este país. Este análisis se llevará a cabo desde una perspectiva metodológica cuantitativa de carácter descriptiva, a partir del diseño y aplicación de un instrumento de recogida de datos conformado por ocho bloques temáticos y con el que se pretende conocer y dar respuesta a los retos asumidos por ambos colectivos (alumnado y profesorado), su percepción de los cambios producidos y la validez y eficiencia de los enfoques y herramientas tecnológicas empleadas. Con los resultados obtenidos se intentará dar respuesta a una serie de hipótesis, las cuales están creadas a partir de la revisión bibliográfica existente durante este periodo marcado por la crisis sanitaria actual y de los estudios acerca de la transformación de la actividad docente presencial hacia nuevas modalidades de formación a distancia u online. Esto nos permitirá entender mejor este punto de inflexión en la actividad docente, caracterizado en cierta medida por la improvisación, donde se han tenido que desarrollar nuevas habilidades y competencias que seguro permitirán alcanzar un nuevo marco metodológico más completo y flexibleA actual situação pandémica da COVID-19 impôs um cenário global de incerteza. O confinamento social generalizado e a migração urgente do ensino presencial para o ensino virtual forçaram a readaptação de emergência de todas as fases educativas, mostrando inúmeras deficiências. Este documento centra-se num grupo de estudantes que estudam disciplinas de língua espanhola e nos professores envolvidos na Universidade de Bialystok (Polónia) face ao estado de emergência e às medidas de saúde adoptadas no sector educacional neste país. Esta análise será realizada numa perspectiva metodológica quantitativa descritiva, baseada na concepção e aplicação de um instrumento de recolha de dados constituído por oito blocos temáticos, com o objectivo de descobrir e responder aos desafios assumidos por ambos os grupos (estudantes e pessoal docente), a sua percepção das mudanças produzidas e a validade e eficiência das abordagens e ferramentas tecnológicas utilizadas. Os resultados obtidos serão utilizados para tentar responder a uma série de hipóteses, que se baseiam na revisão bibliográfica realizada durante este período marcado pela actual crise sanitária e pelos estudos sobre a transformação da actividade de ensino presencial em novas formas de formação à distância ou em linha. Isto permitir-nos-á compreender melhor este ponto de viragem na actividade docente, caracterizada até certo ponto pela improvisação, onde tiveram de ser desenvolvidas novas aptidões e competências que certamente nos permitirão alcançar um novo quadro metodológico, mais completo e flexível.Dono López, PedroUniversidade do MinhoAznar Bernal, Leticia2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79650spa203039262info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
Ensinar ELE e COVID-19: métodos e ferramentas para um contexto pandémico
title Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
spellingShingle Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
Aznar Bernal, Leticia
Pandemia
Impacto covid-19
Enseñanza
e-learning
Formación a distancia
Formación online
ELE
Aprendizaje español
Herramientas digitales
Tecnologías para la educación
Recursos online
Conciliación familiar
Ensino
Ensino à distância
Formação online
Aprendizagem de espanhol
Ferramentas digitais
Tecnologias para a educação
Recursos online
Reconciliação familiar
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
title_full Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
title_fullStr Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
title_full_unstemmed Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
title_sort Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
author Aznar Bernal, Leticia
author_facet Aznar Bernal, Leticia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Aznar Bernal, Leticia
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Impacto covid-19
Enseñanza
e-learning
Formación a distancia
Formación online
ELE
Aprendizaje español
Herramientas digitales
Tecnologías para la educación
Recursos online
Conciliación familiar
Ensino
Ensino à distância
Formação online
Aprendizagem de espanhol
Ferramentas digitais
Tecnologias para a educação
Recursos online
Reconciliação familiar
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Pandemia
Impacto covid-19
Enseñanza
e-learning
Formación a distancia
Formación online
ELE
Aprendizaje español
Herramientas digitales
Tecnologías para la educación
Recursos online
Conciliación familiar
Ensino
Ensino à distância
Formação online
Aprendizagem de espanhol
Ferramentas digitais
Tecnologias para a educação
Recursos online
Reconciliação familiar
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
2022-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79650
url https://hdl.handle.net/1822/79650
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 203039262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303677047930880