Potenciais evocados auditivos de longa latência na dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Inês Cardoso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2074
Resumo: Objectivo/tema: A dislexia é uma disfunção do sistema nervoso central, caracterizada por um transtorno na aprendizagem da leitura e da escrita. O Mismatch Negativity (MMN) é um potencial evocado auditivo de longa latência que avalia a integridade do sistema auditivo central, acompanhando todo o percurso da actividade cerebral. Este potencial é provocado de forma passiva, não requer a atenção nem uma resposta comportamental por parte do paciente, sendo uma mais valia na avaliação em crianças. O objectivo principal do estudo foi investigar se o potencial MMN permite separar um grupo de crianças disgnosticadas com dislexia de um grupo de controlo. Método: Participaram neste estudo 28 crianças entre os oito e os treze anos de idade, 16 com diagnóstico de dislexia (grupo experimental) e 12 sem dislexia (grupo de controlo). O MMN foi provocado por estímulos tonais (tone burst) divergindo quanto à frequência (1000 Hz – estímulo frequente; 2000 Hz – estímulo raro). Resultados: Como principal resultado, verificou-se que o potencial MMN permite separar o grupo de disléxicos do grupo de não disléxicos. Esta separação foi possível apenas pela variável latência, não se observando diferenças significativas na variável amplitude entre os dois grupos estudados. Discussão: Os resultados deste estudo vão de encontro aos resultados da literatura da área, fornecendo suporte adicional para a aplicabilidade do MMN à dislexia. Apesar dos resultados obtidos neste estudo, tendo em consideração as dificuldades na medição de tempos e amplitudes de uma forma precisa e replicável, consideramos que antes do MMN passar para a prática clínica são necessários mais estudos. Novos estudos devem contemplar amostras de maiores dimensões e de diferentes idades.
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