A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Regina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brigas, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2343
Resumo: A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação foi crescendo à medida que as mesmas evoluíram, à semelhança do que aconteceu noutros campos da vida social e individual, do trabalho às relações privadas, das empresas aos lares. O discurso de modernização dos sistemas educativos, do básico ao superior, esteve intrinsecamente ligado à apologia da inovação tecnológica, por muitos vista como revolução, identificada com o computador e a internet. A introdução dos computadores pessoais nas salas de aula, a partir de finais da década de 70 do século XX, produziu alterações nos processos de ensino e aprendizagem, amplamente agudizadas com a internet. No entanto, elas terão ficado muito aquém das expectativas geradas, particularmente, quanto ao sucesso escolar, à autonomia do aluno e à sua motivação para aprender. Enfim, a mitologia comunicacional a que Mário Mesquita se refere como panaceia universal para todos os problemas das sociedades modernas não deixou imune a educação (2003). A entrada no novo milénio significou também uma nova fase para os institutos e universidades portuguesas, confrontados com a necessidade, e conveniência, de responderem positivamente a desafios que as TIC mais recentes permitiam superar e diretrizes europeias e nacionais impunham. A mudança de paradigma, que a Declaração de Bolonha preconizava, teria no e-learning um recurso fundamental para a construção de um novo modelo centrado na aprendizagem, no aluno e no seu envolvimento ativo, e de um espaço europeu de ensino superior. Com o nosso estudo de caso, de que apresentamos apenas resultados parciais, pretendemos conhecer os contornos da utilização da plataforma e-learning por parte dos alunos do ensino Superior Politécnico do Interior Norte de Portugal. Mediante a realização de um inquérito por questionário, procurámos perceber quais as principais finalidades que justificam o uso que o nosso alvo faz deste recurso e qual a importância que ele lhe atribui.
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