[Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, F.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Leite, M., Silva, F., Sousa, O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.16/334
Resumo: O exercício físico é um componente regular no tratamento de várias patologias, entre as quais a espondilite anquilosante (EA). A EA é uma patologia reumática, crónica e sistémica, sem cura conhecida e na qual o exercício físico se tem revelado como terapia essencial no controlo e prevenção de deformidades associadas. No sentido de promover uma prática de acordo com a evidência e de ajudar na tomada de decisões acerca dos cuidados de saúde em pacientes com EA, foi efectuada uma revisão de estudos randomizados controlados tendo por objectivo examinar o papel do exercício físico no tratamento de pacientes com EA. Uma pesquisa computorizada nas bases de dados Cochrane Central,Pubmed/ Medline e PEDro permitiu identificar 13 estudos envolvendo 1.056 pacientes, com classificação metodológica de 5,62 na escala de PEDro. Dos estudos incluídos, 3 avaliaram o efeito aditivo do exercício físico à medicação, 3 compararam os benefícios da prática regular de exercício supervisionado em grupo com os benefícios do exercício físico não supervisionado no domicílio, 5 avaliaram programas de exercício alternativo (hidroterapia e reeducação postural global) ao programa tradicionalmente usado em pacientes do EA e 2 centraram-se sobre o rácio custo/efectividade da terapia. Os estudos incluídos nesta revisão sugerem que o exercício físico é uma terapia benéfica no tratamento de pacientes com EA; este exercício deve ser efectuado em grupo com supervisão de fisioterapeuta. Novas modalidades de exercício, hidroterapia ou exercício baseado na reeducação postural global, parecem oferecer igualmente uma terapia alternativa válida e promissora para pacientes com EA.
id RCAP_57dc5353db4b3b44c7d6f1d6d07f115b
oai_identifier_str oai:repositorio.chporto.pt:10400.16/334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]Exercício Físico no tratamento da Espondilite Anquilosante: uma revisão sistemáticaEspondilite AnquilosanteAnkylosing SpondylitisExercício FísicoPhysical ExerciseFisioterapiaPhysical TherapyO exercício físico é um componente regular no tratamento de várias patologias, entre as quais a espondilite anquilosante (EA). A EA é uma patologia reumática, crónica e sistémica, sem cura conhecida e na qual o exercício físico se tem revelado como terapia essencial no controlo e prevenção de deformidades associadas. No sentido de promover uma prática de acordo com a evidência e de ajudar na tomada de decisões acerca dos cuidados de saúde em pacientes com EA, foi efectuada uma revisão de estudos randomizados controlados tendo por objectivo examinar o papel do exercício físico no tratamento de pacientes com EA. Uma pesquisa computorizada nas bases de dados Cochrane Central,Pubmed/ Medline e PEDro permitiu identificar 13 estudos envolvendo 1.056 pacientes, com classificação metodológica de 5,62 na escala de PEDro. Dos estudos incluídos, 3 avaliaram o efeito aditivo do exercício físico à medicação, 3 compararam os benefícios da prática regular de exercício supervisionado em grupo com os benefícios do exercício físico não supervisionado no domicílio, 5 avaliaram programas de exercício alternativo (hidroterapia e reeducação postural global) ao programa tradicionalmente usado em pacientes do EA e 2 centraram-se sobre o rácio custo/efectividade da terapia. Os estudos incluídos nesta revisão sugerem que o exercício físico é uma terapia benéfica no tratamento de pacientes com EA; este exercício deve ser efectuado em grupo com supervisão de fisioterapeuta. Novas modalidades de exercício, hidroterapia ou exercício baseado na reeducação postural global, parecem oferecer igualmente uma terapia alternativa válida e promissora para pacientes com EA.Sociedade Portuguesa de ReumatologiaRepositório Científico do Centro Hospitalar do PortoRibeiro, F.Leite, M.Silva, F.Sousa, O.2010-07-22T12:39:59Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.16/334porApr‐Jun;32(2):129‐37. Review. Portuguese. PMID: 175726510303-464Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:38:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
Exercício Físico no tratamento da Espondilite Anquilosante: uma revisão sistemática
title [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
spellingShingle [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
Ribeiro, F.
Espondilite Anquilosante
Ankylosing Spondylitis
Exercício Físico
Physical Exercise
Fisioterapia
Physical Therapy
title_short [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
title_full [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
title_fullStr [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
title_full_unstemmed [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
title_sort [Physical exercise in the treatment of Ankylosing Spondylitis: a systematic Review]
author Ribeiro, F.
author_facet Ribeiro, F.
Leite, M.
Silva, F.
Sousa, O.
author_role author
author2 Leite, M.
Silva, F.
Sousa, O.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, F.
Leite, M.
Silva, F.
Sousa, O.
dc.subject.por.fl_str_mv Espondilite Anquilosante
Ankylosing Spondylitis
Exercício Físico
Physical Exercise
Fisioterapia
Physical Therapy
topic Espondilite Anquilosante
Ankylosing Spondylitis
Exercício Físico
Physical Exercise
Fisioterapia
Physical Therapy
description O exercício físico é um componente regular no tratamento de várias patologias, entre as quais a espondilite anquilosante (EA). A EA é uma patologia reumática, crónica e sistémica, sem cura conhecida e na qual o exercício físico se tem revelado como terapia essencial no controlo e prevenção de deformidades associadas. No sentido de promover uma prática de acordo com a evidência e de ajudar na tomada de decisões acerca dos cuidados de saúde em pacientes com EA, foi efectuada uma revisão de estudos randomizados controlados tendo por objectivo examinar o papel do exercício físico no tratamento de pacientes com EA. Uma pesquisa computorizada nas bases de dados Cochrane Central,Pubmed/ Medline e PEDro permitiu identificar 13 estudos envolvendo 1.056 pacientes, com classificação metodológica de 5,62 na escala de PEDro. Dos estudos incluídos, 3 avaliaram o efeito aditivo do exercício físico à medicação, 3 compararam os benefícios da prática regular de exercício supervisionado em grupo com os benefícios do exercício físico não supervisionado no domicílio, 5 avaliaram programas de exercício alternativo (hidroterapia e reeducação postural global) ao programa tradicionalmente usado em pacientes do EA e 2 centraram-se sobre o rácio custo/efectividade da terapia. Os estudos incluídos nesta revisão sugerem que o exercício físico é uma terapia benéfica no tratamento de pacientes com EA; este exercício deve ser efectuado em grupo com supervisão de fisioterapeuta. Novas modalidades de exercício, hidroterapia ou exercício baseado na reeducação postural global, parecem oferecer igualmente uma terapia alternativa válida e promissora para pacientes com EA.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007-01-01T00:00:00Z
2010-07-22T12:39:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.16/334
url http://hdl.handle.net/10400.16/334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Apr‐Jun;32(2):129‐37. Review. Portuguese. PMID: 17572651
0303-464X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Reumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Reumatologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301173184757760