A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10991
Resumo: O tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação. As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio. O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia.
id RCAP_57f34cac0b061c71eb06b9fac991847e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?Educação Pré-EscolarEnsino das CiênciasMetodologia QualitativaBiodiversidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação. As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio. O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia.Malhão, VeraRepositório ComumSantos, Joana2016-01-20T09:51:32Z2015-12-212015-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10991TID:201004208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:20.463105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
title A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
spellingShingle A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
Santos, Joana
Educação Pré-Escolar
Ensino das Ciências
Metodologia Qualitativa
Biodiversidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
title_full A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
title_fullStr A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
title_full_unstemmed A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
title_sort A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
author Santos, Joana
author_facet Santos, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malhão, Vera
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino das Ciências
Metodologia Qualitativa
Biodiversidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino das Ciências
Metodologia Qualitativa
Biodiversidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação. As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio. O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
2015-12-21T00:00:00Z
2016-01-20T09:51:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10991
TID:201004208
url http://hdl.handle.net/10400.26/10991
identifier_str_mv TID:201004208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134928425713664