A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10991 |
Resumo: | O tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação. As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio. O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia. |
id |
RCAP_57f34cac0b061c71eb06b9fac991847e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?Educação Pré-EscolarEnsino das CiênciasMetodologia QualitativaBiodiversidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação. As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio. O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia.Malhão, VeraRepositório ComumSantos, Joana2016-01-20T09:51:32Z2015-12-212015-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10991TID:201004208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:20.463105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? |
title |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? |
spellingShingle |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? Santos, Joana Educação Pré-Escolar Ensino das Ciências Metodologia Qualitativa Biodiversidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? |
title_full |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? |
title_fullStr |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? |
title_full_unstemmed |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? |
title_sort |
A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender? |
author |
Santos, Joana |
author_facet |
Santos, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malhão, Vera Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino das Ciências Metodologia Qualitativa Biodiversidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino das Ciências Metodologia Qualitativa Biodiversidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação. As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio. O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 2015-12-21T00:00:00Z 2016-01-20T09:51:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10991 TID:201004208 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10991 |
identifier_str_mv |
TID:201004208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134928425713664 |