TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1891 |
Resumo: | Os avanços na propagação dos Direitos Humanos têm possibilitado maior visibilidade e reconhecimento social da comunidade LGBT. No âmbito do turismo, a conquista da aceitação, liberdade de expressão, igualdade de direitos e do respeito em diversos destinos e espaços públicos tem suscitado um crescente interesse de empresas e destinos turísticos, reforçadas pelo forte poder de compra e disponibilidade para viagens mais frequentes por parte desta comunidade (Baxter, 2010; WTO, 2017). Para um destino que pretenda construir um forte relacionamento com o consumidor LGBT é vital o conhecimento do mercado. O envolvimento e atração do mercado LGBT, independentemente da sua motivação, deve ter como foco central a criação de um ambiente seguro e acolhedor para os viajantes LGBT, interagindo com compreensão e respeito. É inegável que a hospitalidade no destino é um fator de suporte importante para a competitividade e qualidade do destino e um indicador imprescindível para o mercado LGBT. A presente investigação tem como foco central a análise das atitudes e perceção dos stakeholders, em particular a hotelaria e a comunidade local, da região Norte de Portugal para com o turismo/mercado LGBT. Através da realização de dois estudos distintos, mas complementares entre si, foi possível concluir que a região tem condições propícias para apostar no turismo LGBT e cativar este segmento de mercado, mas ainda são percetíveis atitudes preconceituosas que importa corrigir. |
id |
RCAP_582e160e6a982c44c8c57e24cb3ea37c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1891 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERSDiscriminação,Hospitalidade,Norte de PortugalStakeholdersTurismo LGBT.Os avanços na propagação dos Direitos Humanos têm possibilitado maior visibilidade e reconhecimento social da comunidade LGBT. No âmbito do turismo, a conquista da aceitação, liberdade de expressão, igualdade de direitos e do respeito em diversos destinos e espaços públicos tem suscitado um crescente interesse de empresas e destinos turísticos, reforçadas pelo forte poder de compra e disponibilidade para viagens mais frequentes por parte desta comunidade (Baxter, 2010; WTO, 2017). Para um destino que pretenda construir um forte relacionamento com o consumidor LGBT é vital o conhecimento do mercado. O envolvimento e atração do mercado LGBT, independentemente da sua motivação, deve ter como foco central a criação de um ambiente seguro e acolhedor para os viajantes LGBT, interagindo com compreensão e respeito. É inegável que a hospitalidade no destino é um fator de suporte importante para a competitividade e qualidade do destino e um indicador imprescindível para o mercado LGBT. A presente investigação tem como foco central a análise das atitudes e perceção dos stakeholders, em particular a hotelaria e a comunidade local, da região Norte de Portugal para com o turismo/mercado LGBT. Através da realização de dois estudos distintos, mas complementares entre si, foi possível concluir que a região tem condições propícias para apostar no turismo LGBT e cativar este segmento de mercado, mas ainda são percetíveis atitudes preconceituosas que importa corrigir.2020-03-13T15:37:32Z2020-03-13T15:37:32Z2020-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1891oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1891porhttp://hdl.handle.net/11110/1891202456668Silva, Sónia Patrícia de Sousa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:12ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS |
title |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS |
spellingShingle |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS Silva, Sónia Patrícia de Sousa e Discriminação, Hospitalidade, Norte de Portugal Stakeholders Turismo LGBT. |
title_short |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS |
title_full |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS |
title_fullStr |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS |
title_full_unstemmed |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS |
title_sort |
TURISMO LGBT - UM MERCADO ESTRATÉGICO PARA O PORTO E NORTE DE PORTUGAL PERCEÇÃO E ATITUDE DOS STAKEHOLDERS |
author |
Silva, Sónia Patrícia de Sousa e |
author_facet |
Silva, Sónia Patrícia de Sousa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sónia Patrícia de Sousa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discriminação, Hospitalidade, Norte de Portugal Stakeholders Turismo LGBT. |
topic |
Discriminação, Hospitalidade, Norte de Portugal Stakeholders Turismo LGBT. |
description |
Os avanços na propagação dos Direitos Humanos têm possibilitado maior visibilidade e reconhecimento social da comunidade LGBT. No âmbito do turismo, a conquista da aceitação, liberdade de expressão, igualdade de direitos e do respeito em diversos destinos e espaços públicos tem suscitado um crescente interesse de empresas e destinos turísticos, reforçadas pelo forte poder de compra e disponibilidade para viagens mais frequentes por parte desta comunidade (Baxter, 2010; WTO, 2017). Para um destino que pretenda construir um forte relacionamento com o consumidor LGBT é vital o conhecimento do mercado. O envolvimento e atração do mercado LGBT, independentemente da sua motivação, deve ter como foco central a criação de um ambiente seguro e acolhedor para os viajantes LGBT, interagindo com compreensão e respeito. É inegável que a hospitalidade no destino é um fator de suporte importante para a competitividade e qualidade do destino e um indicador imprescindível para o mercado LGBT. A presente investigação tem como foco central a análise das atitudes e perceção dos stakeholders, em particular a hotelaria e a comunidade local, da região Norte de Portugal para com o turismo/mercado LGBT. Através da realização de dois estudos distintos, mas complementares entre si, foi possível concluir que a região tem condições propícias para apostar no turismo LGBT e cativar este segmento de mercado, mas ainda são percetíveis atitudes preconceituosas que importa corrigir. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13T15:37:32Z 2020-03-13T15:37:32Z 2020-03-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1891 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1891 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1891 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1891 202456668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301194499162112 |