Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Diogo Vicente
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52562
Resumo: Esta atual dissertação apresenta como temática a “Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML”, do qual, o novo sistema tarifário teve um grande relevo para a mobilidade urbana da AML. A mobilidade urbana constitui um elemento central para a qualidade de vida das populações. Esta dissertação pretende abordar a influência dos passes multimodais na comunidade metropolitana, assim como, discutir de que forma a sua introdução pode contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), associadas à utilização do transporte privado, pela promoção e aumento da utilização do Transporte Público. O presente trabalho é constituído por oito capítulos, estando estes divididos em cinco partes. Na primeira parte, são abordados os vários tipos de sistemas de financiamento do Transporte Público, quais os seus contribuintes e de que forma os utilizadores de Transportes Privados podem contribuir para esse financiamento. Na segunda parte, é discutido o princípio do Sistema Tarifário, os tipos de zonamento, assim como os diferentes modelos, é também apresentada, como exemplo, uma reflexão relativamente aos sistemas de tarifários em Madrid e Paris. Na terceira parte, são explicadas as várias opções modais existentes, para uma melhor compreensão dos tipos de transporte disponibilizados na Área Metropolitana de Lisboa. Na quarta parte, constituída por dois capítulos, é discutida a evolução da oferta e da procura dos transportes, da repartição modal, assim como do modelo de coroas na AML. Serão, ainda, abordados os atuais passes multimodais e a sua influência nas comunidades presentes na AML. A última parte, desta dissertação, retrata o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que teve como objetivo o decréscimo do valor das tarifas relativamente aos sistemas de Transporte Público. Por fim, pretende-se, ainda compreender quais foram os efeitos económicos para a Área Metropolitana de Lisboa, devido ao vírus COVID-19.
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