Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52562 |
Resumo: | Esta atual dissertação apresenta como temática a “Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML”, do qual, o novo sistema tarifário teve um grande relevo para a mobilidade urbana da AML. A mobilidade urbana constitui um elemento central para a qualidade de vida das populações. Esta dissertação pretende abordar a influência dos passes multimodais na comunidade metropolitana, assim como, discutir de que forma a sua introdução pode contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), associadas à utilização do transporte privado, pela promoção e aumento da utilização do Transporte Público. O presente trabalho é constituído por oito capítulos, estando estes divididos em cinco partes. Na primeira parte, são abordados os vários tipos de sistemas de financiamento do Transporte Público, quais os seus contribuintes e de que forma os utilizadores de Transportes Privados podem contribuir para esse financiamento. Na segunda parte, é discutido o princípio do Sistema Tarifário, os tipos de zonamento, assim como os diferentes modelos, é também apresentada, como exemplo, uma reflexão relativamente aos sistemas de tarifários em Madrid e Paris. Na terceira parte, são explicadas as várias opções modais existentes, para uma melhor compreensão dos tipos de transporte disponibilizados na Área Metropolitana de Lisboa. Na quarta parte, constituída por dois capítulos, é discutida a evolução da oferta e da procura dos transportes, da repartição modal, assim como do modelo de coroas na AML. Serão, ainda, abordados os atuais passes multimodais e a sua influência nas comunidades presentes na AML. A última parte, desta dissertação, retrata o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que teve como objetivo o decréscimo do valor das tarifas relativamente aos sistemas de Transporte Público. Por fim, pretende-se, ainda compreender quais foram os efeitos económicos para a Área Metropolitana de Lisboa, devido ao vírus COVID-19. |
id |
RCAP_58c0fd37697c4af9b44c191e0819e3b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52562 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AMLMobilidade UrbanaDesenvolvimento SustentávelSistema de TransporteGeografiaOrdenamento do TerritórioUrbanismoEsta atual dissertação apresenta como temática a “Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML”, do qual, o novo sistema tarifário teve um grande relevo para a mobilidade urbana da AML. A mobilidade urbana constitui um elemento central para a qualidade de vida das populações. Esta dissertação pretende abordar a influência dos passes multimodais na comunidade metropolitana, assim como, discutir de que forma a sua introdução pode contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), associadas à utilização do transporte privado, pela promoção e aumento da utilização do Transporte Público. O presente trabalho é constituído por oito capítulos, estando estes divididos em cinco partes. Na primeira parte, são abordados os vários tipos de sistemas de financiamento do Transporte Público, quais os seus contribuintes e de que forma os utilizadores de Transportes Privados podem contribuir para esse financiamento. Na segunda parte, é discutido o princípio do Sistema Tarifário, os tipos de zonamento, assim como os diferentes modelos, é também apresentada, como exemplo, uma reflexão relativamente aos sistemas de tarifários em Madrid e Paris. Na terceira parte, são explicadas as várias opções modais existentes, para uma melhor compreensão dos tipos de transporte disponibilizados na Área Metropolitana de Lisboa. Na quarta parte, constituída por dois capítulos, é discutida a evolução da oferta e da procura dos transportes, da repartição modal, assim como do modelo de coroas na AML. Serão, ainda, abordados os atuais passes multimodais e a sua influência nas comunidades presentes na AML. A última parte, desta dissertação, retrata o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que teve como objetivo o decréscimo do valor das tarifas relativamente aos sistemas de Transporte Público. Por fim, pretende-se, ainda compreender quais foram os efeitos económicos para a Área Metropolitana de Lisboa, devido ao vírus COVID-19.This current dissertation has as its theme the “Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML”, of which the new tariff system had a great importance for the urban mobility of the AML. Urban mobility is a central element for the quality of life of populations. This dissertation aims to address the influence of multimodal passes in the metropolitan community, as well as discuss how their introduction can contribute to the reduction of Greenhouse Gas (GHG) emissions associated with the use of private transport, by promoting and increasing the use of Public Transport. The present work consists of eight chapters, which are divided into five parts. In the first part, the various types of financing systems for Public Transport are discussed, which are their contributors and how Private Transport users can contribute to this financing. In the second part, the principle of the Tariff System is discussed, the types of zoning, as well as the different models, it is also presented, as an example, a reflection on the tariff systems in Madrid and Paris. In the third part, the various existing modal options are explained, for a better understanding of the types of transport available in the Lisbon Metropolitan Area. The fourth part, consisting of two chapters, discusses the evolution of supply and demand in transport, the modal split, as well as the model of crowns in the AML. The current multimodal passes and their influence on the communities present in the AML will also be addressed. The last part, of this dissertation, portrays the Tariff Reduction Support Program (PART), which aimed to decrease the value of tariffs in relation to Public Transport systems. Finally, it is also intended to understand what the economic effects for the Metropolitan Area of Lisbon were, due to the COVID 19 virus.Marques da Costa, NunoRepositório da Universidade de LisboaGomes, Diogo Vicente2022-04-27T13:43:34Z2022-02-172022-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52562TID:203000030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:39:23ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML |
title |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML |
spellingShingle |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML Gomes, Diogo Vicente Mobilidade Urbana Desenvolvimento Sustentável Sistema de Transporte Geografia Ordenamento do Território Urbanismo |
title_short |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML |
title_full |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML |
title_fullStr |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML |
title_sort |
Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML |
author |
Gomes, Diogo Vicente |
author_facet |
Gomes, Diogo Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques da Costa, Nuno Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Diogo Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade Urbana Desenvolvimento Sustentável Sistema de Transporte Geografia Ordenamento do Território Urbanismo |
topic |
Mobilidade Urbana Desenvolvimento Sustentável Sistema de Transporte Geografia Ordenamento do Território Urbanismo |
description |
Esta atual dissertação apresenta como temática a “Avaliação da Introdução dos Novos Passes Intermodais na AML”, do qual, o novo sistema tarifário teve um grande relevo para a mobilidade urbana da AML. A mobilidade urbana constitui um elemento central para a qualidade de vida das populações. Esta dissertação pretende abordar a influência dos passes multimodais na comunidade metropolitana, assim como, discutir de que forma a sua introdução pode contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), associadas à utilização do transporte privado, pela promoção e aumento da utilização do Transporte Público. O presente trabalho é constituído por oito capítulos, estando estes divididos em cinco partes. Na primeira parte, são abordados os vários tipos de sistemas de financiamento do Transporte Público, quais os seus contribuintes e de que forma os utilizadores de Transportes Privados podem contribuir para esse financiamento. Na segunda parte, é discutido o princípio do Sistema Tarifário, os tipos de zonamento, assim como os diferentes modelos, é também apresentada, como exemplo, uma reflexão relativamente aos sistemas de tarifários em Madrid e Paris. Na terceira parte, são explicadas as várias opções modais existentes, para uma melhor compreensão dos tipos de transporte disponibilizados na Área Metropolitana de Lisboa. Na quarta parte, constituída por dois capítulos, é discutida a evolução da oferta e da procura dos transportes, da repartição modal, assim como do modelo de coroas na AML. Serão, ainda, abordados os atuais passes multimodais e a sua influência nas comunidades presentes na AML. A última parte, desta dissertação, retrata o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que teve como objetivo o decréscimo do valor das tarifas relativamente aos sistemas de Transporte Público. Por fim, pretende-se, ainda compreender quais foram os efeitos económicos para a Área Metropolitana de Lisboa, devido ao vírus COVID-19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27T13:43:34Z 2022-02-17 2022-02-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52562 TID:203000030 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52562 |
identifier_str_mv |
TID:203000030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303423890227200 |