Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/6815 |
Resumo: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
id |
RCAP_59e2a1960e5828e002aceb3e2df3618a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveisGestão industrialLogísticaCadeia de abastecimentoMestrado em Engenharia e Gestão IndustrialExame público realizado em 23 de Janeiro de 2023O presente projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade Lusíada-Norte Campus de Vila Nova de Famalicão. Foi realizado em parceria com a Divisão Plásticos do Grupo Simoldes, empresa produtora de componentes plásticos para a indústria automóvel. O principal objetivo consistiu em verificar se a capacidade instalada da empresa é suficiente para assumir um incremento de fornecimento previsto para um dos seus clientes. Nesse sentido, realizou-se uma revisão da literatura para identificar as melhores práticas relativas à temática em estudo. Abordaram-se temas como a importância da CA no desempenho empresarial, assim como a relevância da filosofia Lean para o aumento da eficiência dos processos. Na análise da realidade da empresa em estudo, verificou-se a falta de capacidade logística para fazer face ao incremento previsto do volume de fornecimento. Recolheu-se informação sobre os volumes a fornecer e definiu-se uma proposta de localização para um novo armazém, visando a minimização dos custos de operação. Após simulação e análise de cenários, selecionou-se a localização com menor impacto económico que propõe a existência do novo armazém entre Valladolid e Salamanca. Este cenário, com custo total de transporte de 2 428 890,2€/ano, oferece uma economia expectável de 7 117,00€/ano e 186 502,80€/ano em comparação com o cenário da proximidade da fábrica Simoldes e das instalações do cliente Stellantis Zaragoza, respetivamente. Elaborou-se ainda uma proposta de layout do novo armazém, considerando os volumes a movimentar, as dimensões de embalagens e as disposições legais vigentes. Realizou-se uma análise ABC para atribuir as localizações dos produtos de modo a reduzir as distâncias a percorrer. Consideraram-se as áreas de suporte à operação de acordo com os pressupostos da empresa e estimou-se a necessidade de 2070 m2. Com base nos tempos de operação e na quantidade de camiões a rececionar e expedir, apurou-se a necessidade de 2 recursos humanos por turno e 2 equipamentos de handling. Identificaram-se ainda tópicos a desenvolver no futuro passíveis de afinarem a proposta apresentada. Palavras-chave: Cadeia de abastecimento, logística, Factor Rating Model, Modelo do centro gravítico, Análise ABC.This project was developed within the scope of the Master’s Degree in Industrial Engineering and Management from Universidade Lusíada-Norte, Campus Vila Nova de Famalicão. It was carried out in partnership with the Plastics Division of Grupo Simoldes, a company that produces plastic components for the automotive industry. The main purpose was to verify if the company's installed capacity was sufficient to deal with an expected supply increase for one of its customers. In this sense, a literature review was carried out to identify the best practices related to the subject under study. Topics such as the importance of the Supply Chain in business performance were addressed, as well as the relevance of Lean philosophy to increase the efficiency of processes. During the analysis, it was identified that the company’s logistics capacity was not sufficient to face the expected increase of customers demands. Information was collected on the volumes to be supplied and a proposal for a new warehouse was defined. The warehouse location was calculated using the Center Gravity Model and the Factor Rating Model, seeking operating costs reduction. After simulating and analysing several scenarios, the proposal with the lowest economic impact was selected, setting the new warehouse between Valladolid and Salamanca. This scenario, with a total transport cost of €2,428,890.2/year, offers savings of €7,117.00/year and €186,502.80/year compared to the most extreme locations, close to Simoldes factory and customer's Stellantis Zaragoza facilities, respectively. A proposal for the new warehouse layout was also drawn up, considering the volumes to be handled, packaging dimensions and actual legal norms. An ABC analysis was carried out to assign the locations of the products in order to reduce the distances to travel. The operation support areas were considered according to the company's assumptions and the need for 2070 m2 was estimated. Based on operating times and the number of trucks to be received and shipped, the need for 2 human resources per shift and 2 handling equipments was determined. Topics that could improve the presented proposal were identified and recommended to be developed in the future. Key words: Supply chain, Logistics, Factor Rating Model, Center-of-gravity approach, ABC analysis.2023-02-28T15:06:57Z2023-02-282022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6815http://hdl.handle.net/11067/6815TID:203189426porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marco Alexandre Tavares dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:10Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:09.314224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis |
title |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis |
spellingShingle |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis Silva, Marco Alexandre Tavares da Gestão industrial Logística Cadeia de abastecimento |
title_short |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis |
title_full |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis |
title_fullStr |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis |
title_full_unstemmed |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis |
title_sort |
Análise e melhoria das estratégias de abastecimento de uma empresa de componentes para automóveis |
author |
Silva, Marco Alexandre Tavares da |
author_facet |
Silva, Marco Alexandre Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marco Alexandre Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão industrial Logística Cadeia de abastecimento |
topic |
Gestão industrial Logística Cadeia de abastecimento |
description |
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-28T15:06:57Z 2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/6815 http://hdl.handle.net/11067/6815 TID:203189426 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/6815 |
identifier_str_mv |
TID:203189426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/plain; charset=utf-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136733248356352 |