Cooperação tecnológica entre empresas e a Universidade de Évora: o que ganham as empresas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Teresa Beja
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22070
Resumo: A crescente importância do conhecimento na inovação tecnológica tem contribuído para consolidar a terceira missão da Universidade, onde é essencial a partilha de conhecimento com a envolvente e origina estratégias de cooperação universidade-empresa cuja finalidade é promover o desenvolvimento económico. O objetivo deste estudo passa por identificar os fatores que influenciam o nível de satisfação dos resultados dos projetos de cooperação universidade-empresa e avaliar o nível de importância que o financiamento público desempenha neste processo. Compreender as motivações, as dificuldades e os benefícios associados a esta interação é fundamental para o desenvolvimento de novos projetos de cooperação. Para tal, realizou-se uma investigação sobre nove projetos tecnológicos de cooperação inseridos na medida 4.1. do PRODER (Cooperação para a Inovação), desenvolvidos entre a Universidade de Évora e os seus parceiros empresariais, tendo por base um inquérito por questionário dirigido aos investigadores e empresas participantes. Os resultados mostram empresas satisfeitas com a Universidade de Évora, mesmo nos casos em que os objetivos dos projetos não foram cumpridos; Abstract: Technological cooperation between companies and the university of Évora: what do the companies win? The growing importance of knowledge to the process of technological innovation has given greater importance to the university’s third mission, which involves a greater involvement of universities with the practical use of knowledge, namely through university-enterprise technological cooperation projects. This study aims to identify the factors that influence the level of satisfaction related to the outcomes of the cooperation projects and assess the importance that public funding plays in university-enterprise cooperation. Understanding the motivations, the difficulties and the benefits associated with the university-enterprise interaction is vital to the future development of new cooperation projects. To this end, this research looks at nine technological projects funded by PRODER’s measure 4.1. (Cooperation for Innovation) and carried out in partnership between the University and local firms, using a questionnaire to university researchers and firms to get the empirical data. The results show that companies are satisfied with the University, even in cases where the objectives of the project have not been accomplished.