O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nuno Adriano Baptista
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4909
Resumo: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Auditoria.
id RCAP_5a6e1e89f2a0dda5ad53e6568eb634ab
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público658.0378Dissertação de mestrado em Contabilidade e Auditoria.A gestão de uma organização, na actualidade, é por si só um grande desafio. Os sistemas tradicionais de informação para a gestão não permitem responder a esse desafio, dado que apresentam várias debilidades e insuficiências. O Balanced Scorecard poderá então ser um instrumento de gestão estratégica imprescindível. A formulação dos objectivos, das iniciativas estratégicas, das metas e dos indicadores, pelas quatro perspectivas e considerando as relações causa-efeito entre elas, permite uma gestão mais consentânea com a nova realidade. A utilização do Balanced Scorecard é já uma realidade em várias organizações da administração pública de todo o mundo. Algumas, consideram que este instrumento permite melhorar o planeamento estratégico e consequentemente cumprir a missão. As instituições de ensino superior público, que regra geral possuem uma fraca cultura de gestão estratégica, têm também a possibilidade de, através da utilização do Balanced Scorecard, melhorar o seu desempenho. Desta forma, e considerando que, nestas instituições não é normal a sua utilização, verifica-se a necessidade de desenvolver um modelo, com as necessárias adaptações, que permita a comunicação, clarificação e gestão da estratégia. Neste trabalho, após uma revisão de literatura, desenvolveu-se o Balanced Scorecard para a Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, pois verificou-se, através da análise dos resultados do estudo empírico, que existia uma fraca cultura estratégica. Neste sentido, definiram-se os objectivos estratégicos e os indicadores para as diferentes perspectivas (cliente, social, processos internos, aprendizagem e crescimento e responsabilidade financeira e orçamental), considerando as relações de causa-efeito entre elas. Apresentaram-se também as acções estratégicas, que permitirão cumprir a sua missão. O modelo criado, com as cinco perspectivas, centra a gestão estratégica da instituição no aluno (cliente), relega para segundo plano a perspectiva de responsabilidade financeira e orçamental e destaca o seu impacto social.Nowadays managing an organization is a considerable challenge. Traditional management information systems do not provide an appropriate response to such a challenge as they contain numerous weak points and deficiencies. The Balance Scorecard can thus be an indispensable strategic management tool. Identification of objectives, strategic initiatives, goals and indicators, through all four perspectives and taking into account their cause-effect relation, allows for a kind of management that is more in tune with the new reality. Usage of the Balanced Scorecard is already a fact in many Public Administration management organizations all over the world. Some of those organizations believe this tool enables them to improve strategic planning and fulfilment of their mission. State higher education institutions, by norm stage of poor strategic management culture, can now improve their performance by using Balanced Scorecard. Due to the fact that this practice is not common in these institutions, it becomes necessary to design a model that includes the necessary adaptations in order to allow communication, clarification and management of the strategy. In this document, and after a literature revision, a model Balanced Scorecard was developed for the Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, since it was verified that the existing strategic culture was rather poor. With this in mind, strategic objectives and indicators were set out for the different perspectives (client, social, internal processes, learning and growth, and financial and budgetary responsibility), taking into account their cause-effect relation. Strategic actions geared towards mission accomplishment were also presented. The conceived model containing all five perspectives, concentrates the strategic management of the institution on the student (client), and relegates the financial and budgetary perspective to second level while highlighting its social impact.Carvalho, João Baptista da CostaUniversidade do MinhoRibeiro, Nuno Adriano Baptista20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
spellingShingle O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
Ribeiro, Nuno Adriano Baptista
658.0
378
title_short O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_full O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_fullStr O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_full_unstemmed O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
title_sort O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
author Ribeiro, Nuno Adriano Baptista
author_facet Ribeiro, Nuno Adriano Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, João Baptista da Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nuno Adriano Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv 658.0
378
topic 658.0
378
description Dissertação de mestrado em Contabilidade e Auditoria.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4909
url http://hdl.handle.net/1822/4909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303831936237568