Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andreia Filipa Telo Santos da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8838
Resumo: A presente investigação desenvolvida no âmbito da Educação de Adultos centra-se, inicialmente, em algumas correntes teóricas com o intuito de facilitar a compreensão desta problemática. O quadro teórico aborda, de uma forma geral, as diretrizes europeias da Aprendizagem ao Longo da Vida com especial enfoque na modalidade de Educação de Adultos em contexto nacional e internacional. É, ainda, imprescindível abordar o estudo de Philippe Carré, pois constitui parte integrante da pesquisa. O estudo tem como objetivo entender as motivações dos adultos face à frequência de cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária José Afonso em Loures. Posto isto, o instrumento de investigação utilizado teve como base o “Questionário de Motivação para a Formação - QMF” produzido por Philippe Carré, em 2001, e publicado no seu livro - De la motivation à la formation; traduzido e adaptado ao questionário da presente investigação. Os dados recolhidos, que são de natureza quantitativa e o tratamento dos mesmos, obtido mediante a utilização do Programa IBM SPSS Statistics 20 foram analisados à luz do contributo teórico de Philippe Carré. A investigação baseou-se numa amostra de 73 indivíduos, que frequentam os Cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação no ano letivo 2012/2013, com vista à conclusão do 12º ano e obtenção do nível de qualificação III da Escola Secundária José Afonso. Os resultados obtidos sugerem que a motivação dos adultos se baseia em fatores intrínsecos e extrínsecos de acordo com as características da amostra.
id RCAP_5a9da7b54ab114b5fadb3f76b0d337e6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de casoAprendizagem ao longo da vidaEducação de adultosMotivaçãoCursos EFAQuestionárioQMFLifelong learningAdult educationMotivationCourses EFAQuestionnaireA presente investigação desenvolvida no âmbito da Educação de Adultos centra-se, inicialmente, em algumas correntes teóricas com o intuito de facilitar a compreensão desta problemática. O quadro teórico aborda, de uma forma geral, as diretrizes europeias da Aprendizagem ao Longo da Vida com especial enfoque na modalidade de Educação de Adultos em contexto nacional e internacional. É, ainda, imprescindível abordar o estudo de Philippe Carré, pois constitui parte integrante da pesquisa. O estudo tem como objetivo entender as motivações dos adultos face à frequência de cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária José Afonso em Loures. Posto isto, o instrumento de investigação utilizado teve como base o “Questionário de Motivação para a Formação - QMF” produzido por Philippe Carré, em 2001, e publicado no seu livro - De la motivation à la formation; traduzido e adaptado ao questionário da presente investigação. Os dados recolhidos, que são de natureza quantitativa e o tratamento dos mesmos, obtido mediante a utilização do Programa IBM SPSS Statistics 20 foram analisados à luz do contributo teórico de Philippe Carré. A investigação baseou-se numa amostra de 73 indivíduos, que frequentam os Cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação no ano letivo 2012/2013, com vista à conclusão do 12º ano e obtenção do nível de qualificação III da Escola Secundária José Afonso. Os resultados obtidos sugerem que a motivação dos adultos se baseia em fatores intrínsecos e extrínsecos de acordo com as características da amostra.The current investigation developed in the ambit of Adult Education centers, initially in some theorical currents, with the goal of facilitates the comprehension of this problematic. The theorical board approaches, generally, the European guide lines of Lifelong Learning with special emphasis on Adult Education before the national and international context.. It is, also, imprescindible to approach the study of Philippe Carré, as an integral part of the research. The study’s goal is to understand the adult’s motivation that concerns the EFA courses at Escola Secundária José Afonso in Loures. Knowing this, the investigation instrument used, had as its base the “Questionário de Motivação para a Formação – QMF” developed by Philippe Carré, in 2001, and published in this book – De la motivation à la formation, translated e adapted to the questionnaire of the current investigation. The collected data are from quantitative nature and their treatment was obtained by using the IBM SPSS Statistics 20 Program were analyzed with the theorical contribution of Philippe Carré. This investigation was based in a sample of 73 individuals that frequent EFA double certification courses in school year 2012/2013, aiming to the 12th grade’s conclusion and obtaining qualification level III at Escola Secundária José Afonso. The obtained results suggest that adult’s motivation is based on intrinsic and extrinsic factors, according to the sample characteristics.2015-04-21T14:09:33Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8838TID:201059746porCosta, Andreia Filipa Telo Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:29.940779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
title Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
spellingShingle Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
Costa, Andreia Filipa Telo Santos da
Aprendizagem ao longo da vida
Educação de adultos
Motivação
Cursos EFA
Questionário
QMF
Lifelong learning
Adult education
Motivation
Courses EFA
Questionnaire
title_short Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
title_full Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
title_fullStr Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
title_full_unstemmed Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
title_sort Educação de adultos: motivação face à aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso
author Costa, Andreia Filipa Telo Santos da
author_facet Costa, Andreia Filipa Telo Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andreia Filipa Telo Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Educação de adultos
Motivação
Cursos EFA
Questionário
QMF
Lifelong learning
Adult education
Motivation
Courses EFA
Questionnaire
topic Aprendizagem ao longo da vida
Educação de adultos
Motivação
Cursos EFA
Questionário
QMF
Lifelong learning
Adult education
Motivation
Courses EFA
Questionnaire
description A presente investigação desenvolvida no âmbito da Educação de Adultos centra-se, inicialmente, em algumas correntes teóricas com o intuito de facilitar a compreensão desta problemática. O quadro teórico aborda, de uma forma geral, as diretrizes europeias da Aprendizagem ao Longo da Vida com especial enfoque na modalidade de Educação de Adultos em contexto nacional e internacional. É, ainda, imprescindível abordar o estudo de Philippe Carré, pois constitui parte integrante da pesquisa. O estudo tem como objetivo entender as motivações dos adultos face à frequência de cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária José Afonso em Loures. Posto isto, o instrumento de investigação utilizado teve como base o “Questionário de Motivação para a Formação - QMF” produzido por Philippe Carré, em 2001, e publicado no seu livro - De la motivation à la formation; traduzido e adaptado ao questionário da presente investigação. Os dados recolhidos, que são de natureza quantitativa e o tratamento dos mesmos, obtido mediante a utilização do Programa IBM SPSS Statistics 20 foram analisados à luz do contributo teórico de Philippe Carré. A investigação baseou-se numa amostra de 73 indivíduos, que frequentam os Cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação no ano letivo 2012/2013, com vista à conclusão do 12º ano e obtenção do nível de qualificação III da Escola Secundária José Afonso. Os resultados obtidos sugerem que a motivação dos adultos se baseia em fatores intrínsecos e extrínsecos de acordo com as características da amostra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-12
2015-04-21T14:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8838
TID:201059746
url http://hdl.handle.net/10071/8838
identifier_str_mv TID:201059746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134856861450240