A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2164 |
Resumo: | Resumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma. |
id |
RCAP_5b18a5d2e3c07b449270c64f9cfe22da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de ViseuJardim de InfânciaAtividade livreExpressão MotoraAtividade orientadaResumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma.Abstract This Final Report Stage emerged from Supervised Teaching Practice in preschool education and 1st cycle of Basic Education II (PES II) and Supervised Teaching Practice in preschool education and 1st cycle of Basic Education III (PESIII). In this context, this report specifies pedagogical practices developed along this academic journey, holding up some fundamental documents to the respective interventions in different school contexts. Considering the importance of a constant reflection of the interventions realized in past, as well as in the future on a professional level, the educator must be in constant research. In this way, the study that is presented in the second part of this work, allow us to reflect about the relationship of the new practices approach of Expression Motor, and the importance that educators give to it.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBasílio, Ana Patrícia PintoEsteves, João Luís, orient.2014-05-19T15:26:49Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2164porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:27ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu |
title |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu |
spellingShingle |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu Basílio, Ana Patrícia Pinto Jardim de Infância Atividade livre Expressão Motora Atividade orientada |
title_short |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu |
title_full |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu |
title_fullStr |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu |
title_full_unstemmed |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu |
title_sort |
A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu |
author |
Basílio, Ana Patrícia Pinto |
author_facet |
Basílio, Ana Patrícia Pinto Esteves, João Luís, orient. |
author_role |
author |
author2 |
Esteves, João Luís, orient. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basílio, Ana Patrícia Pinto Esteves, João Luís, orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de Infância Atividade livre Expressão Motora Atividade orientada |
topic |
Jardim de Infância Atividade livre Expressão Motora Atividade orientada |
description |
Resumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T15:26:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2164 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301958620610560 |