A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Ana Patrícia Pinto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Esteves, João Luís, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2164
Resumo: Resumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma.
id RCAP_5b18a5d2e3c07b449270c64f9cfe22da
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de ViseuJardim de InfânciaAtividade livreExpressão MotoraAtividade orientadaResumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma.Abstract This Final Report Stage emerged from Supervised Teaching Practice in preschool education and 1st cycle of Basic Education II (PES II) and Supervised Teaching Practice in preschool education and 1st cycle of Basic Education III (PESIII). In this context, this report specifies pedagogical practices developed along this academic journey, holding up some fundamental documents to the respective interventions in different school contexts. Considering the importance of a constant reflection of the interventions realized in past, as well as in the future on a professional level, the educator must be in constant research. In this way, the study that is presented in the second part of this work, allow us to reflect about the relationship of the new practices approach of Expression Motor, and the importance that educators give to it.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBasílio, Ana Patrícia PintoEsteves, João Luís, orient.2014-05-19T15:26:49Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2164porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:27ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
title A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
spellingShingle A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
Basílio, Ana Patrícia Pinto
Jardim de Infância
Atividade livre
Expressão Motora
Atividade orientada
title_short A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
title_full A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
title_fullStr A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
title_full_unstemmed A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
title_sort A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de Viseu
author Basílio, Ana Patrícia Pinto
author_facet Basílio, Ana Patrícia Pinto
Esteves, João Luís, orient.
author_role author
author2 Esteves, João Luís, orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Basílio, Ana Patrícia Pinto
Esteves, João Luís, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Atividade livre
Expressão Motora
Atividade orientada
topic Jardim de Infância
Atividade livre
Expressão Motora
Atividade orientada
description Resumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-05-19T15:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2164
url http://hdl.handle.net/10400.19/2164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301958620610560