Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior

Bibliographic Details
Main Author: Casanova, Joana R.
Publication Date: 2021
Other Authors: Bernardo, Ana B., Almeida, Leandro S.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://hdl.handle.net/1822/74904
Summary: O ingresso no Ensino Superior é um momento determinante na vida dos estudantes, caracterizado por inúmeras mudanças nas diferentes áreas de vida. Considerando a riqueza do contexto do Ensino Superior em termos de desafios e oportunidades que coloca aos estudantes, as primeiras semanas de frequência universitária são particularmente relevantes. Ainda que a maioria dos estudantes vivencie esta fase com entusiasmo e satisfação, alguns estudantes experienciam mais dificuldades na sua adaptação académica, o que pode contribuir para situações de insucesso académico e ponderação de abandono da formação. O presente artigo apresenta um estudo com 611 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior de uma universidade pública do norte de Portugal, provenientes de cursos de diferentes áreas científicas. Através de uma análise de regressão hierárquica analisamos, num primeiro momento, o impacto das variáveis média acesso ao Ensino Superior, idade, sexo, situação de emprego, habilitações académicas da mãe e do pai, e, num segundo momento, o impacto das dificuldades na adaptação ao Ensino Superior, frequência do curso de primeira opção de escolha e universidade de primeira opção de escolha na intenção de abandonar de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Os resultados sugerem impacto diverso das variáveis independentes, quando se considera a amostra geral de estudantes e estes agrupados por áreas científicas dos seus cursos. Com base nos resultados, sugerem-se formas de apoio institucional que permitam mitigar os riscos de insucesso e abandono dos estudantes do primeiro ano do Ensino Superior.
id RCAP_5b77aba95218777642eebd5e16dd8877
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino SuperiorDifficulties in academic adaptation and intention to drop out of students in the first-year of Higher EducationEnsino SuperiorAdaptação académicaSucesso académicoAbandono académicoHigher educationAcademic adaptationAcademic successAcademic dropoutEducação de qualidadeO ingresso no Ensino Superior é um momento determinante na vida dos estudantes, caracterizado por inúmeras mudanças nas diferentes áreas de vida. Considerando a riqueza do contexto do Ensino Superior em termos de desafios e oportunidades que coloca aos estudantes, as primeiras semanas de frequência universitária são particularmente relevantes. Ainda que a maioria dos estudantes vivencie esta fase com entusiasmo e satisfação, alguns estudantes experienciam mais dificuldades na sua adaptação académica, o que pode contribuir para situações de insucesso académico e ponderação de abandono da formação. O presente artigo apresenta um estudo com 611 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior de uma universidade pública do norte de Portugal, provenientes de cursos de diferentes áreas científicas. Através de uma análise de regressão hierárquica analisamos, num primeiro momento, o impacto das variáveis média acesso ao Ensino Superior, idade, sexo, situação de emprego, habilitações académicas da mãe e do pai, e, num segundo momento, o impacto das dificuldades na adaptação ao Ensino Superior, frequência do curso de primeira opção de escolha e universidade de primeira opção de escolha na intenção de abandonar de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Os resultados sugerem impacto diverso das variáveis independentes, quando se considera a amostra geral de estudantes e estes agrupados por áreas científicas dos seus cursos. Com base nos resultados, sugerem-se formas de apoio institucional que permitam mitigar os riscos de insucesso e abandono dos estudantes do primeiro ano do Ensino Superior.Higher Education is a defining moment in the lives of students, characterized by numerous changes in different areas of life. Considering the richness of the Higher Education context in terms of the challenges and opportunitiesit posesto students, the first weeks of university attendance are particularly relevant. Although most students experience this phase with enthusiasm and satisfaction, some students experience more difficulties in their academic adaptation, which can contribute to situations of academic failure and pondering about dropping out of training. This paper presents a study with 611 students from the first year of Higher Education at a public university in the north of Portugal, from courses in different scientific areas. Through a hierarchical regression analysis, we analysed, at first, the impact of the variables mean access to Higher Education, age, gender, employment status, educational qualifications of the mother and father, and, at a second moment, the impact of difficulties on adaptation to Higher Education, attendance of the first-choice course and first-choice university with the intention of dropping out of students in the first year of Higher Education. The results suggest a different impact of the independent variables, when considering the generalsample ofstudents and these grouped by scientific areas of their courses. Based on the results, forms of institutional support are suggested to mitigate the risks of failure and dropout of students in the first year of Higher Education.FCT -Fundação para a Ciência e a Tecnologia(UIDB/01661/2020)Universidade da CoruñaUniversidade do MinhoCasanova, Joana R.Bernardo, Ana B.Almeida, Leandro S.2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74904porCasanova, J., Bernardo, A. B., & Almeida, L. S. (2021). Dificultades de adaptación académica e intención de abandono de estudiantes de primer año de Educación Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 8(2), 211-228. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.87051138-16632386-741810.17979/reipe.2021.8.2.8705https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T01:22:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:55.558071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
Difficulties in academic adaptation and intention to drop out of students in the first-year of Higher Education
title Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
spellingShingle Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
Casanova, Joana R.
Ensino Superior
Adaptação académica
Sucesso académico
Abandono académico
Higher education
Academic adaptation
Academic success
Academic dropout
Educação de qualidade
title_short Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
title_full Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
title_fullStr Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
title_full_unstemmed Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
title_sort Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
author Casanova, Joana R.
author_facet Casanova, Joana R.
Bernardo, Ana B.
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Bernardo, Ana B.
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova, Joana R.
Bernardo, Ana B.
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Adaptação académica
Sucesso académico
Abandono académico
Higher education
Academic adaptation
Academic success
Academic dropout
Educação de qualidade
topic Ensino Superior
Adaptação académica
Sucesso académico
Abandono académico
Higher education
Academic adaptation
Academic success
Academic dropout
Educação de qualidade
description O ingresso no Ensino Superior é um momento determinante na vida dos estudantes, caracterizado por inúmeras mudanças nas diferentes áreas de vida. Considerando a riqueza do contexto do Ensino Superior em termos de desafios e oportunidades que coloca aos estudantes, as primeiras semanas de frequência universitária são particularmente relevantes. Ainda que a maioria dos estudantes vivencie esta fase com entusiasmo e satisfação, alguns estudantes experienciam mais dificuldades na sua adaptação académica, o que pode contribuir para situações de insucesso académico e ponderação de abandono da formação. O presente artigo apresenta um estudo com 611 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior de uma universidade pública do norte de Portugal, provenientes de cursos de diferentes áreas científicas. Através de uma análise de regressão hierárquica analisamos, num primeiro momento, o impacto das variáveis média acesso ao Ensino Superior, idade, sexo, situação de emprego, habilitações académicas da mãe e do pai, e, num segundo momento, o impacto das dificuldades na adaptação ao Ensino Superior, frequência do curso de primeira opção de escolha e universidade de primeira opção de escolha na intenção de abandonar de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Os resultados sugerem impacto diverso das variáveis independentes, quando se considera a amostra geral de estudantes e estes agrupados por áreas científicas dos seus cursos. Com base nos resultados, sugerem-se formas de apoio institucional que permitam mitigar os riscos de insucesso e abandono dos estudantes do primeiro ano do Ensino Superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/74904
url https://hdl.handle.net/1822/74904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Casanova, J., Bernardo, A. B., & Almeida, L. S. (2021). Dificultades de adaptación académica e intención de abandono de estudiantes de primer año de Educación Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 8(2), 211-228. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705
1138-1663
2386-7418
10.17979/reipe.2021.8.2.8705
https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132886320807936