Arte e poder na obra de Mário-Henrique Leiria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9126 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Portugueses |
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Arte e poder na obra de Mário-Henrique LeiriaIroniaArtePoderSubversãoCómicoParódiaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos PortuguesesA presente tese insere-se no âmbito dos Estudos Portugueses e visa abordar as relações de arte e de poder na obra de Mário-Henrique Leiria, centralizando-se nos dois volumes de contos intitulados Contos do Gin Tonic e Novos Contos do Gin, publicados em 1973. Face à ausência de estudos significativos sobre este autor, justifica-se o interesse deste trabalho, não só por dar a conhecer parte do seu pensamento teórico, que se mantém inédito até aos dias de hoje, mas principalmente porque permite entender as dificuldades que Mário-Henrique Leiria sentiu, enquanto artista plástico e escritor, durante o período do Estado Novo. Apresenta-se uma breve incursão ao percurso artístico-biográfico do autor de forma a compreender a importância da arte na sua vida, seguida de uma sucinta contextualização artística, política e social que revelará muitas das condicionantes que determinaram a sua trajectória individual. Desvelam-se algumas das críticas tecidas na obra leiriana, em especial ao establishment da arte, através da demonstração de elementos textuais que indiciam as distintas estruturas de poder a que a arte esteve exposta, e de que forma as relações entre estas e aquelas evoluíram desde o período surrealista do autor (1949 – 1951) até ao momento da publicação das suas obras, na década de 70. A análise de uma narrativa extraída de Contos do Gin Tonic, fundamentada com o apoio dos textos críticos inéditos do autor, originou a discussão em torno de diversos temas directamente ligados à arte, como o meio artístico, o artista, o objecto artístico, a recepção artística e a crítica de arte. A arte e a literatura, enquanto meios de expressão de inconformismo e instrumentos de subversão, são armas de luta preferenciais de Mário-Henrique. A literatura, em particular, é passível de ser aqui observada sob a perspectiva dos seus recursos estilísticos - a ironia, a paródia, a simples comicidade e o humor negro -, que comportam um triplo aspecto funcional: como diferentes estratégias discursivas para expressar uma perspectiva da vivência de uma determinada contingência política e social; como meio de sublevação que se faz essencialmente pela palavra; e, por fim, como via de acesso a um espaço único de liberdade, que é, afinal, o da criação artística.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNBraga, Marta Cristina Mendes2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:59Zoai:run.unl.pt:10362/9126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:33.598773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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