A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/251
Resumo: A afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados.
id RCAP_5c165327e14f521271ae9e83d9d8c698
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008public relationsinternetpolitical campaignscommunitiesparticipationrelações públicasinternetcampanhas políticascomunidadesparticipaçãoA afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados.The introduction of the Internet and Web 2.0 in the social, economic and political contemporary societies has brought new challenges to the Communication theories and practices. This research aimed to evaluate the Internet contribution to the civic participation in political electoral campaigns, determining the role of Public Relations in this process, specifically the community-building field. We examined Barack Obama Presidential Campaign, in 2008 in the U.S. aiming to understand what were the global and specific factors involved in citizen participation and their contribution to the results achieved.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2013-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/251oai:revues.org:cp/251porurn:doi:10.4000/cp.251http://journals.openedition.org/cp/251Oliveira, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:44ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
title A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
spellingShingle A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
Oliveira, Carla
public relations
internet
political campaigns
communities
participation
relações públicas
internet
campanhas políticas
comunidades
participação
title_short A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
title_full A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
title_fullStr A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
title_full_unstemmed A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
title_sort A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais - O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
author Oliveira, Carla
author_facet Oliveira, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv public relations
internet
political campaigns
communities
participation
relações públicas
internet
campanhas políticas
comunidades
participação
topic public relations
internet
political campaigns
communities
participation
relações públicas
internet
campanhas políticas
comunidades
participação
description A afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/251
oai:revues.org:cp/251
url http://journals.openedition.org/cp/251
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.251
http://journals.openedition.org/cp/251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301611094212608