Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Catarina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinto-Gomes, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7438
Resumo: No presente trabalho consta a descrição do itinerário geobotânico percorrido pelos participantes do VI Seminário Internacional de Gestão e Conservação da Biodiversidade (2012), organizado pela Universidade de Évora, nos territórios serranos (Tortosendo - Portugal). Este itinerário desenvolve-se pelos territórios ocidentais da Serra da Estrela, chegando mesmo às proximidades da Torre (ponto culminante) e conta com quatro paragens representativas da diversidade geobotânica estrelense: 1ªparagem, em orotemperado submediterrânico altoestrelense, com observação de microsigmeta lacustres e etapas seriais do Lycopodio clavati-Juniperetum nanae Sigmetum; 2ª paragem, em orotemperado submediterrânico altoestrelense, com apreciação de prados psicro-xerofíticos e permasérie de Teucrio salviastri-Echinospastetum pulviniformis; 3ª paragem, em supratemperado submediterrânico guardense, com observação de um carvalhal de Holco mollis-Quercetum pyrenaicae; 4ª paragem, em mesomediterrâneo superior zezerense, com análise de um azinhal de Teucrio salviastri-Quercetum rotundifoliae. Neste guia encontra-se um enquadramento geral, com a descrição dos principais aspectos biofísicos da Serra da Estrela, aos quais se segue o retrato global das particularidades ecológicas e geobotânicas de cada um dos locais de paragem e respectivos trajectos entre eles, assim como o respectivo elenco florístico. Para uma consulta mais célere nos índices taxonómicos e sintaxonómicos assinalam-se as paragens (P1, P2, P3 e P4), os trajectos (T1, T2 e T3) e os capítulos (vg. 3.2 e 3.4) onde se abordam os taxa e sintaxa referidos.
id RCAP_5c1968b562ef6c86270f085d71cc8002
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da EstrelaSerra da EstrelaGuia GeobotânicoPortugalNo presente trabalho consta a descrição do itinerário geobotânico percorrido pelos participantes do VI Seminário Internacional de Gestão e Conservação da Biodiversidade (2012), organizado pela Universidade de Évora, nos territórios serranos (Tortosendo - Portugal). Este itinerário desenvolve-se pelos territórios ocidentais da Serra da Estrela, chegando mesmo às proximidades da Torre (ponto culminante) e conta com quatro paragens representativas da diversidade geobotânica estrelense: 1ªparagem, em orotemperado submediterrânico altoestrelense, com observação de microsigmeta lacustres e etapas seriais do Lycopodio clavati-Juniperetum nanae Sigmetum; 2ª paragem, em orotemperado submediterrânico altoestrelense, com apreciação de prados psicro-xerofíticos e permasérie de Teucrio salviastri-Echinospastetum pulviniformis; 3ª paragem, em supratemperado submediterrânico guardense, com observação de um carvalhal de Holco mollis-Quercetum pyrenaicae; 4ª paragem, em mesomediterrâneo superior zezerense, com análise de um azinhal de Teucrio salviastri-Quercetum rotundifoliae. Neste guia encontra-se um enquadramento geral, com a descrição dos principais aspectos biofísicos da Serra da Estrela, aos quais se segue o retrato global das particularidades ecológicas e geobotânicas de cada um dos locais de paragem e respectivos trajectos entre eles, assim como o respectivo elenco florístico. Para uma consulta mais célere nos índices taxonómicos e sintaxonómicos assinalam-se as paragens (P1, P2, P3 e P4), os trajectos (T1, T2 e T3) e os capítulos (vg. 3.2 e 3.4) onde se abordam os taxa e sintaxa referidos.Gobierno da Extremadura2013-01-18T10:48:56Z2013-01-182012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7438http://hdl.handle.net/10174/7438porMeireles, Catarina & Carlos Pinto-Gomes (2012) Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela. Folia Botanica Extremadurensis, 6:106-170.DPAOcmeireles@portugalmail.ptcpgomes@uevora.pt590Meireles, CatarinaPinto-Gomes, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:57.022178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
title Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
spellingShingle Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
Meireles, Catarina
Serra da Estrela
Guia Geobotânico
Portugal
title_short Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
title_full Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
title_fullStr Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
title_full_unstemmed Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
title_sort Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela
author Meireles, Catarina
author_facet Meireles, Catarina
Pinto-Gomes, Carlos
author_role author
author2 Pinto-Gomes, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Catarina
Pinto-Gomes, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Serra da Estrela
Guia Geobotânico
Portugal
topic Serra da Estrela
Guia Geobotânico
Portugal
description No presente trabalho consta a descrição do itinerário geobotânico percorrido pelos participantes do VI Seminário Internacional de Gestão e Conservação da Biodiversidade (2012), organizado pela Universidade de Évora, nos territórios serranos (Tortosendo - Portugal). Este itinerário desenvolve-se pelos territórios ocidentais da Serra da Estrela, chegando mesmo às proximidades da Torre (ponto culminante) e conta com quatro paragens representativas da diversidade geobotânica estrelense: 1ªparagem, em orotemperado submediterrânico altoestrelense, com observação de microsigmeta lacustres e etapas seriais do Lycopodio clavati-Juniperetum nanae Sigmetum; 2ª paragem, em orotemperado submediterrânico altoestrelense, com apreciação de prados psicro-xerofíticos e permasérie de Teucrio salviastri-Echinospastetum pulviniformis; 3ª paragem, em supratemperado submediterrânico guardense, com observação de um carvalhal de Holco mollis-Quercetum pyrenaicae; 4ª paragem, em mesomediterrâneo superior zezerense, com análise de um azinhal de Teucrio salviastri-Quercetum rotundifoliae. Neste guia encontra-se um enquadramento geral, com a descrição dos principais aspectos biofísicos da Serra da Estrela, aos quais se segue o retrato global das particularidades ecológicas e geobotânicas de cada um dos locais de paragem e respectivos trajectos entre eles, assim como o respectivo elenco florístico. Para uma consulta mais célere nos índices taxonómicos e sintaxonómicos assinalam-se as paragens (P1, P2, P3 e P4), os trajectos (T1, T2 e T3) e os capítulos (vg. 3.2 e 3.4) onde se abordam os taxa e sintaxa referidos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01T00:00:00Z
2013-01-18T10:48:56Z
2013-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7438
http://hdl.handle.net/10174/7438
url http://hdl.handle.net/10174/7438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Meireles, Catarina & Carlos Pinto-Gomes (2012) Guia de campo do itinerário geobotânico à Serra da Estrela. Folia Botanica Extremadurensis, 6:106-170.
DPAO
cmeireles@portugalmail.pt
cpgomes@uevora.pt
590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Gobierno da Extremadura
publisher.none.fl_str_mv Gobierno da Extremadura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136503182393344