Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pequeneza, Tânia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2129
Resumo: O objectivo deste artigo é a apresentação dos resultados de uma utilização do software educativo e seu contributo para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, no 1º ano de escolaridade. Esta investigação foi implementada num Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco com uma turma de 16 alunos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do software educativo «GCompris» possibilitou um incremento das aprendizagens dos alunos pelo facto destes se sentirem mais motivados e de poderem praticar os seus conhecimentos num contexto digital que se mostrou ser mais atractivo. Contudo, talvez pelo facto de serem alunos com uma média de idades de 6-7 anos manifestaram que o acompanhamento e a presença da professora se mostra fundamental. Quer isto dizer que deve haver uma complementaridade que possa conciliar o fator humano (professora) e o fator digital (software educativo) que se possa traduzir numa rentabilização dos recursos pedagógicos conducentes a um processo de ensino-aprendizagem mais ricos e com melhores níveis qualitativos.
id RCAP_5c3472750a63041786aa742bb1344f74
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aulaTICSoftware educativoMatemática1º Ciclo do Ensino BásicoO objectivo deste artigo é a apresentação dos resultados de uma utilização do software educativo e seu contributo para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, no 1º ano de escolaridade. Esta investigação foi implementada num Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco com uma turma de 16 alunos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do software educativo «GCompris» possibilitou um incremento das aprendizagens dos alunos pelo facto destes se sentirem mais motivados e de poderem praticar os seus conhecimentos num contexto digital que se mostrou ser mais atractivo. Contudo, talvez pelo facto de serem alunos com uma média de idades de 6-7 anos manifestaram que o acompanhamento e a presença da professora se mostra fundamental. Quer isto dizer que deve haver uma complementaridade que possa conciliar o fator humano (professora) e o fator digital (software educativo) que se possa traduzir numa rentabilização dos recursos pedagógicos conducentes a um processo de ensino-aprendizagem mais ricos e com melhores níveis qualitativos.Maria José Marcelino ; Maria Cristina Azevedo Gomes ; António José MendesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPequeneza, TâniaGil, Henrique2013-12-02T15:32:22Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2129porPEQUENEZA, Tânia ; GIL, Henrique (2013) - Software Educativo «GCompris» no 1º Ciclo do Ensino Básico na área da Matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula. In XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 13-15 Novembro, atas. p. 247-248.978-989-96261-3-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:29.139222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
title Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
spellingShingle Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
Pequeneza, Tânia
TIC
Software educativo
Matemática
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
title_full Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
title_fullStr Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
title_full_unstemmed Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
title_sort Software educativo «GCompris» no 1º ciclo do ensino básico na área da matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula
author Pequeneza, Tânia
author_facet Pequeneza, Tânia
Gil, Henrique
author_role author
author2 Gil, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pequeneza, Tânia
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Software educativo
Matemática
1º Ciclo do Ensino Básico
topic TIC
Software educativo
Matemática
1º Ciclo do Ensino Básico
description O objectivo deste artigo é a apresentação dos resultados de uma utilização do software educativo e seu contributo para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da matemática, no 1º ano de escolaridade. Esta investigação foi implementada num Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco com uma turma de 16 alunos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do software educativo «GCompris» possibilitou um incremento das aprendizagens dos alunos pelo facto destes se sentirem mais motivados e de poderem praticar os seus conhecimentos num contexto digital que se mostrou ser mais atractivo. Contudo, talvez pelo facto de serem alunos com uma média de idades de 6-7 anos manifestaram que o acompanhamento e a presença da professora se mostra fundamental. Quer isto dizer que deve haver uma complementaridade que possa conciliar o fator humano (professora) e o fator digital (software educativo) que se possa traduzir numa rentabilização dos recursos pedagógicos conducentes a um processo de ensino-aprendizagem mais ricos e com melhores níveis qualitativos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-02T15:32:22Z
2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2129
url http://hdl.handle.net/10400.11/2129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEQUENEZA, Tânia ; GIL, Henrique (2013) - Software Educativo «GCompris» no 1º Ciclo do Ensino Básico na área da Matemática : resultados de uma investigação em contexto de sala de aula. In XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 13-15 Novembro, atas. p. 247-248.
978-989-96261-3-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Maria José Marcelino ; Maria Cristina Azevedo Gomes ; António José Mendes
publisher.none.fl_str_mv Maria José Marcelino ; Maria Cristina Azevedo Gomes ; António José Mendes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130794204069888