Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, M.R.J.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Grilo, M.J.B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5634
Resumo: O mundo contemporâneo, apesar das dificuldades conjunturais que a todos afectam, tem uma preocupação com o Património que não encontra paralelo com qualquer outra época da História. O património ferroviário em Portugal tem, em nosso entender, a mais-valia fundamental de poder ser lido atendendo à vertente do património material e imaterial, o que nos obriga a ter uma visão integradora e generalizadora deste património. Neste sentido, o Museu Nacional Ferroviário tem um importante papel a desempenhar neste campo e uma responsabilidade cultural na divulgação de peças únicas, de que destacamos o Comboio Real, o Comboio Presidencial, ou a Locomotiva CP 02049, a locomotiva a vapor mais antiga da Península Ibérica. No Museu Nacional Ferroviário pretendemos contar a história dos caminhos-de-ferro nacionais, a par dos seus progressos no estrangeiro, mas também dos ferroviários que como grupo profissional reuniu esforços para desbravar o país e fazer chegar a modernidade.
id RCAP_5cccd66ae3a96ab165b0d49e57f668e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessáriaMuseu Nacional FerroviárioPatrimónioPortugalO mundo contemporâneo, apesar das dificuldades conjunturais que a todos afectam, tem uma preocupação com o Património que não encontra paralelo com qualquer outra época da História. O património ferroviário em Portugal tem, em nosso entender, a mais-valia fundamental de poder ser lido atendendo à vertente do património material e imaterial, o que nos obriga a ter uma visão integradora e generalizadora deste património. Neste sentido, o Museu Nacional Ferroviário tem um importante papel a desempenhar neste campo e uma responsabilidade cultural na divulgação de peças únicas, de que destacamos o Comboio Real, o Comboio Presidencial, ou a Locomotiva CP 02049, a locomotiva a vapor mais antiga da Península Ibérica. No Museu Nacional Ferroviário pretendemos contar a história dos caminhos-de-ferro nacionais, a par dos seus progressos no estrangeiro, mas também dos ferroviários que como grupo profissional reuniu esforços para desbravar o país e fazer chegar a modernidade.ABSTRACT : The modern world, despite all of the economic difficulties it faces, has a deep concern for its Cultural Heritage, unparalelled throughout History. The railway heritage in Portugal has, in our opinion, the great advantage of being able to be read in its material and immaterial scope, allowing us to have a general and integrated vision of this heritage. With this in mind, the Museu Nacional Ferroviário has an important role to play, along with a cultural responsability to divulge unique pieces, specially where it concerns the rolling stock, from which it is important to highlight the Comboio Real, the Comboio Presidencial or the Locomotiva CP 02049, the oldest steam locomotive of the Iberian Peninsula. In the Museu Nacional Ferroviário we aim to tell the story of the national railways, with parallels to the progress abroad, and of the rail workers that came together to unite the country and bring forth the Modern AgeIPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, M.R.J.Grilo, M.J.B.2017-07-22T17:10:53Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5634porPEREIRA, M.R.J. ; GRILO, M.J.B. (2013) - Museu Nacional Ferroviário : uma reflexão necessária. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Nº 12.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
title Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
spellingShingle Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
Pereira, M.R.J.
Museu Nacional Ferroviário
Património
Portugal
title_short Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
title_full Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
title_fullStr Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
title_full_unstemmed Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
title_sort Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
author Pereira, M.R.J.
author_facet Pereira, M.R.J.
Grilo, M.J.B.
author_role author
author2 Grilo, M.J.B.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, M.R.J.
Grilo, M.J.B.
dc.subject.por.fl_str_mv Museu Nacional Ferroviário
Património
Portugal
topic Museu Nacional Ferroviário
Património
Portugal
description O mundo contemporâneo, apesar das dificuldades conjunturais que a todos afectam, tem uma preocupação com o Património que não encontra paralelo com qualquer outra época da História. O património ferroviário em Portugal tem, em nosso entender, a mais-valia fundamental de poder ser lido atendendo à vertente do património material e imaterial, o que nos obriga a ter uma visão integradora e generalizadora deste património. Neste sentido, o Museu Nacional Ferroviário tem um importante papel a desempenhar neste campo e uma responsabilidade cultural na divulgação de peças únicas, de que destacamos o Comboio Real, o Comboio Presidencial, ou a Locomotiva CP 02049, a locomotiva a vapor mais antiga da Península Ibérica. No Museu Nacional Ferroviário pretendemos contar a história dos caminhos-de-ferro nacionais, a par dos seus progressos no estrangeiro, mas também dos ferroviários que como grupo profissional reuniu esforços para desbravar o país e fazer chegar a modernidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2017-07-22T17:10:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5634
url http://hdl.handle.net/10400.11/5634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, M.R.J. ; GRILO, M.J.B. (2013) - Museu Nacional Ferroviário : uma reflexão necessária. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Nº 12.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301838871134208