Museu Nacional Ferroviário, uma reflexão necessária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5634 |
Resumo: | O mundo contemporâneo, apesar das dificuldades conjunturais que a todos afectam, tem uma preocupação com o Património que não encontra paralelo com qualquer outra época da História. O património ferroviário em Portugal tem, em nosso entender, a mais-valia fundamental de poder ser lido atendendo à vertente do património material e imaterial, o que nos obriga a ter uma visão integradora e generalizadora deste património. Neste sentido, o Museu Nacional Ferroviário tem um importante papel a desempenhar neste campo e uma responsabilidade cultural na divulgação de peças únicas, de que destacamos o Comboio Real, o Comboio Presidencial, ou a Locomotiva CP 02049, a locomotiva a vapor mais antiga da Península Ibérica. No Museu Nacional Ferroviário pretendemos contar a história dos caminhos-de-ferro nacionais, a par dos seus progressos no estrangeiro, mas também dos ferroviários que como grupo profissional reuniu esforços para desbravar o país e fazer chegar a modernidade. |
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