Incapacidade intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13016 |
Resumo: | Com o trabalho que a seguir se apresenta, pretendemos analisar os problemas de comportamento de um jovem com incapacidade intelectual, em contexto educativo, e desenvolver um plano de intervenção com vista à promoção dos comportamentos adequados, reduzindo ou eliminando os problemas comportamentais. Na primeira parte do trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre alguns conceitos específicos que considerámos que deveriam ser clarificados e procedemos a uma recolha de informação sobre o percurso que tem vindo a ser feito rumo à inclusão de crianças/ jovens com incapacidade intelectual na escola portuguesa. Refletimos ainda sobre as origens e as implicações dos problemas de comportamento, em especial quando surgem em alunos com incapacidade intelectual, e apresentámos os princípios, fundamentos e modos de operacionalização, do modelo de intervenção Positive Behavioral Support System, por serem aqueles que mais se adequavam ao plano que pretendíamos desenvolver. Na segunda parte, explicitámos as nossas opções metodológicas, caracterizámos o objeto do nosso estudo, discriminámos a intervenção que realizámos e analisámos os dados obtidos, que nos permitiram perceber que é possível melhorar o comportamento de um aluno com incapacidade intelectual, recorrendo a intervenções comportamentais positivas, e que essa mudança tem repercussões na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem e na promoção da inclusão. |
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Incapacidade intelectualavaliação e modificação do comportamento em contexto escolarum estudo de casoProblemas de ComportamentoIntegração EscolarCrianças DeficientesEducacção EspecialCom o trabalho que a seguir se apresenta, pretendemos analisar os problemas de comportamento de um jovem com incapacidade intelectual, em contexto educativo, e desenvolver um plano de intervenção com vista à promoção dos comportamentos adequados, reduzindo ou eliminando os problemas comportamentais. Na primeira parte do trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre alguns conceitos específicos que considerámos que deveriam ser clarificados e procedemos a uma recolha de informação sobre o percurso que tem vindo a ser feito rumo à inclusão de crianças/ jovens com incapacidade intelectual na escola portuguesa. Refletimos ainda sobre as origens e as implicações dos problemas de comportamento, em especial quando surgem em alunos com incapacidade intelectual, e apresentámos os princípios, fundamentos e modos de operacionalização, do modelo de intervenção Positive Behavioral Support System, por serem aqueles que mais se adequavam ao plano que pretendíamos desenvolver. Na segunda parte, explicitámos as nossas opções metodológicas, caracterizámos o objeto do nosso estudo, discriminámos a intervenção que realizámos e analisámos os dados obtidos, que nos permitiram perceber que é possível melhorar o comportamento de um aluno com incapacidade intelectual, recorrendo a intervenções comportamentais positivas, e que essa mudança tem repercussões na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem e na promoção da inclusão.Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaRepositório ComumHenriques, José António do Rosário2016-04-11T11:30:34Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:57.675865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o trabalho que a seguir se apresenta, pretendemos analisar os problemas de comportamento de um jovem com incapacidade intelectual, em contexto educativo, e desenvolver um plano de intervenção com vista à promoção dos comportamentos adequados, reduzindo ou eliminando os problemas comportamentais. Na primeira parte do trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre alguns conceitos específicos que considerámos que deveriam ser clarificados e procedemos a uma recolha de informação sobre o percurso que tem vindo a ser feito rumo à inclusão de crianças/ jovens com incapacidade intelectual na escola portuguesa. Refletimos ainda sobre as origens e as implicações dos problemas de comportamento, em especial quando surgem em alunos com incapacidade intelectual, e apresentámos os princípios, fundamentos e modos de operacionalização, do modelo de intervenção Positive Behavioral Support System, por serem aqueles que mais se adequavam ao plano que pretendíamos desenvolver. Na segunda parte, explicitámos as nossas opções metodológicas, caracterizámos o objeto do nosso estudo, discriminámos a intervenção que realizámos e analisámos os dados obtidos, que nos permitiram perceber que é possível melhorar o comportamento de um aluno com incapacidade intelectual, recorrendo a intervenções comportamentais positivas, e que essa mudança tem repercussões na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem e na promoção da inclusão. |
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