O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Nuno Rodrigues, 1978-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8379
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_5d7f549a4da7eeae642451ba31bbdf78
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridadeEnsino da químicaDesenvolvimento de competênciasLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012Com este trabalho pretendeu-se conhecer a reação dos alunos do 12.ºano de escolaridade à implementação de atividades com recurso às visualizações, durante o ensino da subunidade “Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural”. Para isso, pretendeu-se identificar as dificuldades sentidas e as competências desenvolvidas pelos alunos quando recorrem ao uso de visualizações e, ainda, conhecer as potencialidades que os alunos atribuem ao uso de visualizações nas aulas de Química. Para se atingir estas finalidades utilizou-se uma metodologia investigativa de natureza qualitativa com orientação interpretativa. Participaram neste trabalho oito alunos de uma turma do 12.º ano de escolaridade, pertencentes a uma escola do distrito de Setúbal. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados a observação naturalista, a entrevista em grupo focado e os documentos escritos. No processo de análise de conteúdo, os dados recolhidos foram codificados e categorizados. Os resultados revelaram que os alunos se envolveram de uma forma dinâmica na exploração das visualizações e à medida que as dificuldades manifestadas foram sendo ultrapassadas, possibilitou-lhes o desenvolvimento de competências no domínio do conhecimento substantivo e atitudinal. Os resultados mostraram também que os alunos atribuíram várias potencialidades ao uso de visualizações, tendo destacado a interatividade que estas proporcionam no processo de ensino e aprendizagem da Química.This work aims at describing how 12th grade pupils react to the implementation of activities, using visualizations, about the theme "Fossil fuels: coal, crude oil and natural gas". Besides, the work also aimed to identify to identify the difficulties felt and the competencies developed by pupils when when the visualizations are used and also to know the potentialities that pupils attribute to the use of visualizations in the Chemistry lessons. A methodology based in qualitative research with interpretative orientation was applied. In this work participated eight 12th grade pupils, belonging to a school from the district of Setúbal. Several instruments to collect data were used: naturalistic observation, focus group interview, and written documents. In the process of content analysis, data was collected and categorized. The results revealed that pupils engaged in a dynamic way, when exploring the interactive visualizations. The difficulties shown by the pupils were overcome during the activities, allowing the development of substantive knowledge and attitudinal competencies. The results also showed that pupils attributed several possibilities to use of visualizations for example the dynamics that visualizations provide in the process of teaching and learning of Chemistry.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaLourenço, Nuno Rodrigues, 1978-2013-04-24T15:21:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:56.624210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
title O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
spellingShingle O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
Lourenço, Nuno Rodrigues, 1978-
Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
title_full O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
title_fullStr O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
title_sort O uso de visualizações no tema "Combustíveis, Energia e Ambiente" : um estudo com alunos do 12.º ano de escolaridade
author Lourenço, Nuno Rodrigues, 1978-
author_facet Lourenço, Nuno Rodrigues, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Nuno Rodrigues, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-24T15:21:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8379
url http://hdl.handle.net/10451/8379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222490796032