Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4255 |
Resumo: | A modernidade construiu uma poderosa narrativa social de secularização, vista como declínio inelutável da religião por esta serincompatível com o progresso. Boa parte do Iluminismo, sobretudo nos países católicos, foi hostil à religião. Em Portugal, foi o que aconteceu, com extensões ao Período Liberal e à I República. Mais recentemente, aconteceu algo semelhante nos nacionalismos árabes do século XX em relação ao islamismo, visto como obscurantista. Entretanto, os dados vieram invalidar a narrativa do declínio da religião e obrigar a reformular o conceito de secularização. Mais: parte importante da “recuperação” religiosa não é “progressista”. No caso cristão, David Martin afirma mesmo que os pobres têm optado crescentemente pelo pentecostalismo e pelo carismatismo católico. Porquê? O autor deste artigo procura uma explicação possível do fenómeno usando dois conceitos de uma teoria da religião de Stark e Bainbridge: “recompensas” e “compensadores”. |
id |
RCAP_5e508fd639221ffdd6c263f69b8f45f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4255 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teóricoRELIGIÃOFILOSOFIA DA RELIGIÃOFÉSECULARISMORELIGIONPHILOSOPHY OF RELIGIONFAITHSECULARISMA modernidade construiu uma poderosa narrativa social de secularização, vista como declínio inelutável da religião por esta serincompatível com o progresso. Boa parte do Iluminismo, sobretudo nos países católicos, foi hostil à religião. Em Portugal, foi o que aconteceu, com extensões ao Período Liberal e à I República. Mais recentemente, aconteceu algo semelhante nos nacionalismos árabes do século XX em relação ao islamismo, visto como obscurantista. Entretanto, os dados vieram invalidar a narrativa do declínio da religião e obrigar a reformular o conceito de secularização. Mais: parte importante da “recuperação” religiosa não é “progressista”. No caso cristão, David Martin afirma mesmo que os pobres têm optado crescentemente pelo pentecostalismo e pelo carismatismo católico. Porquê? O autor deste artigo procura uma explicação possível do fenómeno usando dois conceitos de uma teoria da religião de Stark e Bainbridge: “recompensas” e “compensadores”.Modernity built a powerful social narrative of secularization, seen as the inevitable decline of religion since it was incompatible with progress. Much of the Enlightenment, especially in Catholic countries, was hostile to religion. In Portugal it happened with extensions to the Liberal Period and the First Republic. More recently, something similar happened in the Arab nationalism of the twentieth century towards Islam, seen as obscurantist. However, data invalidated the narrative of the decline of religion and forced to reshape the concept of secularization. An important part of “resurgence” of religion is not “progressive.” In the Christian case, David Martin saysthat the poor haveincreasingly opted for Pentecostalism and the Catholic Charismatism. Why? The author of this articleseeks an explanation of the phenomenon using two concepts of religion theorists Stark and Bainbridge, “rewards” and “compensators”.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-20T19:29:46Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4255por1646-1630Costa, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-17T01:32:06Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:40.580890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico |
title |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico |
spellingShingle |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico Costa, Joaquim RELIGIÃO FILOSOFIA DA RELIGIÃO FÉ SECULARISMO RELIGION PHILOSOPHY OF RELIGION FAITH SECULARISM |
title_short |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico |
title_full |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico |
title_fullStr |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico |
title_full_unstemmed |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico |
title_sort |
Fé e narrativas de progresso : um pequeno contributo teórico |
author |
Costa, Joaquim |
author_facet |
Costa, Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELIGIÃO FILOSOFIA DA RELIGIÃO FÉ SECULARISMO RELIGION PHILOSOPHY OF RELIGION FAITH SECULARISM |
topic |
RELIGIÃO FILOSOFIA DA RELIGIÃO FÉ SECULARISMO RELIGION PHILOSOPHY OF RELIGION FAITH SECULARISM |
description |
A modernidade construiu uma poderosa narrativa social de secularização, vista como declínio inelutável da religião por esta serincompatível com o progresso. Boa parte do Iluminismo, sobretudo nos países católicos, foi hostil à religião. Em Portugal, foi o que aconteceu, com extensões ao Período Liberal e à I República. Mais recentemente, aconteceu algo semelhante nos nacionalismos árabes do século XX em relação ao islamismo, visto como obscurantista. Entretanto, os dados vieram invalidar a narrativa do declínio da religião e obrigar a reformular o conceito de secularização. Mais: parte importante da “recuperação” religiosa não é “progressista”. No caso cristão, David Martin afirma mesmo que os pobres têm optado crescentemente pelo pentecostalismo e pelo carismatismo católico. Porquê? O autor deste artigo procura uma explicação possível do fenómeno usando dois conceitos de uma teoria da religião de Stark e Bainbridge: “recompensas” e “compensadores”. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-11-20T19:29:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4255 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131243804098560 |