Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Rita Patrícia Saraiva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34063
Resumo: A dissertação Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas estuda a ligação entre o processo de Avaliação Externa das Escolas (AEE) e o processo formativo adotado pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), respondendo, através de um estudo de casos múltiplos, à seguinte questão: Em que medida os planos de formação dos CFAE respondem às necessidades de formação que emergem do processo de AEE? No sentido de responder ao referido anteriormente, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a realização de entrevistas e a aplicação de questionários, que envolveram os diretores de CFAE, e os professores responsáveis pelos planos de formação de escolas1 avaliadas externamente nos anos letivos de 2018/2019 ou 2019/2020. Do estudo, conclui-se que os inquiridos reconhecem a pertinência do contributo da AEE no processo de desenvolvimento e na introdução de melhorias nas organizações educativas. No que se refere ao processo formativo, apesar do CFAE e das escolas possuírem ferramentas para o levantamento de necessidades de formação e controlo do processo formativo, o “olhar externo” da AEE é valorizado. As respostas às necessidades de formação identificadas em contexto escolar têm-se efetuado, dentro do possível, principalmente ao nível do pessoal docente. No entanto, encontram-se alguns constrangimentos que se relacionam, sobretudo, com: a imposição de planos formativos pela tutela; as limitações dos programas de financiamento; a falta de recursos humanos e a sobrecarga dos profissionais das escolas; e a conciliação da atividade formativa com outras atividades das escolas e dos CFAE; - Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation Abstract: The dissertation: Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation studies the link between the process of Schools External Evaluation and the training process adopted by the Schools Association Training Centers, responding, through a multiple case study, to the following question: To what extent do Schools Association Training Centers respond to the training needs that emerge from Schools External Evaluation process? In order to respond to the above, several techniques and data collection instruments were used, such as bibliographic research, document analysis, interviews and the application of questionnaires, which involved the directors of Schools Association Training Centers and teachers responsible for the training plans of schools, that were evaluated externally in the academic years 2018/2019 or 2019/2020. From the study, it is concluded that the respondents recognize the relevance of the contribution of Schools External Evaluation in the development process and in the introduction of improvements in educational organizations. With regard to the training process, although Schools Association Training Centers and schools have tools for surveying training needs and controlling the training process, the Schools External Evaluation “external look” is valued. The responses to the training needs identified in the school context have been carried out, as far as possible, mainly at the level of teaching staff, however, there are some constraints that relate, above all, to: the imposition of training plans by the guardianship; the limitations of funding programs; the lack of human resources and the overload of school professionals; and the conciliation of the training activity with other activities of the schools and of the Schools Association Training Centers; - Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas RESUMEN: La tesis: Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas estudia el vínculo entre el proceso de Evaluación Externa de Escuelas y el proceso formativo adoptado por los Centros de Formación de Asociación de Escuelas, respondiendo, a través de un estudio de caso múltiple, a la siguiente pregunta: En qué medida los planes de formación de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas responden a las necesidades formativas que surgen del proceso Evaluación Externa de Escuelas? Para dar respuesta a lo anterior, se utilizaron diversas técnicas e instrumentos de recolección de datos, como la investigación bibliográfica, el análisis de documentos, las entrevistas y la aplicación de cuestionarios, en los que participaron los directivos de Centros de Formación de Asociación de Escuelas y los docentes responsables de los planes de formación de las escuelas evaluadas externamente, en los cursos académicos 2018/2019 o 2019/2020. Del estudio se concluye que los encuestados reconocen la relevancia de la contribución de la Evaluación Externa de Escuelas en el proceso de desarrollo y en la introducción de mejoras en las organizaciones educativas. En cuanto al proceso de formación, si bien el Centros de Formación de Asociación de Escuelas y las escuelas disponen de herramientas para el levantamiento de necesidades formativas y el control del proceso formativo, se valora la “mirada externa” de la Evaluación Externa de Escuelas. Las respuestas a las necesidades formativas identificadas en el contexto escolar se han llevado a cabo, en la medida de lo posible, principalmente a nivel del profesorado, sin embargo, existen algunas condicionantes que se relacionan, sobre todo, con: la imposición de planes formativos por parte de tutela; las limitaciones de los programas de financiación; la falta de recursos humanos y la sobrecarga de los profesionales de la escuela; y la conciliación de la actividad formativa con otras actividades de las escuelas y de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas.
id RCAP_5ea8b35ea18e8815089ccc5a706b5673
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das EscolasFormação contínuaCentro de Formação de Associação de EscolasFormação de AdultosNecessidades de formaçãoAvaliação Externa das EscolasContinuous formationSchool Association Training CenterAdult TrainingTraining needsSchools External EvaluationFormación contínuaCentro de Formación de Asociación de EscuelasFormación de adultosNecesidades de entrenamientoEvaluación Externa de EscuelasA dissertação Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas estuda a ligação entre o processo de Avaliação Externa das Escolas (AEE) e o processo formativo adotado pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), respondendo, através de um estudo de casos múltiplos, à seguinte questão: Em que medida os planos de formação dos CFAE respondem às necessidades de formação que emergem do processo de AEE? No sentido de responder ao referido anteriormente, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a realização de entrevistas e a aplicação de questionários, que envolveram os diretores de CFAE, e os professores responsáveis pelos planos de formação de escolas1 avaliadas externamente nos anos letivos de 2018/2019 ou 2019/2020. Do estudo, conclui-se que os inquiridos reconhecem a pertinência do contributo da AEE no processo de desenvolvimento e na introdução de melhorias nas organizações educativas. No que se refere ao processo formativo, apesar do CFAE e das escolas possuírem ferramentas para o levantamento de necessidades de formação e controlo do processo formativo, o “olhar externo” da AEE é valorizado. As respostas às necessidades de formação identificadas em contexto escolar têm-se efetuado, dentro do possível, principalmente ao nível do pessoal docente. No entanto, encontram-se alguns constrangimentos que se relacionam, sobretudo, com: a imposição de planos formativos pela tutela; as limitações dos programas de financiamento; a falta de recursos humanos e a sobrecarga dos profissionais das escolas; e a conciliação da atividade formativa com outras atividades das escolas e dos CFAE; - Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation Abstract: The dissertation: Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation studies the link between the process of Schools External Evaluation and the training process adopted by the Schools Association Training Centers, responding, through a multiple case study, to the following question: To what extent do Schools Association Training Centers respond to the training needs that emerge from Schools External Evaluation process? In order to respond to the above, several techniques and data collection instruments were used, such as bibliographic research, document analysis, interviews and the application of questionnaires, which involved the directors of Schools Association Training Centers and teachers responsible for the training plans of schools, that were evaluated externally in the academic years 2018/2019 or 2019/2020. From the study, it is concluded that the respondents recognize the relevance of the contribution of Schools External Evaluation in the development process and in the introduction of improvements in educational organizations. With regard to the training process, although Schools Association Training Centers and schools have tools for surveying training needs and controlling the training process, the Schools External Evaluation “external look” is valued. The responses to the training needs identified in the school context have been carried out, as far as possible, mainly at the level of teaching staff, however, there are some constraints that relate, above all, to: the imposition of training plans by the guardianship; the limitations of funding programs; the lack of human resources and the overload of school professionals; and the conciliation of the training activity with other activities of the schools and of the Schools Association Training Centers; - Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas RESUMEN: La tesis: Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas estudia el vínculo entre el proceso de Evaluación Externa de Escuelas y el proceso formativo adoptado por los Centros de Formación de Asociación de Escuelas, respondiendo, a través de un estudio de caso múltiple, a la siguiente pregunta: En qué medida los planes de formación de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas responden a las necesidades formativas que surgen del proceso Evaluación Externa de Escuelas? Para dar respuesta a lo anterior, se utilizaron diversas técnicas e instrumentos de recolección de datos, como la investigación bibliográfica, el análisis de documentos, las entrevistas y la aplicación de cuestionarios, en los que participaron los directivos de Centros de Formación de Asociación de Escuelas y los docentes responsables de los planes de formación de las escuelas evaluadas externamente, en los cursos académicos 2018/2019 o 2019/2020. Del estudio se concluye que los encuestados reconocen la relevancia de la contribución de la Evaluación Externa de Escuelas en el proceso de desarrollo y en la introducción de mejoras en las organizaciones educativas. En cuanto al proceso de formación, si bien el Centros de Formación de Asociación de Escuelas y las escuelas disponen de herramientas para el levantamiento de necesidades formativas y el control del proceso formativo, se valora la “mirada externa” de la Evaluación Externa de Escuelas. Las respuestas a las necesidades formativas identificadas en el contexto escolar se han llevado a cabo, en la medida de lo posible, principalmente a nivel del profesorado, sin embargo, existen algunas condicionantes que se relacionan, sobre todo, con: la imposición de planes formativos por parte de tutela; las limitaciones de los programas de financiación; la falta de recursos humanos y la sobrecarga de los profesionales de la escuela; y la conciliación de la actividad formativa con otras actividades de las escuelas y de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas.Universidade de Évora2023-02-08T17:55:47Z2023-02-082022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34063http://hdl.handle.net/10174/34063TID:203131819porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoritasar.marques@gmail.com229Marques, Rita Patrícia Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:36:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:47.239834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
title Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
spellingShingle Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
Marques, Rita Patrícia Saraiva
Formação contínua
Centro de Formação de Associação de Escolas
Formação de Adultos
Necessidades de formação
Avaliação Externa das Escolas
Continuous formation
School Association Training Center
Adult Training
Training needs
Schools External Evaluation
Formación contínua
Centro de Formación de Asociación de Escuelas
Formación de adultos
Necesidades de entrenamiento
Evaluación Externa de Escuelas
title_short Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
title_full Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
title_fullStr Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
title_full_unstemmed Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
title_sort Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
author Marques, Rita Patrícia Saraiva
author_facet Marques, Rita Patrícia Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Rita Patrícia Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua
Centro de Formação de Associação de Escolas
Formação de Adultos
Necessidades de formação
Avaliação Externa das Escolas
Continuous formation
School Association Training Center
Adult Training
Training needs
Schools External Evaluation
Formación contínua
Centro de Formación de Asociación de Escuelas
Formación de adultos
Necesidades de entrenamiento
Evaluación Externa de Escuelas
topic Formação contínua
Centro de Formação de Associação de Escolas
Formação de Adultos
Necessidades de formação
Avaliação Externa das Escolas
Continuous formation
School Association Training Center
Adult Training
Training needs
Schools External Evaluation
Formación contínua
Centro de Formación de Asociación de Escuelas
Formación de adultos
Necesidades de entrenamiento
Evaluación Externa de Escuelas
description A dissertação Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas estuda a ligação entre o processo de Avaliação Externa das Escolas (AEE) e o processo formativo adotado pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), respondendo, através de um estudo de casos múltiplos, à seguinte questão: Em que medida os planos de formação dos CFAE respondem às necessidades de formação que emergem do processo de AEE? No sentido de responder ao referido anteriormente, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a realização de entrevistas e a aplicação de questionários, que envolveram os diretores de CFAE, e os professores responsáveis pelos planos de formação de escolas1 avaliadas externamente nos anos letivos de 2018/2019 ou 2019/2020. Do estudo, conclui-se que os inquiridos reconhecem a pertinência do contributo da AEE no processo de desenvolvimento e na introdução de melhorias nas organizações educativas. No que se refere ao processo formativo, apesar do CFAE e das escolas possuírem ferramentas para o levantamento de necessidades de formação e controlo do processo formativo, o “olhar externo” da AEE é valorizado. As respostas às necessidades de formação identificadas em contexto escolar têm-se efetuado, dentro do possível, principalmente ao nível do pessoal docente. No entanto, encontram-se alguns constrangimentos que se relacionam, sobretudo, com: a imposição de planos formativos pela tutela; as limitações dos programas de financiamento; a falta de recursos humanos e a sobrecarga dos profissionais das escolas; e a conciliação da atividade formativa com outras atividades das escolas e dos CFAE; - Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation Abstract: The dissertation: Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation studies the link between the process of Schools External Evaluation and the training process adopted by the Schools Association Training Centers, responding, through a multiple case study, to the following question: To what extent do Schools Association Training Centers respond to the training needs that emerge from Schools External Evaluation process? In order to respond to the above, several techniques and data collection instruments were used, such as bibliographic research, document analysis, interviews and the application of questionnaires, which involved the directors of Schools Association Training Centers and teachers responsible for the training plans of schools, that were evaluated externally in the academic years 2018/2019 or 2019/2020. From the study, it is concluded that the respondents recognize the relevance of the contribution of Schools External Evaluation in the development process and in the introduction of improvements in educational organizations. With regard to the training process, although Schools Association Training Centers and schools have tools for surveying training needs and controlling the training process, the Schools External Evaluation “external look” is valued. The responses to the training needs identified in the school context have been carried out, as far as possible, mainly at the level of teaching staff, however, there are some constraints that relate, above all, to: the imposition of training plans by the guardianship; the limitations of funding programs; the lack of human resources and the overload of school professionals; and the conciliation of the training activity with other activities of the schools and of the Schools Association Training Centers; - Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas RESUMEN: La tesis: Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas estudia el vínculo entre el proceso de Evaluación Externa de Escuelas y el proceso formativo adoptado por los Centros de Formación de Asociación de Escuelas, respondiendo, a través de un estudio de caso múltiple, a la siguiente pregunta: En qué medida los planes de formación de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas responden a las necesidades formativas que surgen del proceso Evaluación Externa de Escuelas? Para dar respuesta a lo anterior, se utilizaron diversas técnicas e instrumentos de recolección de datos, como la investigación bibliográfica, el análisis de documentos, las entrevistas y la aplicación de cuestionarios, en los que participaron los directivos de Centros de Formación de Asociación de Escuelas y los docentes responsables de los planes de formación de las escuelas evaluadas externamente, en los cursos académicos 2018/2019 o 2019/2020. Del estudio se concluye que los encuestados reconocen la relevancia de la contribución de la Evaluación Externa de Escuelas en el proceso de desarrollo y en la introducción de mejoras en las organizaciones educativas. En cuanto al proceso de formación, si bien el Centros de Formación de Asociación de Escuelas y las escuelas disponen de herramientas para el levantamiento de necesidades formativas y el control del proceso formativo, se valora la “mirada externa” de la Evaluación Externa de Escuelas. Las respuestas a las necesidades formativas identificadas en el contexto escolar se han llevado a cabo, en la medida de lo posible, principalmente a nivel del profesorado, sin embargo, existen algunas condicionantes que se relacionan, sobre todo, con: la imposición de planes formativos por parte de tutela; las limitaciones de los programas de financiación; la falta de recursos humanos y la sobrecarga de los profesionales de la escuela; y la conciliación de la actividad formativa con otras actividades de las escuelas y de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T00:00:00Z
2023-02-08T17:55:47Z
2023-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34063
http://hdl.handle.net/10174/34063
TID:203131819
url http://hdl.handle.net/10174/34063
identifier_str_mv TID:203131819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ritasar.marques@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136710109429760