Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, João M. C.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Mónica, Sa, Luis, Oliveira, Carlos S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18892
Resumo: O projeto PERSISTAH foi pioneiro em Portugal na utilização das metodologias de avaliação sísmica estipuladas no EC8, aplicando-as a um conjunto alargado de escolas do 1.º ciclo do ensino básico existentes na região do Algarve. Para que fosse possível atingir esse objetivo ambicioso, foi desenvolvido um programa informático que permite avaliar o nível de segurança sísmica de uma escola. No entanto, também é importante garantir que as populações entendam que mesmo que um edifício cumpra os requisitos de segurança sísmica estipulados num regulamento, as estruturas não são concebidas para resistir aos sismos intensos sem danos. Assim, a comunicação do risco sísmico é de grande importância para o aumento da resiliência sísmica das comunidades. Para isso, foram criados textos de apoio à comunidade estudantil de modo a facilitar a assimilação de conceitos e de medidas de autoproteção e de mitigação do risco, especialmente as relacionadas com os elementos não-estruturais, que poderão ficar seriamente danificados mesmo em edifícios corretamente projetados, podendo causar ferimentos ou mesmo a perda de vidas e das funções do edifício. Neste trabalho, foi usada a Escola EB2 de Sagres como ponto de referência dos resultados apresentados. Palavras-chave: Risco sísmico, reforço sísmico, comunicação do risco, escolas do Algarve.
id RCAP_5ec092d815e574e3e6478a6ef2208d85
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAHRisco sísmicoReforço sísmicoComunicação do riscoEscolas do AlgarveO projeto PERSISTAH foi pioneiro em Portugal na utilização das metodologias de avaliação sísmica estipuladas no EC8, aplicando-as a um conjunto alargado de escolas do 1.º ciclo do ensino básico existentes na região do Algarve. Para que fosse possível atingir esse objetivo ambicioso, foi desenvolvido um programa informático que permite avaliar o nível de segurança sísmica de uma escola. No entanto, também é importante garantir que as populações entendam que mesmo que um edifício cumpra os requisitos de segurança sísmica estipulados num regulamento, as estruturas não são concebidas para resistir aos sismos intensos sem danos. Assim, a comunicação do risco sísmico é de grande importância para o aumento da resiliência sísmica das comunidades. Para isso, foram criados textos de apoio à comunidade estudantil de modo a facilitar a assimilação de conceitos e de medidas de autoproteção e de mitigação do risco, especialmente as relacionadas com os elementos não-estruturais, que poderão ficar seriamente danificados mesmo em edifícios corretamente projetados, podendo causar ferimentos ou mesmo a perda de vidas e das funções do edifício. Neste trabalho, foi usada a Escola EB2 de Sagres como ponto de referência dos resultados apresentados. Palavras-chave: Risco sísmico, reforço sísmico, comunicação do risco, escolas do Algarve.Programa INTERREG-POCTEP España-Portugal e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)0313_PERSISTAH_5_P - Projetos de Escolas Resilientes aos Sismos no Território do Algarve e de HuelvaRISCOSSapientiaEstêvão, João M. C.Ferreira, MónicaSa, LuisOliveira, Carlos S.2023-01-23T12:11:08Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18892porEstêvão, João M. C.; Ferreira, Mónica; Fazendeiro Sá, Luis; Oliveira, Carlos. "Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH". Territorium 29(I) (2022): 161-176.0872-894110.14195/1647-7723_29-1_14info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
title Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
spellingShingle Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
Estêvão, João M. C.
Risco sísmico
Reforço sísmico
Comunicação do risco
Escolas do Algarve
title_short Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
title_full Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
title_fullStr Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
title_full_unstemmed Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
title_sort Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
author Estêvão, João M. C.
author_facet Estêvão, João M. C.
Ferreira, Mónica
Sa, Luis
Oliveira, Carlos S.
author_role author
author2 Ferreira, Mónica
Sa, Luis
Oliveira, Carlos S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, João M. C.
Ferreira, Mónica
Sa, Luis
Oliveira, Carlos S.
dc.subject.por.fl_str_mv Risco sísmico
Reforço sísmico
Comunicação do risco
Escolas do Algarve
topic Risco sísmico
Reforço sísmico
Comunicação do risco
Escolas do Algarve
description O projeto PERSISTAH foi pioneiro em Portugal na utilização das metodologias de avaliação sísmica estipuladas no EC8, aplicando-as a um conjunto alargado de escolas do 1.º ciclo do ensino básico existentes na região do Algarve. Para que fosse possível atingir esse objetivo ambicioso, foi desenvolvido um programa informático que permite avaliar o nível de segurança sísmica de uma escola. No entanto, também é importante garantir que as populações entendam que mesmo que um edifício cumpra os requisitos de segurança sísmica estipulados num regulamento, as estruturas não são concebidas para resistir aos sismos intensos sem danos. Assim, a comunicação do risco sísmico é de grande importância para o aumento da resiliência sísmica das comunidades. Para isso, foram criados textos de apoio à comunidade estudantil de modo a facilitar a assimilação de conceitos e de medidas de autoproteção e de mitigação do risco, especialmente as relacionadas com os elementos não-estruturais, que poderão ficar seriamente danificados mesmo em edifícios corretamente projetados, podendo causar ferimentos ou mesmo a perda de vidas e das funções do edifício. Neste trabalho, foi usada a Escola EB2 de Sagres como ponto de referência dos resultados apresentados. Palavras-chave: Risco sísmico, reforço sísmico, comunicação do risco, escolas do Algarve.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-23T12:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/18892
url http://hdl.handle.net/10400.1/18892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estêvão, João M. C.; Ferreira, Mónica; Fazendeiro Sá, Luis; Oliveira, Carlos. "Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH". Territorium 29(I) (2022): 161-176.
0872-8941
10.14195/1647-7723_29-1_14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RISCOS
publisher.none.fl_str_mv RISCOS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303936197197824