Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/18892 |
Resumo: | O projeto PERSISTAH foi pioneiro em Portugal na utilização das metodologias de avaliação sísmica estipuladas no EC8, aplicando-as a um conjunto alargado de escolas do 1.º ciclo do ensino básico existentes na região do Algarve. Para que fosse possível atingir esse objetivo ambicioso, foi desenvolvido um programa informático que permite avaliar o nível de segurança sísmica de uma escola. No entanto, também é importante garantir que as populações entendam que mesmo que um edifício cumpra os requisitos de segurança sísmica estipulados num regulamento, as estruturas não são concebidas para resistir aos sismos intensos sem danos. Assim, a comunicação do risco sísmico é de grande importância para o aumento da resiliência sísmica das comunidades. Para isso, foram criados textos de apoio à comunidade estudantil de modo a facilitar a assimilação de conceitos e de medidas de autoproteção e de mitigação do risco, especialmente as relacionadas com os elementos não-estruturais, que poderão ficar seriamente danificados mesmo em edifícios corretamente projetados, podendo causar ferimentos ou mesmo a perda de vidas e das funções do edifício. Neste trabalho, foi usada a Escola EB2 de Sagres como ponto de referência dos resultados apresentados. Palavras-chave: Risco sísmico, reforço sísmico, comunicação do risco, escolas do Algarve. |
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Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAHRisco sísmicoReforço sísmicoComunicação do riscoEscolas do AlgarveO projeto PERSISTAH foi pioneiro em Portugal na utilização das metodologias de avaliação sísmica estipuladas no EC8, aplicando-as a um conjunto alargado de escolas do 1.º ciclo do ensino básico existentes na região do Algarve. Para que fosse possível atingir esse objetivo ambicioso, foi desenvolvido um programa informático que permite avaliar o nível de segurança sísmica de uma escola. No entanto, também é importante garantir que as populações entendam que mesmo que um edifício cumpra os requisitos de segurança sísmica estipulados num regulamento, as estruturas não são concebidas para resistir aos sismos intensos sem danos. Assim, a comunicação do risco sísmico é de grande importância para o aumento da resiliência sísmica das comunidades. Para isso, foram criados textos de apoio à comunidade estudantil de modo a facilitar a assimilação de conceitos e de medidas de autoproteção e de mitigação do risco, especialmente as relacionadas com os elementos não-estruturais, que poderão ficar seriamente danificados mesmo em edifícios corretamente projetados, podendo causar ferimentos ou mesmo a perda de vidas e das funções do edifício. Neste trabalho, foi usada a Escola EB2 de Sagres como ponto de referência dos resultados apresentados. Palavras-chave: Risco sísmico, reforço sísmico, comunicação do risco, escolas do Algarve.Programa INTERREG-POCTEP España-Portugal e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)0313_PERSISTAH_5_P - Projetos de Escolas Resilientes aos Sismos no Território do Algarve e de HuelvaRISCOSSapientiaEstêvão, João M. C.Ferreira, MónicaSa, LuisOliveira, Carlos S.2023-01-23T12:11:08Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18892porEstêvão, João M. C.; Ferreira, Mónica; Fazendeiro Sá, Luis; Oliveira, Carlos. "Avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico: ensinamentos do projeto PERSISTAH". Territorium 29(I) (2022): 161-176.0872-894110.14195/1647-7723_29-1_14info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:16ZPortal AgregadorONG |
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