Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Catarina Maria Capela Novais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18203
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta do percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite à futura docente a construção e habilitação de um perfil duplo, e, deste modo, a construção de conhecimentos acerca da especificidade de cada um dos níveis educativos e das dimensões que os unem. Desta forma, os conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos foram mobilizados, articulando referentes teóricos e práticos, permitindo a realização de práticas fundamentadas e de reflexões críticas acerca das mesmas, e consecutivamente, a construção de saberes intrínsecas à docência. É ainda de abordado o processo de colaboração entre o par pedagógico e entre as mestrandas, os orientadores cooperantes e as supervisoras institucionais, e a Metodologia Investigação-Ação, que permitiram a construção de futuras docentes observadoras, questionadoras e reflexivas sobre as suas práticas. Desta forma, foi possível o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras e motivadoras, sustentadas na observação sistemática, e que procuravam ir ao encontro das necessidades, interesses, capacidades e níveis de desenvolvimento das crianças em contexto. Foi então possível a construção de uma Identidade Profissional Docente, ainda que numa fase inicial, em contextos diversos e reais, o que permite que a futura docente seja um ser ativo na comunidade do seu contexto educativo.
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