Justiça complexa e educação: uma reflexão sobre dialectologia da justiça em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Carlos V.
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/8672
Resumo: Problematiza-se o conceito de justiça, designadamente o seu sentido universalista, abstracto e formal, interpretando-o antes como pluralizado e com várias gramáticas. A partir desta contextualização, estudam-se as implicações da justiça complexa no campo da educação e, mais particularmente, nas organizações educativas. Para melhor se compreender a dialéctica da(s) justiça(s) no seio das escolas, reflecte-se, depois, sobre a natureza das organizações escolares, entendendo-as fundamentalmente como espaços “de vários mundos”. Finalmente, apontam-se algumas implicações desta abordagem teórica para uma agenda ética na área da educação.
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