Proposta de subestação de alimentação dos postos de carregamento de veículos elétricos baseada em transformadores de tensão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14751 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica – Ramo de Energia |
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Proposta de subestação de alimentação dos postos de carregamento de veículos elétricos baseada em transformadores de tensãoTransformadores de tensão para serviços auxiliaresMobilidade elétricaSubestação para a mobilidade elétricaPostos de carregamento de veículos elétricosDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica – Ramo de EnergiaA presente dissertação pretende apresentar a caraterização de uma subestação inovadora na forma de alimentar os postos de carregamentos de veículos elétricos (VE) a partir da rede de alta tensão (AT). Para além da descrição dos equipamentos que constituem a subestação, é efetuado o seu dimensionamento que possibilita a escolha dos equipamentos a instalar. Este trabalho descreve igualmente o ponto de situação do carregamento elétrico em alguns países europeus, abordando e apresentando as tecnologias disponíveis ao desenvolvimento da infraestrutura. Numa Europa onde maioritariamente surgem soluções nacionais de desenvolvimento da rede de carregamento elétrico, são aqui apresentadas iniciativas públicas e privadas que embora promovam a implantação da infraestrutura de carregamento, demonstram as práticas pouco transversais entre países europeus. O dimensionamento apresentado visa não só a obtenção das caraterísticas necessárias à escolha dos equipamentos para a subestação da mobilidade elétrica (SME), mas também a validação da utilização dos transformadores de tensão de alta potência, como os equipamentos de muito alta tensão (MAT) capazes de promover a alimentação dos postos de carregamento de VE a partir da MAT. Estes transformadores, que vulgarmente se chamam transformadores de tensão para serviços auxiliares (TTSA) de acordo com a sua utilização, permitem assim abrir a possibilidade da implantação imediata da infraestrutura de carregamento elétrico a todo o território.Instituto Superior de Engenharia de LisboaReis, Francisco Alexandre Ganho da SilvaBarata, Filipe André de Sousa FigueiraRCIPLOliveira, Miguel Alexandre Cardoso Mota2022-06-28T08:10:48Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14751porOLIVEIRA, Miguel Alexandre Cardoso Mota – Proposta de subestação de alimentação dos postos de carregamento de veículos elétricos baseada em transformadores de tensão. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:21ZPortal AgregadorONG |
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