Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/14065 |
Resumo: | Considerada a problemática da sinistralidade rodoviária, o insuficiente conhecimento das suas causas e as limitações e fragilidades das metodologias científicas tradicionalmente utilizadas para estudar e controlar o fenómeno, que se considera complexo, foi elaborada uma proposta de metodologia científica alternativa segundo os preceitos das ciências da complexidade. A proposta apresentada consiste na representação sintética do sistema rodoviário através da modelação do sistema na perspectiva do conflito rodoviário. O processo de modelação partiu da observação macro das entidades de alto nível do sistema, ou seja, das propriedades emergentes de mobilidade individual, do trânsito colectivo e do conflito rodoviário, para de seguida identificar as entidades de baixo nível, a saber: os factores via, ambiente, veículo e humano. Estes factores foram caracterizados pelas suas variáveis de estado elementares, às quais foram atribuídos valores escalares parametrizados, de acordo com o conhecimento científico, técnico e empírico existentes. Este trabalho consiste no primeiro passo dado na direcção da simulação computacional multi-agente do sistema rodoviário para fins de saúde pública, visando ultrapassar os constrangimentos e as fragilidades identificados nas metodologias tradicionais; conhecer melhor o funcionamento do sistema rodoviário; identificar outras propriedades emergentes; identificar os factores de risco que potenciam o conflito rodoviário, bem como as suas causas e, por fim, preconizar medidas preventivas que possam melhorar os padrões de segurança rodoviária. |
id |
RCAP_5fa29b7b922889fc1e5be09ebf63b761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/14065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergenteconflito rodoviáriomodelaçãosimulação computacionalSistema rodoviáriosimulação multi-agentesistemas complexosciências da complexidadeConsiderada a problemática da sinistralidade rodoviária, o insuficiente conhecimento das suas causas e as limitações e fragilidades das metodologias científicas tradicionalmente utilizadas para estudar e controlar o fenómeno, que se considera complexo, foi elaborada uma proposta de metodologia científica alternativa segundo os preceitos das ciências da complexidade. A proposta apresentada consiste na representação sintética do sistema rodoviário através da modelação do sistema na perspectiva do conflito rodoviário. O processo de modelação partiu da observação macro das entidades de alto nível do sistema, ou seja, das propriedades emergentes de mobilidade individual, do trânsito colectivo e do conflito rodoviário, para de seguida identificar as entidades de baixo nível, a saber: os factores via, ambiente, veículo e humano. Estes factores foram caracterizados pelas suas variáveis de estado elementares, às quais foram atribuídos valores escalares parametrizados, de acordo com o conhecimento científico, técnico e empírico existentes. Este trabalho consiste no primeiro passo dado na direcção da simulação computacional multi-agente do sistema rodoviário para fins de saúde pública, visando ultrapassar os constrangimentos e as fragilidades identificados nas metodologias tradicionais; conhecer melhor o funcionamento do sistema rodoviário; identificar outras propriedades emergentes; identificar os factores de risco que potenciam o conflito rodoviário, bem como as suas causas e, por fim, preconizar medidas preventivas que possam melhorar os padrões de segurança rodoviária.Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz DiasRepositório da Universidade de LisboaLeal, António2009-02-20T12:30:12Z2009-022009-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/14065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:59:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/14065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:55.974695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente |
title |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente |
spellingShingle |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente Leal, António conflito rodoviário modelação simulação computacional Sistema rodoviário simulação multi-agente sistemas complexos ciências da complexidade |
title_short |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente |
title_full |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente |
title_fullStr |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente |
title_full_unstemmed |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente |
title_sort |
Modelação do Sistema Rodovidário: na perspectiva do conflito emergente |
author |
Leal, António |
author_facet |
Leal, António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conflito rodoviário modelação simulação computacional Sistema rodoviário simulação multi-agente sistemas complexos ciências da complexidade |
topic |
conflito rodoviário modelação simulação computacional Sistema rodoviário simulação multi-agente sistemas complexos ciências da complexidade |
description |
Considerada a problemática da sinistralidade rodoviária, o insuficiente conhecimento das suas causas e as limitações e fragilidades das metodologias científicas tradicionalmente utilizadas para estudar e controlar o fenómeno, que se considera complexo, foi elaborada uma proposta de metodologia científica alternativa segundo os preceitos das ciências da complexidade. A proposta apresentada consiste na representação sintética do sistema rodoviário através da modelação do sistema na perspectiva do conflito rodoviário. O processo de modelação partiu da observação macro das entidades de alto nível do sistema, ou seja, das propriedades emergentes de mobilidade individual, do trânsito colectivo e do conflito rodoviário, para de seguida identificar as entidades de baixo nível, a saber: os factores via, ambiente, veículo e humano. Estes factores foram caracterizados pelas suas variáveis de estado elementares, às quais foram atribuídos valores escalares parametrizados, de acordo com o conhecimento científico, técnico e empírico existentes. Este trabalho consiste no primeiro passo dado na direcção da simulação computacional multi-agente do sistema rodoviário para fins de saúde pública, visando ultrapassar os constrangimentos e as fragilidades identificados nas metodologias tradicionais; conhecer melhor o funcionamento do sistema rodoviário; identificar outras propriedades emergentes; identificar os factores de risco que potenciam o conflito rodoviário, bem como as suas causas e, por fim, preconizar medidas preventivas que possam melhorar os padrões de segurança rodoviária. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-20T12:30:12Z 2009-02 2009-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/14065 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/14065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134258113019904 |