O compromisso organizacional como resultado da perceção dos benefícios da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Filipa Catarina Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3036
Resumo: O presente estudo pretendeu averiguar o efeito da perceção dos benefícios da formação no compromisso organizacional dos colaboradores (n=142) para com a organização onde trabalham. Adicionalmente, recorreu-se ainda a duas variáveis demográficas (idade e antiguidade), analisando a sua influência no compromisso organizacional e na perceção da formação proporcionada pela organização. Foi possível comprovar uma associação positiva entre a perceção dos benefícios da formação e o compromisso organizacional, sendo que a primeira variável é significativamente preditora do compromisso organizacional e dos seus componentes. Verificou-se também que a idade se relaciona de forma positiva e significativa com o compromisso normativo, tendo inclusivé poder de predição neste compromisso. Já relativamente ao compromisso calculativo e organizacional (escala total), estes apresentaram correlações positivas e significativas com a idade e antiguidade, no entanto a antiguidade apenas prediz o compromisso calculativo e a idade o compromisso organizacional. No que se refere à perceção dos benefícios da formação, apurou-se que esta variável apenas se relaciona positiva e significativamente com a idade, sendo esta variável considerada preditora. Estes resultados permitiram refletir acerca das implicações do papel da formação no desenvolvimento do compromisso organizacional dos colaboradores, bem como, variáveis como a idade e antiguidade se relacionam com as variáveis em estudo e o impacto nos resultados individuais e organizacionais. Conclui-se que a gestão de recursos humanos deve ter em consideração, não só uma, mas todas as práticas na sua globalidade, por forma a que as organizações desenvolvam colaboradores mais comprometidos, empenhados e satisfeitos.
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