Redefinição da estrutura de informação para implementação de um novo software de suporte ao Sistema de Gestão da Qualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/56527 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade |
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Redefinição da estrutura de informação para implementação de um novo software de suporte ao Sistema de Gestão da QualidadeQFDModelo KanoRequisito do clienteEstrutura de informaçãoGestão de ocorrênciasModel KanoCustomer requirementInformation structureOccurrence managementEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da QualidadeO projeto desenvolvido surgiu da necessidade de melhorar a estrutura de informação do software do sistema de gestão da qualidade, com especial incidência na gestão de ocorrências, por forma a agilizar o processo de tratamento das ocorrências, de modo a responder atempadamente ao cliente, uma vez que o software atual está descontinuado. Esta investigação utilizou uma parte da metodologia de Desdobramento da Função Qualidade como ferramenta de suporte para a redefinição da estrutura de informação do software de gestão de ocorrências. O modelo Kano serviu para classificar as necessidades dos utilizadores dividido em três tipos de atributos, Atrativo, Desempenho e o Básico. O atual programa de tratamento de gestão de ocorrências é o módulo NCII dividido em três boletins: o Boletim de Reclamação, Boletim de Não Conformidade e o Boletim de Ação Corretiva e Preventiva. A recolha dos dados para o desenvolvimento e caracterização dos requisitos dos utilizadores obteve-se pela análise do software existente, pelos requisitos impostos no processo de gestão de ocorrências, da necessidade de aumento de eficiência e das perceções do atual software. Os requisitos dos utilizadores com grau de importância elevado são: “Integrar a ação corretiva no Boletim de Reclamação e Boletim de Não Conformidade”, “Suporte/manutenção”, “Possibilidade de modificação” e “Solicitar a amostra ao cliente automaticamente”. Os requisitos técnicos com elevado grau de importância são: “Espaço de armazenamento da informação”, “Botões de seleção de lista pré-definidas” e “Botões automáticos para validação da informação”. Por fim, conclui-se que o modelo Kano, integrado na metodologia de Desdobramento da Função Qualidade, permite guiar a redefinição da estrutura de informação do software de gestão de ocorrências.The project developed arose from the need to improve the information structure of the quality management system software, with a special incidence management the occurrence, to streamline the process of handling the occurrences, so as the to respond in a timely manner to the client, since the current software has been discontinued. This research used a part of the Quality Function Deployment methodology as a support tool for the redefinition of the information structure of the event management software. The Kano model served to classify users´ needs into three types of attributes: Attractive, Performance and Basic. The occurrence management program is the NCII module divided into three bulletins: Complaint Bulletin, Non-Compliance Bulletin and the Corrective and Preventive Action Bulletin. Data collection for the development and characterization of user requirements was obtained through the analysis of existing software, the requirements imposed in the process of occurrence management, the need to increase efficiency and the perceptions of the current software. The requirements of users with a high degree of importance are: “Integrate the corrective action in the Complaint Report and Non-Compliance”, “Possibility of modification” and “Request customer sample automatically”. The technical requirements with a high degree of importance are: “Information storage space”, “Predefined list selection buttons” and “Automatic buttons for information validation”. Finally, it is concluded that the Kano model, integrated in the methodology of Quality Function Deployment, allows guiding the redefinition of the information structure of the event management software.Sousa, SérgioUniversidade do MinhoFerreira, José Luís Gaifém20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/56527por201983060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:29:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:15.937333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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