Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jossefa, Manuel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nicolau, Paula Bacelar, Azeiteiro, Ulisses Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13463
Resumo: Os processos de desenvolvimento foram sempre encarados pelo homem como meio de alcançar o bem-estar, quer seja material ou imaterial. Se por um lado esses processos dependem dos vários recursos da natureza, por outro, esta dependência gerou dominação e delapidação chegando-se ao extremo de pôr em causa a própria existência e perpetuação da humanidade. A agricultura é parte dos processos de desenvolvimento e dela dependem milhões de milhares de pessoas em todo o mundo. Em Moçambique, cerca de 80% da população vive desta atividade, mas os seus efeitos sobre o ambiente, se conhecidos, são pouco acautelados. Foi com base nesta preocupação que o estudo aqui abordado foi realizado, com membros da Associação Bematchome, visando conhece-la por dentro, mormente as atividades desenvolvidas, tecnologias utilizadas e como as questões ambientais são tratadas. Os resultados obtidos, embora sem que tenham sido aplicados testes estatísticos de significância, indicam algumas fragilidades a nível dos associados, mas também alertam sobre problemas estruturais no seio da atividade agrícola familiar.
id RCAP_604f539124ae949a03cc70f7b9e03ca5
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/13463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)Os processos de desenvolvimento foram sempre encarados pelo homem como meio de alcançar o bem-estar, quer seja material ou imaterial. Se por um lado esses processos dependem dos vários recursos da natureza, por outro, esta dependência gerou dominação e delapidação chegando-se ao extremo de pôr em causa a própria existência e perpetuação da humanidade. A agricultura é parte dos processos de desenvolvimento e dela dependem milhões de milhares de pessoas em todo o mundo. Em Moçambique, cerca de 80% da população vive desta atividade, mas os seus efeitos sobre o ambiente, se conhecidos, são pouco acautelados. Foi com base nesta preocupação que o estudo aqui abordado foi realizado, com membros da Associação Bematchome, visando conhece-la por dentro, mormente as atividades desenvolvidas, tecnologias utilizadas e como as questões ambientais são tratadas. Os resultados obtidos, embora sem que tenham sido aplicados testes estatísticos de significância, indicam algumas fragilidades a nível dos associados, mas também alertam sobre problemas estruturais no seio da atividade agrícola familiar.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13463oai:proa.ua.pt:article/13463Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 2 (2014); 50-62Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 2 (2014); 50-621647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13463https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13463https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13463/9009https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJossefa, ManuelNicolau, Paula BacelarAzeiteiro, Ulisses Miranda2022-09-05T12:32:58Zoai:proa.ua.pt:article/13463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:26.616842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
title Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
spellingShingle Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
Jossefa, Manuel
title_short Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
title_full Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
title_fullStr Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
title_full_unstemmed Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
title_sort Desenvolvimento comunitário e ambiente: caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)
author Jossefa, Manuel
author_facet Jossefa, Manuel
Nicolau, Paula Bacelar
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author_role author
author2 Nicolau, Paula Bacelar
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jossefa, Manuel
Nicolau, Paula Bacelar
Azeiteiro, Ulisses Miranda
description Os processos de desenvolvimento foram sempre encarados pelo homem como meio de alcançar o bem-estar, quer seja material ou imaterial. Se por um lado esses processos dependem dos vários recursos da natureza, por outro, esta dependência gerou dominação e delapidação chegando-se ao extremo de pôr em causa a própria existência e perpetuação da humanidade. A agricultura é parte dos processos de desenvolvimento e dela dependem milhões de milhares de pessoas em todo o mundo. Em Moçambique, cerca de 80% da população vive desta atividade, mas os seus efeitos sobre o ambiente, se conhecidos, são pouco acautelados. Foi com base nesta preocupação que o estudo aqui abordado foi realizado, com membros da Associação Bematchome, visando conhece-la por dentro, mormente as atividades desenvolvidas, tecnologias utilizadas e como as questões ambientais são tratadas. Os resultados obtidos, embora sem que tenham sido aplicados testes estatísticos de significância, indicam algumas fragilidades a nível dos associados, mas também alertam sobre problemas estruturais no seio da atividade agrícola familiar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13463
oai:proa.ua.pt:article/13463
url https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13463
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/13463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13463
https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13463
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13463/9009
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 2 (2014); 50-62
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 2 (2014); 50-62
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875053805568