Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Ivone Carla Franquinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/205
http://hdl.handle.net/20.500.11816/205
Resumo: A presente investigação tem como objectivo caracterizar as funções executivas (FE) após a ocorrência de traumatismo crânio encefálico (TCE). Para tal procedeu-se à aplicação de duas ferramentas de avaliação neuropsicológica. A bateria neuropsicológica Behavioural Assessment of the Dysexecutive Sindrome (BADS) e o teste Ineco Frontal Screening (IFS) - versão portuguesa. A amostra do estudo é não- probabilística, de conveniência e constituída por trinta sujeitos (nTCE=15; nGC=15). A amostra referente ao grupo TCE foi recolhida num centro de medicina e reabilitação (CMRRC-Rovisco Pais) e obedeceu a rigorosos critérios de inclusão e exclusão. O grupo de controlo foi recolhido externamente ao hospital e balanceado em relação ao grupo TCE quanto aos anos de escolaridade, idade, género e profissão. Os resultados obtidos sugerem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre grupos, relativamente à resolução de problemas, planeamento, auto-monitorização do comportamento, programação motora, memória de trabalho (dígitos), assim como nos tempos despendidos para realizar tarefas que impliquem flexibilidade mental, resolução de problemas e planeamento (espontâneo e estruturado). No entanto, não existem diferenças estatisticamente significativas quanto à flexibilidade mental, julgamento temporal, sensibilidade à interferência, controlo inibitório, memória de trabalho verbal e espacial, abstração verbal e inibição de respostas automáticas. Estes achados contrapõem-se ao anteriormente exposto na revisão bibliográfica, os sujeitos vítimas de TCE apresentam dificuldades em todas as componentes executivas.
id RCAP_609872f016edd246c1a348bdee39da75
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálicovítimas de traumatismo crânio encefálicoA presente investigação tem como objectivo caracterizar as funções executivas (FE) após a ocorrência de traumatismo crânio encefálico (TCE). Para tal procedeu-se à aplicação de duas ferramentas de avaliação neuropsicológica. A bateria neuropsicológica Behavioural Assessment of the Dysexecutive Sindrome (BADS) e o teste Ineco Frontal Screening (IFS) - versão portuguesa. A amostra do estudo é não- probabilística, de conveniência e constituída por trinta sujeitos (nTCE=15; nGC=15). A amostra referente ao grupo TCE foi recolhida num centro de medicina e reabilitação (CMRRC-Rovisco Pais) e obedeceu a rigorosos critérios de inclusão e exclusão. O grupo de controlo foi recolhido externamente ao hospital e balanceado em relação ao grupo TCE quanto aos anos de escolaridade, idade, género e profissão. Os resultados obtidos sugerem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre grupos, relativamente à resolução de problemas, planeamento, auto-monitorização do comportamento, programação motora, memória de trabalho (dígitos), assim como nos tempos despendidos para realizar tarefas que impliquem flexibilidade mental, resolução de problemas e planeamento (espontâneo e estruturado). No entanto, não existem diferenças estatisticamente significativas quanto à flexibilidade mental, julgamento temporal, sensibilidade à interferência, controlo inibitório, memória de trabalho verbal e espacial, abstração verbal e inibição de respostas automáticas. Estes achados contrapõem-se ao anteriormente exposto na revisão bibliográfica, os sujeitos vítimas de TCE apresentam dificuldades em todas as componentes executivas.2012-07-04T13:58:36Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/205http://hdl.handle.net/20.500.11816/205porTomás, Ivone Carla Franquinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:58:30ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
spellingShingle Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
Tomás, Ivone Carla Franquinho
vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_short Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_full Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_fullStr Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_full_unstemmed Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_sort Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
author Tomás, Ivone Carla Franquinho
author_facet Tomás, Ivone Carla Franquinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Ivone Carla Franquinho
dc.subject.por.fl_str_mv vítimas de traumatismo crânio encefálico
topic vítimas de traumatismo crânio encefálico
description A presente investigação tem como objectivo caracterizar as funções executivas (FE) após a ocorrência de traumatismo crânio encefálico (TCE). Para tal procedeu-se à aplicação de duas ferramentas de avaliação neuropsicológica. A bateria neuropsicológica Behavioural Assessment of the Dysexecutive Sindrome (BADS) e o teste Ineco Frontal Screening (IFS) - versão portuguesa. A amostra do estudo é não- probabilística, de conveniência e constituída por trinta sujeitos (nTCE=15; nGC=15). A amostra referente ao grupo TCE foi recolhida num centro de medicina e reabilitação (CMRRC-Rovisco Pais) e obedeceu a rigorosos critérios de inclusão e exclusão. O grupo de controlo foi recolhido externamente ao hospital e balanceado em relação ao grupo TCE quanto aos anos de escolaridade, idade, género e profissão. Os resultados obtidos sugerem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre grupos, relativamente à resolução de problemas, planeamento, auto-monitorização do comportamento, programação motora, memória de trabalho (dígitos), assim como nos tempos despendidos para realizar tarefas que impliquem flexibilidade mental, resolução de problemas e planeamento (espontâneo e estruturado). No entanto, não existem diferenças estatisticamente significativas quanto à flexibilidade mental, julgamento temporal, sensibilidade à interferência, controlo inibitório, memória de trabalho verbal e espacial, abstração verbal e inibição de respostas automáticas. Estes achados contrapõem-se ao anteriormente exposto na revisão bibliográfica, os sujeitos vítimas de TCE apresentam dificuldades em todas as componentes executivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-04T13:58:36Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/205
http://hdl.handle.net/20.500.11816/205
url https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/205
http://hdl.handle.net/20.500.11816/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302522705215488