A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sónia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ruão, Teresa, Gonçalves, Gisela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8725
Resumo: A revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância. The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers.
id RCAP_60cb3bd74bc3f25d3516b299a54a251e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas UniversidadesComunicação organizacionalWebsitesUniversidadesA revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância. The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers.uBibliorumSilva, SóniaRuão, TeresaGonçalves, Gisela2020-01-24T13:20:08Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8725por1646-497410.20287/ec.n23.a06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:54:08ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
title A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
spellingShingle A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
Silva, Sónia
Comunicação organizacional
Websites
Universidades
title_short A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
title_full A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
title_fullStr A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
title_full_unstemmed A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
title_sort A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
author Silva, Sónia
author_facet Silva, Sónia
Ruão, Teresa
Gonçalves, Gisela
author_role author
author2 Ruão, Teresa
Gonçalves, Gisela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sónia
Ruão, Teresa
Gonçalves, Gisela
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Websites
Universidades
topic Comunicação organizacional
Websites
Universidades
description A revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância. The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2020-01-24T13:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/8725
url http://hdl.handle.net/10400.6/8725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-4974
10.20287/ec.n23.a06
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301835878498304