A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8725 |
Resumo: | A revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância. The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers. |
id |
RCAP_60cb3bd74bc3f25d3516b299a54a251e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8725 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas UniversidadesComunicação organizacionalWebsitesUniversidadesA revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância. The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers.uBibliorumSilva, SóniaRuão, TeresaGonçalves, Gisela2020-01-24T13:20:08Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8725por1646-497410.20287/ec.n23.a06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:54:08ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades |
title |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades |
spellingShingle |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades Silva, Sónia Comunicação organizacional Websites Universidades |
title_short |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades |
title_full |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades |
title_fullStr |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades |
title_full_unstemmed |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades |
title_sort |
A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades |
author |
Silva, Sónia |
author_facet |
Silva, Sónia Ruão, Teresa Gonçalves, Gisela |
author_role |
author |
author2 |
Ruão, Teresa Gonçalves, Gisela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sónia Ruão, Teresa Gonçalves, Gisela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Websites Universidades |
topic |
Comunicação organizacional Websites Universidades |
description |
A revolução digital protagonizada pelo aparecimento da internet motivou um conjunto de transformações económicas, politicas, culturais e sociais, que provocaram profundas alterações no contexto em que se desenvolvem todas as atividades humanas. A sociedade de informação, fruto do advento desta nova tecnologia, representou um momento de importantes e decisivos progressos quer na comunicação individual quer na comunicação organizacional. É precisamente no contexto organizacional que este estudo pretende focar-se, ao discutir as potencialidades que as novas tecnologias trazem para a comunicação organizacional, tendo como particular enfoque a relevância dos websites como meios de comunicação e, as instituições de ensino superior portuguesas como estudo de caso. Para compreender se, de facto, as páginas de internet carecem de particular importância no panorama comunicativo das universidades portuguesas, utilizaram-se como métodos a análise documental e a recolha de dados. Os resultados desta investigação sugerem a relevância das páginas web no contexto comunicacional das universidades portuguesas, como veículos de informação de primeira instância. The digital revolution led by the rise of the internet led to a set of economic, political, cultural and social transformations which caused profound changes in the context in which all human activities are developed. The information society, the result of the emergence of this new technology, consisted of a moment of important and decisive progress in both individual and organizational communication. It is precisely the organizational context this study intends to focus on, by discussing the potential that new technologies bring to organizational communication, with particular focus on the relevance of websites as means of communication and Portuguese higher education institutions as a case study. To understand if, in fact, internet pages are in need of particular importance in the communicative scene of Portuguese universities, document analysis and data collection were the methods that have been used. This investigation’s results suggest the relevance of web pages in the Portuguese universities communicational context, as first instance information carriers. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2020-01-24T13:20:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/8725 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/8725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-4974 10.20287/ec.n23.a06 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301835878498304 |