Supervisão clínica em medicina geral e familiar : necessidades de formação dos orientadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Paula da Silva, 1971-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6303
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
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spelling Supervisão clínica em medicina geral e familiar : necessidades de formação dos orientadoresSupervisão clínicaNecessidades de formaçãoMedicina familiarTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente estudo enquadra-se na Área da Supervisão Clínica do ensino de Medicina Geral e Familiar de alunos do Estágio Clínico Profissionalizante do 6.º Ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o objecto de investigação são as representações dos Médicos de Família sobre a supervisão em ensino clínico. Por considerarmos que a inserção na actividade supervisiva exige o desenvolvimento de saberes e competências adquiridos por via da formação, este trabalho teve como finalidade identificar necessidades de formação, operacionalizadas como expressão de preocupações, dificuldades, expectativas e desejos manifestados pelos supervisores em exercício. O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre conceitos como, supervisão clínica, modelos, cenários e estilos de supervisão, ciclo de supervisão, perfil de supervisor clínico, necessidade de formação, análise de necessidades e formação contínua. Desenvolvemos um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa com um grupo de cinco sujeitos, Médicos de Família que participam na orientação de alunos nos Centros de Saúde a que estão afectos. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semi-directiva como base para a construção de um questionário passível de ser aplicado à população de orientadores que colaboram no ensino clínico. Partindo do princípio que os Médicos de Família têm como principal função exercer clínica e não ensinar, o intuito do presente estudo é dotar a Faculdade de um instrumento capaz de fazer o levantamento das necessidades e preocupações / obstáculos percebidos pelos Orientadores Clínicos no desenvolvimento das suas actividades supervisivas, no sentido de poder contribuir de uma forma eficaz para a Formação de Futuros Médicos.The present study focuses on the Area of Clinical Supervision of the teaching of General and Familiar Medicine of 6.th Year Students in the Professional Clinical Training at Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, and the object of investigation are the representations of the Family Doctors about supervision in clinical teaching. Since we consider that the insertion in the supervision activity demands the development of knowledge and skills acquired through training, this study aimed to identify training needs, operationalized as an expression of concerns, problems, expectations and wishes of the supervisor in office. The framework includes a literature review on concepts such as clinical supervision, models, scenarios and styles of supervision, supervision cycle, clinical profile of the supervisor, training needs, and continued formation and needs analysis. We developed a descriptive exploratory study of qualitative nature with a group of five subjects, Family Doctors, participating in the orientation of students in the Health Centers to which they are assigned. For data collection we relied on the semi-directive interview as the basis for the construction of a questionnaire that can be applied to the population of advisors who collaborate in clinical teaching. Assuming that the Family Doctors are mainly responsible for clinical practice rather than teach, the purpose of this study is to give the College an instrument capable of assessing needs and concerns / obstacles perceived by the Clinical Supervisors in developing their supervision activities in order to be able to contribute effectively to train future physicians.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Ana Paula da Silva, 1971-2012-05-14T12:14:44Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.656130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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