Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, José
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/rca.16199
Resumo: Esta reflexão sobre o ensino na universidade visa apenas expor questões que suscitem um novo pensar. Elas brotam da vida do autor, cuja inquietude mais funda tem sido ajudar a cultivar o pensar sociológico sobre o desenvolvimento rural. A obra Transforming Agricultural Education foi outra fonte inspiradora para interpelações como: a economia e agricultura que ensinamos ajudam a matar a fome global? Que subsídios duradouros garantem ao país? Afirma-se uma nova agronomia nas escolas de ambiente, alimentação, saúde, economia e finanças? Do ensinar ao aprender qual é a distância? Amamos os alunos? Há novas tecnologias para velha pedagogia? A capacidade profissional desliga-se das soft skills? A universidade tem de afrontar o medo e a burocracia acrítica e dar três passos: colocar o ensino-aprendizagem na agenda dos ensinantes; entender a desmotivação que os corrói; passar à acção colectiva via  programas educativos, estágios, acções de comunicação de ciência e projectos de investigação internacionais.
id RCAP_614da8e4fb5519ba5affafad4b12d686
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsasSobre o ensino na Universidade: Notas esparsasGeralEsta reflexão sobre o ensino na universidade visa apenas expor questões que suscitem um novo pensar. Elas brotam da vida do autor, cuja inquietude mais funda tem sido ajudar a cultivar o pensar sociológico sobre o desenvolvimento rural. A obra Transforming Agricultural Education foi outra fonte inspiradora para interpelações como: a economia e agricultura que ensinamos ajudam a matar a fome global? Que subsídios duradouros garantem ao país? Afirma-se uma nova agronomia nas escolas de ambiente, alimentação, saúde, economia e finanças? Do ensinar ao aprender qual é a distância? Amamos os alunos? Há novas tecnologias para velha pedagogia? A capacidade profissional desliga-se das soft skills? A universidade tem de afrontar o medo e a burocracia acrítica e dar três passos: colocar o ensino-aprendizagem na agenda dos ensinantes; entender a desmotivação que os corrói; passar à acção colectiva via  programas educativos, estágios, acções de comunicação de ciência e projectos de investigação internacionais.This reflection on university teaching seeks only to propose questions which foment new lines of thought. They spring from the experience of the author, whose main concern has been to foster a sociological approach to rural development. The book Transforming Agricultural Education has been another source of inspiration for interpellations such as: do economics and agronomy as we teach them help to combat global famine? What contribution can agriculture make to the country? Should a new agronomy enter the curriculum of environment, food, health, economics and finance? What is the relationship between teaching and learning? Do we care enough about the students? Are we simply using new technologies for old teaching methods? Is professional training disconnected from soft skills? The universities must confront fear and uncritical bureaucracy and take three steps: put the learning process in the teachers’ agenda; understand the demoralizing causes of their demotivation; change to a more collective approach via educational programs, work experience, actions of science communication programs and international research projects.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2018-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.16199por2183-041X0871-018XPortela, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:12ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
title Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
spellingShingle Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
Portela, José
Geral
title_short Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
title_full Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
title_fullStr Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
title_full_unstemmed Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
title_sort Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas
author Portela, José
author_facet Portela, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, José
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description Esta reflexão sobre o ensino na universidade visa apenas expor questões que suscitem um novo pensar. Elas brotam da vida do autor, cuja inquietude mais funda tem sido ajudar a cultivar o pensar sociológico sobre o desenvolvimento rural. A obra Transforming Agricultural Education foi outra fonte inspiradora para interpelações como: a economia e agricultura que ensinamos ajudam a matar a fome global? Que subsídios duradouros garantem ao país? Afirma-se uma nova agronomia nas escolas de ambiente, alimentação, saúde, economia e finanças? Do ensinar ao aprender qual é a distância? Amamos os alunos? Há novas tecnologias para velha pedagogia? A capacidade profissional desliga-se das soft skills? A universidade tem de afrontar o medo e a burocracia acrítica e dar três passos: colocar o ensino-aprendizagem na agenda dos ensinantes; entender a desmotivação que os corrói; passar à acção colectiva via  programas educativos, estágios, acções de comunicação de ciência e projectos de investigação internacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/rca.16199
url https://doi.org/10.19084/rca.16199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301348998447104