Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serôdio, Firmino Miguel da Silva Tacão da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15552
Resumo: A relação entre as exportações de um país e a taxa de câmbio da sua moeda foram desde sempre alvo de estudo económico, dada a tendência generalizada pela implementação de medidas de depreciação da moeda para aumentar as exportações. Esta tem sido desde sempre a principal arma utilizada por países com baixos níveis de desenvolvimento humano e industrial para forçarem o aumento do seu produto, contudo nem sempre os estudos comprovam que este comportamento é verdadeiro. Este trabalho tem como objectivo examinar a hipótese de a taxa de câmbio Yuan/ser um determinante das exportações de Portugal para a China. Isto será realizado através de um estudo econométrico, efectuando-se uma análise de estacionariedade e cointegração assim como a estimação de um modelo de vectores de correcção de erros. A conclusão a que se chega com este estudo é que as exportações de Portugal para a China são um fenómeno difícil de explicar usando a taxa de câmbio e que só são mesmo justificadas por acontecimentos comerciais pontuais.
id RCAP_6171df18b9fcbd44574574313ff16568
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a ChinaEconomia monetáriaTaxa de câmbioExportaçãoModelos VARPortugalChinaA relação entre as exportações de um país e a taxa de câmbio da sua moeda foram desde sempre alvo de estudo económico, dada a tendência generalizada pela implementação de medidas de depreciação da moeda para aumentar as exportações. Esta tem sido desde sempre a principal arma utilizada por países com baixos níveis de desenvolvimento humano e industrial para forçarem o aumento do seu produto, contudo nem sempre os estudos comprovam que este comportamento é verdadeiro. Este trabalho tem como objectivo examinar a hipótese de a taxa de câmbio Yuan/ser um determinante das exportações de Portugal para a China. Isto será realizado através de um estudo econométrico, efectuando-se uma análise de estacionariedade e cointegração assim como a estimação de um modelo de vectores de correcção de erros. A conclusão a que se chega com este estudo é que as exportações de Portugal para a China são um fenómeno difícil de explicar usando a taxa de câmbio e que só são mesmo justificadas por acontecimentos comerciais pontuais.Since a long time ago, the relationship between the gross exports of a specific country and his exchange rate have been a target of study, taking into account the monetary measures of depreciation of the currency to create an increase in the global exports amount. This behavior has been used by under-developed countries as a monetary weapon to try to force the increase of their GDP, but the studies not always prove that this behavior can be generalized. The main goal of this thesis is to analyze the hypothesis of the Exchange rate between Yuan/Euro be consider as a key factor to the global export amount of Portugal to China. For that we have used several econometric techniques, as stationarity and cointegration analysis as well as an estimation of vector error-correction model. The main conclusion of this study is that the global exports from Portugal to China are a difficult event to analyze when we use the exchange rate between Yuan/Euro as a key factor, and that can only be explained when we look through specific commercial events.2018-04-11T13:26:23Z2021-04-11T00:00:00Z2017-12-04T00:00:00Z2017-12-042017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15552TID:201778548porSerôdio, Firmino Miguel da Silva Tacão da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:32:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
title Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
spellingShingle Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
Serôdio, Firmino Miguel da Silva Tacão da Costa
Economia monetária
Taxa de câmbio
Exportação
Modelos VAR
Portugal
China
title_short Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
title_full Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
title_fullStr Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
title_full_unstemmed Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
title_sort Câmbios YUN/EUR e o seu impacto nas exportações de Portugal para a China
author Serôdio, Firmino Miguel da Silva Tacão da Costa
author_facet Serôdio, Firmino Miguel da Silva Tacão da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serôdio, Firmino Miguel da Silva Tacão da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Economia monetária
Taxa de câmbio
Exportação
Modelos VAR
Portugal
China
topic Economia monetária
Taxa de câmbio
Exportação
Modelos VAR
Portugal
China
description A relação entre as exportações de um país e a taxa de câmbio da sua moeda foram desde sempre alvo de estudo económico, dada a tendência generalizada pela implementação de medidas de depreciação da moeda para aumentar as exportações. Esta tem sido desde sempre a principal arma utilizada por países com baixos níveis de desenvolvimento humano e industrial para forçarem o aumento do seu produto, contudo nem sempre os estudos comprovam que este comportamento é verdadeiro. Este trabalho tem como objectivo examinar a hipótese de a taxa de câmbio Yuan/ser um determinante das exportações de Portugal para a China. Isto será realizado através de um estudo econométrico, efectuando-se uma análise de estacionariedade e cointegração assim como a estimação de um modelo de vectores de correcção de erros. A conclusão a que se chega com este estudo é que as exportações de Portugal para a China são um fenómeno difícil de explicar usando a taxa de câmbio e que só são mesmo justificadas por acontecimentos comerciais pontuais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04T00:00:00Z
2017-12-04
2017-09
2018-04-11T13:26:23Z
2021-04-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15552
TID:201778548
url http://hdl.handle.net/10071/15552
identifier_str_mv TID:201778548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303978755751936