Smart Campus UA: um estudo comparativo com outras universidades

Bibliographic Details
Main Author: Galego, Diego Henrique
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10773/16679
Summary: A pesquisa bibliográfica e prática-experimental presente neste trabalho apresentam fatores que definem e clarificam os principais indicadores que caracterizam um Smart Campus (SCus), tendo como base as definições de Smart City (SC). A definição destes conceitos são as bases para o desenvolvimento de um modelo de SCus mais humanista. Mapear as competências e características relevantes neste ambiente inteligente exigem a visão holística de três áreas essenciais para sua constituição: as dimensões institucional, tecnológica e humana. A conciliação destas dimensões pretende compreender os princípios para o desenvolvimento da comunidade académica classificada como Smart University. Para que este espaço concretize seus objetivos, a infocomunicação apresenta-se como ponto central de discussão sobre a utilização da tecnologia “affordant” em sua infraestrutura. O território inteligente apresenta suas capacidades para desenvolver as potencialidades das pessoas em diferentes iniciativas na promoção da melhor qualidade de vida, a cidadãos residentes ou visitantes destas localidades ‘smart’. A compreensão do complexo sistema de desenvolvimento do SCus na Universidade de Aveiro (UA) tornou-se possível com os dados obtidos por meio da aplicação de questionário da ASLERD, instrumento viabilizador de análise, pressuposto aos objetivos desejados com esta dissertação. Neste percurso de clarificação do conceito de smart campus na UA, a leitura qualitativa do mesmo segue o modelo de social-ecological system analyses, tendo as bases da resiliência como pressuposto de uma visão holística dos resultados obtidos pelo questionário. Sendo uma análise quantitativa e qualitativa da UA, a amostra permite-nos mapear os pontos de convergências dos indicadores e fatores em comparação a outras seis universidades na Europa. Os métodos e metodologias aplicados a esta dissertação apresentam e esclarecem a escolha deste campo de pesquisa, centrada no papel do indivíduo presente nos territórios inteligentes.
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