O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Angélica
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2749
Resumo: Este texto aborda a incorporação da tecnologia através da adoção de modalidades mistas (blended) no ensino superior. Questionámos docentes da Universidade do Porto acerca das suas motivações para o recurso ao b-learning, as facilidades e as dificuldades encontradas e qual o possível impacto das tecnologias nas suas práticas. Para apoiar a reflexão que pretendemos suscitar, apresentamos dados recolhidos através de inquéritos por entrevista (Monteiro, 2011) e do cruzamento destes dados com um referencial teórico.
id RCAP_626a1fb40589c9e4c4578d1d6d29be21
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticasBlended learningEnsino superiorPedagogia universitáriaEste texto aborda a incorporação da tecnologia através da adoção de modalidades mistas (blended) no ensino superior. Questionámos docentes da Universidade do Porto acerca das suas motivações para o recurso ao b-learning, as facilidades e as dificuldades encontradas e qual o possível impacto das tecnologias nas suas práticas. Para apoiar a reflexão que pretendemos suscitar, apresentamos dados recolhidos através de inquéritos por entrevista (Monteiro, 2011) e do cruzamento destes dados com um referencial teórico.Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de CoimbraRepositório AbertoMonteiro, AngélicaMoreira, J. António2014-01-07T14:10:42Z2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2749porMonteiro, Angélica; Moreira, J. António - O b-learning no ensino superior [Em linha]: reflexões em torno de práticas. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 20 (2012), p. 23-361647-032Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:48Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:11.330306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
title O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
spellingShingle O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
Monteiro, Angélica
Blended learning
Ensino superior
Pedagogia universitária
title_short O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
title_full O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
title_fullStr O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
title_full_unstemmed O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
title_sort O b-learning no ensino superior: reflexões em torno de práticas
author Monteiro, Angélica
author_facet Monteiro, Angélica
Moreira, J. António
author_role author
author2 Moreira, J. António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Angélica
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Blended learning
Ensino superior
Pedagogia universitária
topic Blended learning
Ensino superior
Pedagogia universitária
description Este texto aborda a incorporação da tecnologia através da adoção de modalidades mistas (blended) no ensino superior. Questionámos docentes da Universidade do Porto acerca das suas motivações para o recurso ao b-learning, as facilidades e as dificuldades encontradas e qual o possível impacto das tecnologias nas suas práticas. Para apoiar a reflexão que pretendemos suscitar, apresentamos dados recolhidos através de inquéritos por entrevista (Monteiro, 2011) e do cruzamento destes dados com um referencial teórico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2012-07-01T00:00:00Z
2014-01-07T14:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2749
url http://hdl.handle.net/10400.2/2749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro, Angélica; Moreira, J. António - O b-learning no ensino superior [Em linha]: reflexões em torno de práticas. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 20 (2012), p. 23-36
1647-032X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135010911944704